Economia e mercado 01 Abr
AMD continua caminhando a passos largos no mercado de Inteligência Artificial, pois a empresa acaba de anunciar o lançamento de suas novas APUs “Krackan Point”, confirmando em partes alguns rumores que circulavam os novos chips. As novas APUs chegarão em 2025, mais precisamente no início dela e possivelmente durante a próxima edição da CES.
A linha Krackan Point chegará para auxiliar no uso do novo Copilot+ PC da Microsoft, a qual já conta com uma parceria significativa com a AMD na distribuição ampliada da tecnologia. Além disso, a proposta da nova linha é ser a opção ideal para dispositivos e notebooks com inteligência artificial que serão mais “econômicos”, sendo vendidos a US$ 799 em 2025.
A confirmação do lançamento da nova linha veio por meio do Jack Huynh, atual vice-presidente sênior e gerente geral da AMD, que também destacou a chegada do novo chip Ryzen Z2 Extreme para o começo do próximo ano.
Tendo em vista que o AMD Strix Point é uma opção premium e que isso tem “afastado” alguns de seus principais clientes, o executivo diz entender a necessidade de chips mais baratos no mercado. Apesar de não ser tão poderoso quanto a linha premium, o Krackan entregará uma GPU mais rápida baseada em gráficos RDNA 3.5.
A principal diferença da nova linha “Krackan Point” e os processadores Ryzen AI 300 “Strix Point” está na redução para 8 núcleos de Zen5 (4x Zen 5 + 4x Zen5c), além de contar com apenas 8 unidades computacionais da GPU RDNA 3.5.
Enquanto isso, a linha Strix Point é equipada com 16 unidades computacionais da GPU RDNA 3.5. Contudo, por causa de seus preços, as APUs Strix Point não chegaram a ser usadas em dispositivos portáteis focados em jogos, apesar da AMD já alimentar muitos deles, como Steam Deck, ASUS ROG Ally e vários outros.
E você? O que acha dos novos chips que chegarão em 2025 por um valor mais em conta para os dispositivos? Aproveite e confira mais notícias sobre a linha Ryzen AI 300.
Comentários