LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
Registre-se
Resultados de 1 a 9 de 9
  1. #1
    Membro Senior
    Membro desde
    Apr 2013
    Posts
    188,872

    Almoço grátis! Falha no iFood zera preço de refeições e clientes "exageram" nos pedidos

    Uma falha no sistema de cupons do iFood deu "almoços grátis" para vários clientes no último final de semana. Veja mais no artigo.

    Clique aqui para ler a notícia completa.


  2. #2
    Membro
    Membro desde
    Mar 2018
    Posts
    128
    Pelo lado do iFood: Acho que se no cupom estiver bem descrito sobre as regras de utilização acredito que legalmente o iFood pode gerar a cobrança nos cartões de crédito cadastrados dos clientes.

    Pelo lado dos restaurantes: É preocupante saber se os restaurantes cadastrados irão receber o valor integral sem prejuízos. Muitos restaurantes e lanchonetes tem poucos funcionários, pouco caixa e um prejuízo nessa altura do campeonato quebraria eles.

    Pelo lado do cliente: Se o cupom estiver descrito exatamente as regras de uso, por exemplo, "o cupom só poderá ser utilizado 1 vez" aí digo que foi uma baita sacanagem. E assino em baixo que o mal do Brasil é o brasileiro. Agora se o cupom não tinha qualquer informação sobre as regras, aí o cliente não poderá ser responsabilizado, mas como está no texto, qualquer pessoa em sã consciência sabe que não existe "almoço grátis".

  3. #3
    Membro Senior
    Membro desde
    Jul 2011
    Localização
    Cwb
    Posts
    209
    Quote Originally Posted by Observer View Post
    Pelo lado do iFood: Acho que se no cupom estiver bem descrito sobre as regras de utilização acredito que legalmente o iFood pode gerar a cobrança nos cartões de crédito cadastrados dos clientes.

    Pelo lado dos restaurantes: É preocupante saber se os restaurantes cadastrados irão receber o valor integral sem prejuízos. Muitos restaurantes e lanchonetes tem poucos funcionários, pouco caixa e um prejuízo nessa altura do campeonato quebraria eles.

    Pelo lado do cliente: Se o cupom estiver descrito exatamente as regras de uso, por exemplo, "o cupom só poderá ser utilizado 1 vez" aí digo que foi uma baita sacanagem. E assino em baixo que o mal do Brasil é o brasileiro. Agora se o cupom não tinha qualquer informação sobre as regras, aí o cliente não poderá ser responsabilizado, mas como está no texto, qualquer pessoa em sã consciência sabe que não existe "almoço grátis".
    O cupom dizia que era um por cliente, mas dava para usar mais de uma vez.... Infelizmente a falha do sistema quem paga é a empresa não o cliente.
    Sei que se aproveitaram da situação e acho super errado isto. Mas tem que ver quem de dentro da empresa que liberou estes cupons porque não tem como criar assim ou o sistema foi hackeado?
    Tem que aguardar a notifica do iFood sobre!

  4. #4
    Membro
    Membro desde
    Mar 2018
    Posts
    128
    Quote Originally Posted by andre_167 View Post
    O cupom dizia que era um por cliente, mas dava para usar mais de uma vez.... Infelizmente a falha do sistema quem paga é a empresa não o cliente.
    Sei que se aproveitaram da situação e acho super errado isto. Mas tem que ver quem de dentro da empresa que liberou estes cupons porque não tem como criar assim ou o sistema foi hackeado?
    Tem que aguardar a notifica do iFood sobre!
    Sim, entendo que o sistema falhou em gerenciar. Porém, se o cupom tinha essa informação acredito que há jurisprudência para cobrar os valores excedentes do cupom e das utilizações sucessivas, pois o cliente estava ciente disso.

    E pensando bem o iFood poderia até fazer diferente, mandar uma execução por meio jurídico a todos que utilizaram o cupom de forma irregular. Se os clientes não responderem juridicamente por meio de seus advogados aí sim o processo seria transitado e julgado gerando as cobranças aos clientes. Um processo dessa forma daria oportunidade aos clientes em se defenderem e se o juíz determinar que houve má fé dos clientes eles seriam penalizados.

    É claro que a briga será nos tribunais, e como o valor do prejuízo não foi pouco acredito que seria o caminho ideal para o iFood.
    Last edited by Observer; 09-18-2018 at 09:04 AM.

  5. #5
    Junior Member Gustavo_Wiegand's Avatar
    Membro desde
    Apr 2017
    Posts
    615
    Quote Originally Posted by andre_167 View Post
    O cupom dizia que era um por cliente, mas dava para usar mais de uma vez.... Infelizmente a falha do sistema quem paga é a empresa não o cliente.
    Sei que se aproveitaram da situação e acho super errado isto. Mas tem que ver quem de dentro da empresa que liberou estes cupons porque não tem como criar assim ou o sistema foi hackeado?
    Tem que aguardar a notifica do iFood sobre!
    Quem usou mais de uma vez vai ser cobrado bonito.

  6. #6
    Membro Senior
    Membro desde
    Apr 2018
    Posts
    1,432
    Acre news

  7. #7
    Junior Member Antonio_Viera's Avatar
    Membro desde
    Sep 2018
    Posts
    8
    Brasileiro sempre fazendo brasileirise, o Ifood deveria entrar com um processo contra cada um desses caras, e o juiz deveria fazer o "esperto" pagar as custas do processo.

  8. #8
    Membro Senior AlexandreMarx's Avatar
    Membro desde
    Jan 2018
    Localização
    Bauru
    Posts
    911
    Tá la comendo um x bacon roubado e falando mal dos políticos... Muitos merece esse país mesmo.

  9. #9
    Junior Member LoveToSpooge's Avatar
    Membro desde
    Nov 2017
    Posts
    74
    Quote Originally Posted by Observer View Post
    Sim, entendo que o sistema falhou em gerenciar. Porém, se o cupom tinha essa informação acredito que há jurisprudência para cobrar os valores excedentes do cupom e das utilizações sucessivas, pois o cliente estava ciente disso.

    E pensando bem o iFood poderia até fazer diferente, mandar uma execução por meio jurídico a todos que utilizaram o cupom de forma irregular. Se os clientes não responderem juridicamente por meio de seus advogados aí sim o processo seria transitado e julgado gerando as cobranças aos clientes. Um processo dessa forma daria oportunidade aos clientes em se defenderem e se o juíz determinar que houve má fé dos clientes eles seriam penalizados.

    É claro que a briga será nos tribunais, e como o valor do prejuízo não foi pouco acredito que seria o caminho ideal para o iFood.
    Eu acredito que o iFood arcará com o prejuízo, onerar os estabelecimentos e perder parceiros seria uma estratégia pouco efetiva. Cobrar do cliente também parece não ser uma decisão muito acertada por dois motivos: isso iria prejudicar o consumo futuro e o cliente mesmo agindo com tamanha cretinice pode achar que não é o errado da história e abandonar a plataforma, não estou advogando pelos clientes mas existe aquele ditado que diz que "o cliente tem sempre razão" (na medida do possível), apesar de não se ver muito disso nos nossos estabelecimentos.