Quote Originally Posted by GatoteC View Post
Galera vou explicar oq é preço de custo........ Toda presa quando fábrica incorre em custo de produção, custos diretos e indiretos.... Quando uma empresa insere todos esses custos ela coloca sua margem de lucro em cima, afim de equilibrar e ajustar o valor de custo ao valor de mercado... ( Na contabilidade o valor justo é o valor de mercado na transação não forçada) , nesse conceito a empresa citada cometeu crime...... Sabe por que ? Por que ela vendeu pelo preço que custou para ela fazer.... Vamos imaginar que o custo total de produção seja 2000..+ margem de lucro daria 3000. Ela vende 1000 ignorando todos os custos diretos indiretos, então muita gente aqui falando besteira nos comentários, defendendo a prática. Cada coisa.
Em terceiro lugar, em termos da própria economia, não há nenhum sentido se falar em valores objetivos de bens ou serviços, a revolução marginalista já ocorreu a muito tempo.
O "valor de equilíbrio" é meramente um valor médio estabelecido no mercado, isto é, um resultado médio da ação de cada empresário e consumidor, mas o valor em sí varia de pessoa para pessoa e de lugar para lugar, os bens econômicos só tem valor mediante o indivíduo que vê no bem meio para seus fins.
o preço de mercado não é um valor fixo e muito menos é uma regra jurídica que deve ser seguida compulsoriamente, tal é absurdo, se eu tenho um relógio, e por ter sido da minha mãe quero vende-lo a um valor muito mais alto que o de mercado, ou se eu quero vender um bem muito mais barato para assim agradar um público ou por qualquer razão arbitrária, nenhum crime está sendo cometido.