Curiosidade 24 Mai
A Apple anunciou, nesta segunda-feira (10), durante o evento WWDC de 2024, a nova geração do sistema operacional do Apple Vision Pro, seu headset de realidade aumentada. O visionOS 2 é a primeira grande atualização do software que traz melhorias na integração com outros dispositivos da marca, além de várias funções inéditas.
Dando início à “era de IA” na Apple, o visionOS 2 traz vários recursos de inteligência artificial que visam tornar o sistema operacional mais poderoso e imersivo. Como exemplo, há uma nova função chamada de “Fotos Espaciais”, que permite transformar imagens guardadas no aplicativo “Fotos” em imagens 3D usando IA.
Ainda falando em tecnologias espaciais, vídeos em formato espacial agora poderão ser editados com o Final Cut Pro diretamente através do Apple Vision Pro. Além disso, a atualização do software oferecerá a capacidade de publicar essas mídias no aplicativo do Vimeo — tudo sem precisar tirar o headset.
O sistema também passará a suportar gestos intuitivos com as mãos para acessar facilmente a Home View — página inicial do software que mostra os aplicativos instalados — e outras informações mais rapidamente. Além disso, através do SharePlay, será possível assistir a vídeos com outras pessoas usando a Persona. Veja como funcionará:
Falando na integração do headset com o Mac, usuários agora poderão utilizar o espelhamento de tela em novos formatos para ampliar a produtividade. O Mac Virtual Display poderá ser utilizado em uma área de visualização maior com resolução aumentada, equivalente a dois monitores 4K.
Outro destaque da nova versão é o suporte de vários aplicativos da plataforma para acessórios conectados por Bluetooth, como o Magic Mouse, que poderá ser utilizado para facilitar o uso de ferramentas como o AirLauncher, GlanceBar, Splitscreen e Screens 5. Melhorias no compartilhamento de arquivos sem fio também chegarão ao software.
Claro que, por se tratar de um evento para desenvolvedores, a Apple introduziu várias ferramentas para a comunidade de devs que criam aplicativos para o Vision Pro. O visionOS 2 traz um novo conjunto de APIs que facilitam a integração de tecnologias suportadas pelo hardware dos óculos, como o TabletopKit.
O TabletopKit permitirá que aplicativos detectem superfícies planas — como uma mesa — para abrir novas possibilidades de interação com o ambiente virtual baseado no mundo físico. Essa ferramenta poderá ser usada, como exemplo, para criar jogos de tabuleiro ou mesas interativas para aprendizado, reuniões virtuais e muito mais.
O Travel Mode (modo de viagem) do Vision Pro — que ajusta a experiência virtual com base no movimento e sons no interior de um avião — passará a funcionar também em trens. Além disso, emprestar o dispositivo para outras pessoas ficará mais simples e seguro graças às melhorias no Modo Convidado.
Finalmente, a big tech confirmou que o Apple Vision Pro deixará de ser um produto exclusivo para os Estados Unidos, e chegará a mais países em breve. Confira a lista de regiões que poderão adquirir o headset diretamente na loja oficial da Apple:
13 de junho
- China
- Hong Kong
- Japão
- Singapura
28 de junho
- Austrália
- Canadá
- França
- Alemanha
- Reino Unido
O visionOS 2 será disponibilizado para o Apple Vision Pro no 3º trimestre de 2024. Uma versão beta para desenvolvedores será liberada em breve.
Apple iPhone 15 Pro
1 semana atrásPolêmicas envolvendo a OpenAI e o ChatGPT podem ter motivado desistência da Apple.
2 semanas atrásApple está preparando uma grande atualização para elevar a performance dos seus celulares.
1 mês atrásConfira as melhorias dos novos topos de linha da Apple em comparação com os seus antecessores
1 mês atrásNovos papéis de parede trazem visões abstratas dos materiais utilizados na construção da linha iPhone 16.
Comentários