Economia e mercado 18 Jan
Entre as novidades da Samsung na CES 2024, a empresa anunciou painéis QD-OLED mais brilhantes para TVs e monitores, telas OLED mais finas para laptops, além de dobráveis, enroláveis, deslizantes e híbridas para automóveis, telefones e tablets. Ela também revelou um novo tipo de micro display, chamado OLEDoS (Organic Light Emitir Diode on Silicon), que deve ser usado em headsets XR.
Tal dispositivo da Samsung, que ainda não foi anunciado, pode ser lançado ainda este ano. A própria Apple já solicitou a tecnologia para seus óculos inteligentes à Samsung.
Aparentemente, a tecnologia apresentada pela Samsung é a primeira do mundo com estrutura de subpixel RGB. É uma tela quadrada de 1,03 polegadas criada pela aplicação de materiais orgânicos em uma pastilha de silício. Ele tem uma densidade de pixels alta de 3.500ppi, e isso é comparável à visualização de uma tela 4K ao usar um fone de ouvido XR/VR.
A Samsung afirma que não precisa de uma fonte de luz separada, então os visuais serão realistas. A empresa não revelou em quais taxas de quadros a tela pode funcionar, mas é possível que ela suporte até 90 Hz, oferecendo visuais suaves. Duas dessas telas poderiam ser usadas no próximo fone de ouvido XR da Samsung.
Esta tela foi criada pela eMagin, uma empresa de fabricação de monitores OLEDoS com sede nos EUA que a Samsung Display adquiriu há alguns meses. Esta empresa fabrica capacetes e óculos de visão noturna para uso militar e utiliza o painel OLEDoS da empresa.
Em análise, o Sammobile prevê que o painel de 1,03 polegadas pode ter uma resolução de 2.500 x 2.500 pixels. A estimativa também é que o headset XR da Samsung usará o processador Snapdragon XR2 + Gen 2 da Qualcomm e uma versão do Android projetada pelo Google para fones de ouvido XR. O fone de ouvido Vision Pro da Apple também usa uma tela Micro OLED curva com resolução semelhante e taxa de atualização de 96Hz.
Comentários