LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo chip de PC com IA da NVIDIA e MediaTek pode chegar no 1º semestre de 2025

13 de agosto de 2024 18

Já faz um certo tempo que se falavam sobre um chip de PC com IA produzido pela MediaTek para ingressar nesse mercado em crescimento, mas o que chamou bastante atenção dessa novidade é o fato de que a NVIDIA se juntou ao desenvolvimento do novo hardware.

A parceria entre essas duas marcas pode fazer com que elas se destaquem no mercado de chips de IA para computadores, como também pode fazer com que elas tenham o domínio rápido desses produtos e, ao que tudo indica, essa é a motivação da gigantes nessa união para entregar um novo chip que está programado para ser lançado no próximo ano.

Todo mundo esperava pelo menos uma rápida demonstração da novidade na edição de 2024 da Computex, um dos mais importantes eventos de hardwares e tecnologia do mundo, mas não foi o que aconteceu, embora Jensen Huang, CEO da NVIIDA, estivesse bem próximo das empresas de Taiwan durante o evento.

O relatório que fala sobre a iminente chegada do novo SoC de PC com IA da MediaTek destaca que ele chegará para bater de frente com a linha Snapdragon X Elite da Qualcomm nessa disputa de processadores.


Em termos de desempenho, o novo chip de PC com IA da MediaTek deve empregar o processo de 3 nm da TSMC, baseado na arquitetura ARM, além de contar com a NVIDIA presente, então é possível presumir, de forma segura, que os gráficos integrados presentes nesse SoC devem chegar para impressionar a todos.

Rumores apontam que o novo chip está em uma fase de design ainda, com uma verificação e amostragem esperada para o próximo trimestre. Caso tudo siga conforme planejado, o lançamento no primeiro semestre de 2025 não parece ser uma meta irreal para essa parceria.

Veja também


18

Comentários

Novo chip de PC com IA da NVIDIA e MediaTek pode chegar no 1º semestre de 2025
  • Legal, mas tomara que contem com uma versão feita para desktop para deslanchar de vez e fazer o que as concorrentes não estão fazendo. O legal do computador em relação ao celular é ter a liberdade de fazer upgrade nos componentes personalizando para cada uso, inclusive se lançassem somente a CPU (com a alta eficiência do ARM em relação a x86), fizessem parceria com fabricantes de placa mãe para fabricar modelos com soquete dedicado e deixassem o usuário escolher o restante seria incrível. Acredito que o problema atual está mais a nível de GPU que CPU, já que as APIs gráficas em x86 estão muito avançadas para voltarem atrás e se adaptarem ao ARM.

      • Pra que ARM em desktop? O único problema é temperatura e consumo de energia animais, que é problema da Intel e esses relançamentos que só aumentam o TDP.

        • O foco dessas empresas nessa parceria são os notebooks, mini Pc e os portáteis que no momento estão na moda.
          Isso sim dá muito lucro e precisa muito de Chips ARM por causa da eficiência energética.
          Já em Desktop não vai vingar tão cedo, pq o foco, a preocupação de quem monta um Desktop, seja para jogar ou para trabalhar, não é a eficiência energética e sim o máximo em potência e velocidade em tudo!
          Mas acredito que no futuro, daqui uns 7 a 10 anos sim, Chips ARM comecem a senhora popularizar em Desktop

            • Sei deste ponto, o foco é eficiência. Mas eles estão perdendo uma fatia de consumidores muito 'barulhentos', você pode ver que a maioria dos vídeos que engajam não é sobre aparelhos portáteis, são overclocks, configurações variadas, tal processador vs tal com as mesmas configurações e por aí vai. Além disso, o uso integrado da GPU causou uma repercussão muito negativa para os processadores no geral, pelo menos pelo que vi com o X Elite.

              • A idéia é boa, mas é um mercado já consolidado e mais difícil de entrar, já os notebooks em questão de alta performance e baixo consumo de energia atualmente ainda está em crescimento e com os Apple com seus Chips M dominando. E em Windows tem a Qualcomm estreando agora em 2024, então tem uma margem bem maior pra Mediatek com a Nvidia chegar quebrando tudo em 2025 e abocanhando uma grande fatia logo de cara, bem menos arriscado visto q já fazem Chips semelhantes para carros, quem sabe depois q der certo n tentem ir para os PCs.

                  • Fiquei animado com o lançamento dos X Elite pela Qualcomm, mas pelo visto não pegou gosto da galera. Se lançassem em paralelo para desktop acredito que seria mais aceito pela comunidade, além de baratear o custo por não ter GPU e memória RAM integrados. Se considerarmos a força de influência que a comunidade tem, rapidinho chegaria vídeos de overclock, testes com varias configurações e todo tipo de engajamento encima.

                      • Não faz sentido, se não tão comprando os notebooks que realmente tem vantagens em cima dos com Chips x86, imagina no desktop que só iriam ter desvantagens?

                          • Não compram pelo valor altíssimo, pela GPU integrada que está muito aquém, pelo medo do arm não engajar. Tudo isso cairia se fabricassem somente a CPU e deixassem o restante para a galera/empresas personalizarem

                              • Se não comprar no notebook por causa disso, no desktop não vai ser diferente

                                  • Não compram porque da maneira atual está muito engessado, não dá para personalizar nada. Isso só vai dar certo em sistemas fechados como da Apple e Huawei

                                    • Deixa só a CPU e compatibilidade com soquete para ver o que as empresas vão criar encima. O que vai surgir de solução não é brincadeira. A Qualcomm e Mediatek poderiam até direcionar os esforços para a compatibilidade da CPU

                                        • Ainda não entendeu que a galera de desktop não vai comprar um processador que não tem suporte a vários apps e jogos?

                                            • Como eu disse acima, não tem suporte principalmente pelas APIS graficas das GPUs integradas. Coloca uma RTX 40 series com uma CPU da Qualcomm sem RAM e GPU integrada para tu vê como deslancha

                                    • É pra aplaudir de pé igreja !

                                        • Aleluia !

                                            Software

                                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                            Tech

                                            PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                            Economia e mercado

                                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho