
Feiras e eventos 10 Jun
Em um evento realizado hoje (10) na cidade de São Paulo, o Google apresentou seu pacote de iniciativas para acelerar a capacitação em inteligência artificial (IA) no Brasil. Entre as novidades estão o acesso gratuito de estudantes ao plano Google AI Pro e 120 mil bolsas de estudo para certificações.
Durante a sétima edição do Google for Brasil, a gigante de buscas revelou que irá oferecer seu plano Google AI Pro, que faz parte do programa Gemini para Estudantes, para alunos com mais de 18 anos com um e-mail acadêmico (uma conta Gmail associada ao e-mail fornecido por uma instituição de ensino).
De acordo com a empresa, o plano inclui, além do acesso aos recursos avançados do próprio Gemini, 2TB de espaço na nuvem do Google Drive e ferramentas como o NotebookLM e o tão falado nos últimos dias, Veo 3. O Brasil é um dos primeiros países a receber a novidade.
O pacote de recursos de IA busca auxiliar os alunos no dia a dia acadêmico, colaborando na organização diária e na preparação para exames, como o Enem. A oferta será disponibilizada para os inscritos durante o período de 15 meses. Estudantes elegíveis às condições podem se inscrever através deste link até o próximo dia 30 de junho.
“A inteligência artificial representa uma das maiores transformações tecnológicas da nossa era — e o Brasil tem um enorme potencial para ser protagonista nesse novo cenário. Nosso compromisso é ajudar a preparar o país para esse futuro, garantindo que estudantes, educadores, empreendedores e servidores públicos tenham acesso às ferramentas e ao conhecimento necessários para participar ativamente dessa transformação”, comenta Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Além da disponibilidade do pacote, a empresa também lançou a versão em português do seu curso voltado para iniciantes ‘Fundamentos de Prompting do Google’, que ensina como escrever instruções eficientes para extrair o máximo das ferramentas de IA generativa, como o próprio Gemini.
O curso, que tem 10 horas de duração, faz parte do conjunto de Certificados Profissionais do Google, que está disponível na plataforma de educação Coursera e que conta com diversas formações técnicas demandadas atualmente pelo mercado de trabalho.
A companhia ainda anunciou 120 mil bolsas de estudo para acesso gratuito a qualquer uma dessas certificações. Segundo a empresa, o número será distribuído da seguinte forma:
Por fim, mas não menos importante, a empresa também abordou os tópicos de capacitação para o terceiro setor e computação em nuvem.
A área filantrópica da companhia – Google.org – divulgou a doação de R$ 5 milhões ao Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) sob o objetivo de apoiar um programa nacional de capacitação em IA. A iniciativa, que durará três anos, deve oferecer três níveis de formação personalizada com o objetivo de capacitar até mil ONGs brasileiras, beneficiando até 100 mil pessoas em todo o Brasil.
O projeto ainda prevê o desenvolvimento de uma nova metodologia para avaliar o impacto da inteligência artificial em organizações sociais, medindo de que forma o uso da tecnologia pode aumentar a produtividade, aprimorar a tomada de decisões baseadas em dados e ampliar o alcance dos beneficiários.
No setor de computação em nuvem, o Google Cloud anunciou sua meta de capacitar 1 milhão de brasileiros em IA e computação em nuvem até 2026. Lançada no último mês de maio, a ação já é vista como uma das maiores iniciativas de capacitação do tipo da América Latina.
A iniciativa será viabilizada por meio da plataforma Cloud Skills Boost, com cursos gratuitos oferecidos em universidades, escolas técnicas, centros de treinamento, YouTube e programas para desenvolvedores. Para saber mais sobre a ação, clique aqui.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários