LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
Registre-se
Resultados de 1 a 5 de 5
  1. #1
    Membro Senior
    Membro desde
    Apr 2013
    Posts
    188,867

    Wi-Fi 6E no Brasil: Anatel encerra consulta pública de destinação da faixa de 6GHz

    A Anatel dá mais um passo rumo à implementação do Wi-Fi 6E no país com o fim da consulta pública para destinação das frequências de 6GHz

    Clique aqui para ler a notícia completa.


  2. #2
    Membro Senior Riantx's Avatar
    Membro desde
    Mar 2017
    Posts
    599
    É bem melhor para o 5G já que ninguém aqui tem internet de 3GB de velocidade ou mais e fora que o wi-fi 6 já consegue baixar um jogo de 100GB em apenas 10 minutos e o 5G é mais barato que pagar mais de 1000 Reais em uma internet gigabit (algar)

  3. #3
    Membro Senior AlvesMarcel's Avatar
    Membro desde
    Jan 2018
    Posts
    506
    Quote Originally Posted by Riantx View Post
    É bem melhor para o 5G já que ninguém aqui tem internet de 3GB de velocidade ou mais e fora que o wi-fi 6 já consegue baixar um jogo de 100GB em apenas 10 minutos e o 5G é mais barato que pagar mais de 1000 Reais em uma internet gigabit (algar)
    caro colega, visto que não entendeu bem esclareço, 5G é de 5Ghz, ou seja é a faixa de frequencia que o roteador opera, isso não quer dizer que ele transmita 5Gbps , na verdade a rede 5Gbps geralmente estabele conexão de 433Mbps ou 867Mbps quando existe duas antenas trabalhando no protocolo da wifi 5 ou AC... isso posto, gosto de lembrar que essa velocidade é nominal, ou seja teórica, mas não é real... pois sempre existe muita perda no wifi, em testes perto do roteador consigo 300 a 350 Mbps de velociade real com apenas uma antena... o que já é insuficiente para alguns planos de internet em minha cidade, aqui já temos planos de 400Mbps, ou seja precisaria ter duas antenas e tecnologia Mu-MIMO pra conseguir uma conexão de 867Mbps e pleitear velocidades de 400Mbps... em teste de rede consegui cerca de 650Mbps com conexão de 867Mbps... em algumas cidades já existem planos de 1Gbps de internet sendo comercializado, bom e enfim, apesar da wifi 6 ter alguns ganhos em relação ao wifi 5 (ac). Minha sugestão seria ou ter as 3 frequencias... (2.4Gbps + 5Gbps + 6Gbps), mas de toda forma acho que a frequencia de 6Gbps vai ser bem menos congestionada que as demais... eu moro em apartamento e a quantidade de wifi em volta é enorme... acaba que uma interfere na outra..., além disso 6Gbps permitira velocidades maiores no wifi...

  4. #4
    Membro Senior EDR's Avatar
    Membro desde
    May 2018
    Posts
    3,563
    Tem de destinar ao wi-fi 6ghz com certeza, pois esse 5G brasileiro já gerou polêmicas demais. O futuro será cada vez mais residências consumindo entretenimento via streaming no mínimo na resolução 1080p e cada vez mais disseminado o 4k e iniciando o 8k, com casas com diversos tipos diferentes de aparelhos inteligentes, o wi-fi 6E será mais que fundamental para a sociedade. O 5G também será importante para a economia como um todo sim, mais num país em que temos capitais em que boa parte do sinal 4G até hoje é muito capenga, e milhares de cidades pequenas que em pleno 2021 tem sinal 3G apenas quando não chove e 4G nem pensar, desejo que o wi-fi 6E tenha prioridade.

  5. #5
    Membro Senior Riantx's Avatar
    Membro desde
    Mar 2017
    Posts
    599
    Quote Originally Posted by AlvesMarcel View Post
    caro colega, visto que não entendeu bem esclareço, 5G é de 5Ghz, ou seja é a faixa de frequencia que o roteador opera, isso não quer dizer que ele transmita 5Gbps , na verdade a rede 5Gbps geralmente estabele conexão de 433Mbps ou 867Mbps quando existe duas antenas trabalhando no protocolo da wifi 5 ou AC... isso posto, gosto de lembrar que essa velocidade é nominal, ou seja teórica, mas não é real... pois sempre existe muita perda no wifi, em testes perto do roteador consigo 300 a 350 Mbps de velociade real com apenas uma antena... o que já é insuficiente para alguns planos de internet em minha cidade, aqui já temos planos de 400Mbps, ou seja precisaria ter duas antenas e tecnologia Mu-MIMO pra conseguir uma conexão de 867Mbps e pleitear velocidades de 400Mbps... em teste de rede consegui cerca de 650Mbps com conexão de 867Mbps... em algumas cidades já existem planos de 1Gbps de internet sendo comercializado, bom e enfim, apesar da wifi 6 ter alguns ganhos em relação ao wifi 5 (ac). Minha sugestão seria ou ter as 3 frequencias... (2.4Gbps + 5Gbps + 6Gbps), mas de toda forma acho que a frequencia de 6Gbps vai ser bem menos congestionada que as demais... eu moro em apartamento e a quantidade de wifi em volta é enorme... acaba que uma interfere na outra..., além disso 6Gbps permitira velocidades maiores no wifi...
    O Archer C5400X (wi-fi 5) suporta rede gigabit de boa e eu não tinha falado do wi-fi 5 e sim o wi-fi 6 padrão