Lançamentos 07 Jan
Participando da CES 2025, a ZOTAC apresentou em seu estande um protótipo da próxima geração do ZONE, console portátil da marca que deve receber melhorias significativas neste ano. Além de nova opção de cor, em branco, o aparelho atualizado será embarcado com CPU AMD Ryzen AI 300 e o dobro da memória, mantendo os pontos fortes do modelo original.
As informações foram obtidas pelo portal TechPowerUp, que teve a oportunidade de olhar o novo ZONE de perto. Logo no primeiro contato, o visual chama atenção, não exatamente pelo design, que parece ter sido mantido como na geração passada, mas sim pela cor — a novidade aposta em um corpo branco, com detalhes em cinza e preto.
É nas especificações em que temos as principais melhorias, começando pelo chip AMD Ryzen AI 9 HX 370. Com 12 núcleos (4 Zen 5 + 8 Zen 5c), clocks de até 5,1 GHz e GPU Radeon 890M de 16 núcleos, o processador entrega mais fôlego para jogos que o Ryzen 7 8840U usado no primeiro ZONE, sendo ainda mais eficiente.
Outra mudança importante está na memória: o modelo mostrado na CES possui 32 GB de RAM LPDDR5X, o dobro dos 16 GB da versão lançada no ano passado. Essa modificação é importante para dar maior respiro para a GPU, especialmente em jogos mais exigentes.
Fora isso, a marca também pretende dobrar o armazenamento para 1 TB de SSD PCIe 4.0, mantendo o formato M.2 2280, que torna o upgrade mais fácil caso o usuário precise de mais espaço. Outras especificações parecem ser as mesmas da primeira geração.
A tela possui um painel AMOLED de 7 polegadas com resolução Full HD, taxa de atualização de 120 Hz, brilho de até 800 nits e sensibilidade ao toque. Tanto os analógicos, quanto os gatilhos usam sensores de efeito Hall para maior durabilidade, enquanto a lista de conexões é ampla, incluindo Wi-Fi 6E, leitor de cartões SD e USB 4.
O único aspecto desanimador é a bateria, que traz de volta os 48,5 Wh do aparelho antigo, número muito baixo para um portátil. Existe a chance do novo processador conseguir estender a autonomia frente ao ZONE original, mas é certo que o tempo de uso será muito menor que o de concorrentes.
A ZOTAC ainda não revelou detalhes sobre preço e disponibilidade do novo ZONE, apenas afirmando que o aparelho chegará às lojas ainda neste ano — é provável que a novidade chegue um ano após o antecessor, por volta de agosto. Também não se sabe se alguma das versões será trazida ao Brasil no futuro.
Comentários