LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD promete anunciar “próxima geração” de PCs com ênfase em IA na Computex 2024

21 de maio de 2024 2

A edição de 2024 da Computex está chegando e, com ela, grandes promessas: a AMD, por exemplo, disse em seu site oficial que vai mostrar “a próxima geração de PCs de alto desempenho e soluções de data center e inteligência artificial” (IA), em um convite para que seus consumidores acompanhem sua apresentação.

A keynote, a ser apresentada pela Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD, será realizada no dia 3 de junho, no Centro de Exposições Taipei Nangang, em Taipei, Taiwan – um dia antes da abertura da feira para o público.

Veja também

Imagem: AMD/Reprodução

Evidentemente, diante de um convite vago como esse, fica difícil saber o que exatamente a AMD deverá apresentar durante o evento. Entretanto, algumas especulações já vinham tomando forma antes do anúncio e, dada a natureza da feira, elas podem facilmente ser o objeto dessa empolgação por parte da empresa:

AMD Ryzen 9000: “Strix Halo”

A nova linha de processadores da fabricante taiwanesa já foi objeto de inúmeros vazamentos, mas nada feito de forma oficial pela própria AMD. Por isso, é seguro pensar que a companhia finalmente dê o braço a torcer e comece a tratar da nova série publicamente.

Até agora, as especulações afirmam que os novos processadores terão até 16 núcleos e serão baseados na arquitetura Zen5. A parte interessante fica para a GPU integrada, que será atualizada para a arquitetura RDNA 3+ (Plus), com imponentes 40 núcleos de processamento de vídeo.

Conforme o TudoCelular já havia adiantado, esses chips terão a mesma estrutura de cache L1 e L2 da geração atual, portanto, estamos falando de uma configuração máxima de 16 MB de cache L2. Já no cache L3, haverá um aumento na capacidade de memória para 32 MB por CCD. Com isso, é possível deduzir que os processadores mais potentes da linha terão cache L3 de 64 MB, além de 32 MB de Infinity Cache e suporte para unidades de memória LPDDR5X de 256 bits. O hardware deve ser produzido com uma litografia de 4 nanômetros da TSMC.

AMD Ryzen 9000 “Strix Point”

Outra série de chips que a AMD deve mostrar é a chamada “Strix Point” (ou não). Segundo vários vazamentos que o TudoCelular já noticiou, trata-se de uma esfera de produtos voltados especificamente para atender soluções em inteligência artificial (IA).

As especificações dos novos modelos são variadas, mas o ponto da IA é o mais relevante aqui: há quem afirme que a nova série de processadores não será compatível com o Windows 10, efetivamente forçando você a entrar na versão mais recente do sistema operacional da Microsoft – o Windows 11 – caso queira usar um PC com os novos chips.

Essa correlação tem sentido: o Windows 11 vem enfrentando problemas de adoção por parte dos usuários – no começo deste mês, um levantamento apontou, inclusive, queda de retenção de usuários para o recente SO, que ainda tem uma base menor que a de seu predecessor.

Entretanto, é no Windows 11 que a Microsoft está colocando todos os seus esforços em IA: desde o desenvolvimento do Copilot até a integração entre Bing e ChatGPT e como as aplicações da Microsoft conversam com tudo isso, é o sistema operacional atual que serve de base para essas conversas.

E com a linha Strix Point tendo seu foco em aplicações de IA, faz sentido que a AMD funcione como um vetor de conversão para novos usuários no minguante sistema operacional. Não podemos afirmar isso com certeza, mas as ações da AMD neste aspecto podem beneficiar grandemente a Microsoft.

De qualquer forma, não precisaremos esperar muito para saber: a Computex 2024 será realizada entre os dias 4 e 7 de junho, em Taiwan.


2

Comentários

AMD promete anunciar “próxima geração” de PCs com ênfase em IA na Computex 2024
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos