
10 Junho 2025
08 de junho de 2025 0
A Apple realizará seu evento anual Worldwide Developers Conference (WWDC 2025) entre os dias 9 e 13 de junho, onde apresentará a nova geração de seus sistemas operacionais e novidades para serviços. Apesar de serem esperadas mudanças drásticas na parte de software, com direito a novo nome para os sistemas, quem aguarda por novidades na área de Inteligência Artificial pode ficar desapontado.
De acordo com o normalmente certeiro Mark Gurman, do Bloomberg, a Apple dará grande foco em mudanças visuais e de produtividade em seus sistemas, deixando apenas uma pequena parte da apresentação para as funcionalidades de IA que farão parte da nova fase do Apple Intelligence. Isso seria feito para evitar anúncios que acabem desapontando os usuários, como o tão esperado upgrade da Siri visto na WWDC 2024, que causou constrangimentos por seu atraso.
O atraso inclusive teria sido responsável por alterar o comando da operação de IA dos times da Siri e robóticas, enquanto rivais apresentam novidades impressionantes e lucram com serviços atrelados a elas, como o Google com seu novo plano AI Ultra com maiores limites de uso no Deep Research, geração de vídeo com Veo 2, acesso antecipado ao Veo 3 e mais.
Apesar de muitos usuários da Maçã ainda terem expectativa de que uma resposta à altura virá na WWDC 2025, Gurman joga um balde de água fria, afirmando que teremos apenas novidades pontuais e discretas que dificilmente vão animar os expectadores e a indústria como um todo.
A mais animadora delas seria o avanço em ferramentas de tradução, incluindo tradução em tempo real em chamadas e mensagens, com integração em todos os sistemas da empresa como uma função do Apple Intelligence. Isso poderia até mesmo ser integrado aos AirPods para conversas ao vivo, algo como Samsung e Google já fazem há algum tempo.
Funções já conhecidas também ganhariam melhorias, como o Genmoji que deve permitir criar um novo Genmoji ao combinar dois emojis tradicionais existentes — sim, algo que também já existe no Android. O app Atalhos também seria atualizado, usando modelos do Apple Intelligence para criar ações rápidas de forma integrada nos sistemas da Apple.
As mudanças mais notáveis no Apple Intelligence, porém, estariam em seu interior. A companhia de Tim Cook deve finalmente abrir seus modelos de linguagem, permitindo que desenvolvedores criem suas próprias funções de IA para seus apps com base nas tecnologias da marca. Além disso, seria anunciada uma atualização para seus modelos com funcionamento tanto com processamento local quanto na nuvem, e os desenvolvedores teriam acesso à versão local.
Quem espera por integração da Siri e das ferramentas de escrita com o Google Gemini como alternativa ao ChatGPT, porém, vai ter que esperar mais um pouco. Segundo Gurman, a Apple está trabalhando com o Google para tornar isso possível, mas não será dessa vez que veremos a novidade sendo anunciada — e Tim Cook pode estar esperando pela resposta do Departamento Justiça Americano sobre os processos antitruste atualmente em andamento contra o Google.
Por fim, ele aponta que algumas novidades esperadas para a WWDC 2025 podem ficar para o próximo ano — ou além. Uma ferramenta de otimização de bateria baseada em IA seria pensada para a versão mais fina do iPhone 17, que teria bateria menor, enquanto uma versão atualizada da Siri com fala natural e integração mais profunda com os sistemas pode demorar até dois anos ou mais para chegar. Versões atualizadas de apps como Calendário e Health também não devem chegar tão cedo.
A WWDC 2025 começa nesta segunda-feira (9) às 14 horas, pelo horário de Brasília. Fique ligado no TudoCelular.com para conferir todas as novidades.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários