Tech 26 Mai
Após um longo período sem viagens por causa de problemas que geraram um fracasso em seu lançamento, o foguete New Shepard da Blue Origin, a empresa espacial de Jeff Bezos da Amazon, fez mais uma viagem espacial com uma tripulação de seis passageiros depois de um intervalo de 2 anos. O lançamento aconteceu nessa última quinta-feira (29/08).
A viagem feita pelo foguete foi um “bate e volta” espacial. Para a alegria dos envolvidos, e também para sua segurança, o voo foi um verdadeiro sucesso e cumpriu com o que prometia: uma viagem única aos limites do nosso planeta.
Por estar em seu 26° voo, a missão foi batizada como NS-26. A decolagem ocorreu por volta das 10h da manhã (horário de Brasília) no espaçoporto da própria Blue Origin, chamado de Launch Site One, que por sua vez fica localizado no oeste do Taxas, em Van Horn.
Antes de voltar ao solo texano, a nave conseguiu atingir uma altitude máxima de aproximadamente 104.000 metros. O passeio inteiro durou 19 minutos, visto que seu lançamento às 10 da manhã e o foguete retornou às 10h19 (horário de Brasília).
Rob Ferl, um dos seis tripulantes presentes na nave da Blue Origin, comentou um pouco sobre essa experiência que, segundo ele, não poderia ter sido melhor:
Ida e volta. Esse é apenas um dos voos mais limpos que já vi deste foguete. Mas por trás de cada foguete há uma equipe extraordinária”, disse a comentarista de lançamento da Blue Origin, Ariane Cornell, no retorno da cápsula. “A escuridão do espaço…não há como descrever. É algo impressionante. Tudo foi muito bom, não poderia ter tido uma experiencia melhor
Enquanto a decolagem do New Shepard foi um sucesso, a Blue Origin continua correndo contra o tempo para poder preparar a nave New Gleen para uma missão da NASA após uma explosão.
Comentários