Tech 08 Mar
Setembro está sendo um bom mês para os amantes de astronomia, principalmente os que são brasileiros, já que um dos mais esperados cometas, o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), pode ser visto por todo o país durante o cair da noite. Conhecido como “Cometa do Século”, este corpo celeste está cada vez mais próximo do nosso sol.
Ao ficar próximo, é possível observar com mais clareza esse fenômeno único. Com isso em mente, o fotógrafo Cristiano Xavier aproveitou a oportunidade e, nas montanhas de Minas Gerais, conseguiu registrar a passagem do cometa de maneira única.
Em uma entrevista ao G1, o fotógrafo profissional comentou com entusiasmo sobre o trabalho que teve para capturar o momento antes que o sol nascesse por completo. Confira o relato:
Eu acordei às 4 horas da manhã, apontei a câmera onde o GPS indicava e fiquei esperando o cometa aparecer, mas a atmosfera estava muito suja de fumaça e poeira. Quando ele finalmente surgiu, foi uma emoção capturá-lo antes do nascer do sol.
Abaixo, será possível ver a foto tirada por Xavier e o quão impressionante ela ficou ao vermos a passagem do cometa enquanto o sol, aos poucos, surgia no horizonte.
Importante ter em mente também que as condições de observações do cometa variam de acordo com o passar dos dias devido à sua trajetória em relação ao Sol e à Terra. Sem contar com as condições climáticas, será possível ver em todo o país a passagem do cometa.
No dia 13 de outubro, o cometa estará mais brilhante do que nunca por causa de sua aproximação com a terra. E você? Vai tentar observar o momento em que será possível o famoso cometa que surge de século em século? Veja mais novidades sobre o mundo da astronomia aqui.
Comentários