LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
Registre-se
Page 4 of 8 PrimeiraPrimeira ... 23456 ... ÚltimaÚltima
Resultados de 91 a 120 de 218
  1. #91
    Junior Member
    Membro desde
    Sep 2015
    Posts
    1
    Esse é um aparelho espetacular. Tive alguns problemas no começo, mas consegui resolver. Comprei pra minha namorada, ela gosta de fotos... Então, imagine a alegria!

    1º- Aquecimento:
    Resolução: Atualizei o aparelho utilizando o Sony PC Companion 2.1. Ainda aquece um pouco por ele ser todo isolado (devido a ser a prova d'água). Mas melhorou, e muito!

    2º- Reiniciando o tempo todo, sozinho:
    Bom, esse foi o que mais "me bati" pra resolver. Acontece que ela usa dois chips. Chip1 é Claro e Chip2 é TIM.
    Depois de muito contatar a Sony e uns 5 dias depois (relutando pra não mandar pra assistência) eu inverti os Chips, e nisso o Chip Claro não detectava no slot 2.

    O Chip Claro era aqueles grandões ainda 3g. Ele foi cortado. O Chip TIM é um Micro, e cortei para virar Nano.

    Então retirei o chip Claro e percebi que nunca mais reiniciou o aparelho. Não apresentou mais problema nenhum!

    Agora vou apenas transferir o número do Claro para um Nano original. Acredito ser esse o problema.

  2. #92
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2

    Estou com uma duvida: Qdo a tela dele esta apagada, não recebo notificação. Tem como alterar isso?

  3. #93
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    7
    Você deve estar com o modo stamina ativado, então isso acontece.

  4. #94
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    Estou muito em dúvida entre o M4 e o Samsung S5, li muitas reclamações sobre o M4, mas o S5 já é mais "antigo"

  5. #95
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    Qdo recebo msg do Facebook não recebo notificação.

  6. #96
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    7
    Quote Originally Posted by pablobonifacio View Post
    Galera, poderiam me ajudar? Eu só tive aparelhos Sony de gama média e, ia pegar um Z3 ou M4 Aqua. Por enquanto prezo pelo M4 mas vi o G4 e fiquei impressionado. Seu design não me agrada tanto e pelo preço sinto falta de certificações. Chegou o Z4 e peço preço não compensa e o G4 achei por 2600 aqui. Pegaria o M4 por conta das certificações e pela marca que gosto muito, além de que achei um excelente aparelho; mas o G4 me atrai pela câmera e alguns requintes. A linha da Samsumg que me atrai é a Note e o Note 4 está até mais em conta. O que vocês me surgem galera? Desde já agradeço!
    M4 ou Note 4?? A propósito... Você quer um Ford New Fiesta ou um Audi A7 tfsi??

  7. #97
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    Boa tarde comprei um M4 a cerca de um mês e meio e o botão poder apresentou defeito, enfim mandei pra assistência e eles encaminharam o mesmo pra Sony e isso já tem uns 20 dias e nada, ligo lá e eles só falam que o aparelho se encontra em análise, muito decepcionado pois nunca tive celular da Sony pois vendi meu Galaxy s5 pra comprar essa bomba e me arrependi... Resumindo, Sony nunca mais...

  8. #98
    Alguém que adiquiriu o celular sabe dizer se vale a pena?

  9. #99
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    vendi meu galaxy s5 duos pra comprar essa bomba desse xperia m4

  10. #100
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    GENTE FUJAM DA SONY... SERIO

    comprei um aparelho xperia sp, apos tres meses de uso o celular morreu, enviei p a assistencia e depois de quase tres meses sem celular eles me enviaram um sony xperia m4 aqua. Eu achei que meus problemas tinham acabado... No segundo ou terceiro dia de uso o som começou a dar problema, falhando, até que em uma semana de uso ele parou de pegar de vez... com duas semanas de uso começou a aparecer umas linhas na tela do celular e não sairam mais... Com três meses de uso (na semana passada) ele apagou de novo. Vou tentar pedir meu dinheiro de volta. Sem falar que o celular esquenta muito e bateria não dura tanto como prometido

  11. #101
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    GENTE FUJAM DA SONY... SERIOcomprei um aparelho xperia sp, apos tres meses de uso o celular morreu, enviei p a assistencia e depois de quase tres meses sem celular eles me enviaram um sony xperia m4 aqua. Eu achei que meus problemas tinham acabado... No segundo ou terceiro dia de uso o som começou a dar problema, falhando, até que em uma semana de uso ele parou de pegar de vez... com duas semanas de uso começou a aparecer umas linhas na tela do celular e não sairam mais... Com três meses de uso (na semana passada) ele apagou de novo. Vou tentar pedir meu dinheiro de volta. Sem falar que o celular esquenta muito e bateria não dura tanto como prometido

  12. #102
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    Xperia M4 Aqua: Aparelho SENSACIONAL.
    Eu tinha um M2 Aqua, que também é um bom aparelho. Mas tive o azar de zoar a porta USB e deixar meu celular na assistência técnica por 28 dias. Retirei meu aparelho da assistência e, aparentemente estava tudo bem. 5 dias depois, aparece uma rachadura na imagem da tela. A tela tava com um problema muito estranho. A imagem do visor tava completamente distorcida. Mandei pra assistência técnica de novo. Quando estava prestes a completar os 28 dias, eu exigi que o aparelho fosse trocado. A Sony inicialmente me disse que o aparelho seria trocado por um Z2, o que já tinha me deixado bastante feliz. Os dias foram passando, eu contatava a central da Sony e, nenhuma informação foi passada. Dois meses se passaram, eu estava no meu limite. Liguei na central e, com "sangue nos olhos", xinguei a atendente de todos os palavrões que vocês já escutaram, e alguns que vocês nunca escutaram, enfim. Pedi pra ela chamar a supervisora dela. A supervisora foi super indiferente, fazendo com que eu me irritasse de verdade. Me acalmei e liguei de novo. O outro atendente foi super competente e me explicou que havia uma divergência na numeração dos IMEIs. Ele encaminhou um e-mail pra supervisão dele detalhando todo o ocorrido. Alguns dias depois, a Sony me liga de novo, avisando que meu M2 Aqua seria trocado por um M4 Aqua. No dia 10/08/2015, meu pai retirou o celular na assistência técnica. Ganhei de graça, um aparelho infinitamente superior ao meu modelo anterior, mais caro, mais bonito, mais tecnológico, uma perfeição. Eu levei um grande susto ao ativar o serviço MyXperia. O aparelho bloqueou completamente. Mas aí, eu formatei meu aparelho e, o mesmo está VOANDO BAIXO. Desempenho maravilhoso, câmera de qualidade, ótima capacidade de armazenamento interno, versatilidade, agilidade na execução de aplicativos, enfim. Um excelente aparelho, do qual vale investir cada centavo. Eu tive a sorte de pegar essa belezura DE GRAÇA. Sério, gente. O M4 Aqua vale super a pena. Quem reclama do aparelho, simplesmente não teve sorte com o mesmo.
    A Sony tem ótimos aparelhos, mas, em contrapartida, seu suporte técnico é bastante falho. Se você tem um aparelho Sony, cuide bem. Se lhe faltar sorte, você terá uma dor de cabeça enorme com a assistência técnica.
    É só.

  13. #103
    Junior Member
    Membro desde
    Oct 2015
    Posts
    2
    Xperia M4 Aqua: Aparelho SENSACIONAL.Eu tinha um M2 Aqua, que também é um bom aparelho. Mas tive o azar de zoar a porta USB e deixar meu celular na assistência técnica por 28 dias. Retirei meu aparelho da assistência e, aparentemente estava tudo bem. 5 dias depois, aparece uma rachadura na imagem da tela. A tela tava com um problema muito estranho. A imagem do visor tava completamente distorcida. Mandei pra assistência técnica de novo. Quando estava prestes a completar os 28 dias, eu exigi que o aparelho fosse trocado. A Sony inicialmente me disse que o aparelho seria trocado por um Z2, o que já tinha me deixado bastante feliz. Os dias foram passando, eu contatava a central da Sony e, nenhuma informação foi passada. Dois meses se passaram, eu estava no meu limite. Liguei na central e, com "sangue nos olhos", xinguei a atendente de todos os palavrões que vocês já escutaram, e alguns que vocês nunca escutaram, enfim. Pedi pra ela chamar a supervisora dela. A supervisora foi super indiferente, fazendo com que eu me irritasse de verdade. Me acalmei e liguei de novo. O outro atendente foi super competente e me explicou que havia uma divergência na numeração dos IMEIs. Ele encaminhou um e-mail pra supervisão dele detalhando todo o ocorrido. Alguns dias depois, a Sony me liga de novo, avisando que meu M2 Aqua seria trocado por um M4 Aqua. No dia 10/08/2015, meu pai retirou o celular na assistência técnica. Ganhei de graça, um aparelho infinitamente superior ao meu modelo anterior, mais caro, mais bonito, mais tecnológico, uma perfeição. Eu levei um grande susto ao ativar o serviço MyXperia. O aparelho bloqueou completamente. Mas aí, eu formatei meu aparelho e, o mesmo está VOANDO BAIXO. Desempenho maravilhoso, câmera de qualidade, ótima capacidade de armazenamento interno, versatilidade, agilidade na execução de aplicativos, enfim. Um excelente aparelho, do qual vale investir cada centavo. Eu tive a sorte de pegar essa belezura DE GRAÇA. Sério, gente. O M4 Aqua vale super a pena. Quem reclama do aparelho, simplesmente não teve sorte com o mesmo.A Sony tem ótimos aparelhos, mas, em contrapartida, seu suporte técnico é bastante falho. Se você tem um aparelho Sony, cuide bem. Se lhe faltar sorte, você terá uma dor de cabeça enorme com a assistência técnica.É só.

  14. #104
    Junior Member
    Membro desde
    Dec 2015
    Posts
    2
    Amigo, seu comentário já tem um mês e por isso, vc até já pode ter se adiantado em matéria de solução do problema.Acabei de adquirir o M4 aqua E2306. Acabei mesmo (tirei da loja ontem). Tive um Sony intermediário e gostava muito dele. Não sei o que vai ser deste.

    A Sony ainda não pode ser comparada como empresa top na linha de celulares mas creia, vai chegar lá. Já se equipara à LG e não vai demorar para ficar bem próxima da Motorola.

    De qualquer forma, o Sony mais pereba que já lançaram foi o E1, uma perereca desmemoriada que se vc clicar no ícone do navegador ele comete suicídio.

    E aí é que vem o motivo do meu comentário - ele foi para a assistência técnica e pedi imediatamente a devolução do dinheiro. Me informaram que para apenas uma entrada para reparos, não era possível mas se o aparelho voltasse, configurando vício de fábrica, eles avaliariam sim a devolução do valor pago.

    E devolveram. E o fizeram sem qualquer desconto. Com o dinheiro, fui atrás de um LG que hoje funciona como segundo aparelho e o comprei sem colocar mais dinheiro nenhum. Devolvem sim o dinheiro. Dá trabalho, vc tem que procurar o órgão responsável e tentar falar com supervisores de atendimento mas o cheque é certo - vem em forma de ordem de pagamento para o Banco do Brasil.

    Espero ter sido esclarecedor.

  15. #105
    Junior Member
    Membro desde
    Dec 2015
    Posts
    2
    Quote Originally Posted by troianbell View Post
    GENTE FUJAM DA SONY... SERIOcomprei um aparelho xperia sp, apos tres meses de uso o celular morreu, enviei p a assistencia e depois de quase tres meses sem celular eles me enviaram um sony xperia m4 aqua. Eu achei que meus problemas tinham acabado... No segundo ou terceiro dia de uso o som come?ou a dar problema, falhando, at? que em uma semana de uso ele parou de pegar de vez... com duas semanas de uso come?ou a aparecer umas linhas na tela do celular e n?o sairam mais... Com tr?s meses de uso (na semana passada) ele apagou de novo. Vou tentar pedir meu dinheiro de volta. Sem falar que o celular esquenta muito e bateria n?o dura tanto como prometido
    Ol? amigo.



    Seu coment?rio j? tem um m?s e por isso, vc pode
    at? j? ter se adiantado em mat?ria de solu??o do problema.

    Acabei de adquirir o M4 aqua E2306. Acabei mesmo
    (tirei da loja ontem). Tive um Sony intermedi?rio (n?o lembro do modelo) e
    gostava muito dele. N?o sei o que vai ser deste.



    A Sony
    ainda n?o pode ser comparada com empresas top na linha de celulares mas creia,
    vai chegar l?. J? se equipara ? LG e n?o vai demorar para ficar bem pr?xima da
    Motorola.



    De
    qualquer forma, o Sony mais pereba que j? lan?aram foi o E1, uma perereca
    desmemoriada que se vc clicar no ?cone do navegador ele comete suic?dio t?cnico
    (trava, apaga e tem que ir para o t?cnico).



    E a? ?
    que vem o motivo do meu coment?rio - ele foi para a assist?ncia t?cnica e pedi
    imediatamente a devolu??o do dinheiro. Me informaram que por apenas uma entrada
    para reparos, n?o era poss?vel reaver o valor pago mas que se o aparelho
    voltasse uma segunda vez para l?, configurando v?cio de f?brica, eles
    avaliariam sim a devolu??o do dinheiro.



    E
    devolveram. E o fizeram sem qualquer desconto. Com o dinheiro, fui atr?s de um
    LG que hoje funciona como meu segundo aparelho e o comprei sem colocar mais
    dinheiro nenhum. Devolvem sim o dinheiro. D? trabalho, vc tem que procurar o
    ?rg?o respons?vel e tentar falar com supervisores mas o cheque ? certo - vem em
    forma de ordem de pagamento para o Banco do Brasil.



    Espero
    ter sido esclarecedor.

  16. #106
    Junior Member
    Membro desde
    Dec 2015
    Posts
    1
    A sony nunca vai chegar aos pés da LG. Consulta o site do reclame aqui.

  17. #107
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    8
    Quote Originally Posted by troianbell View Post
    GENTE FUJAM DA SONY... SERIOcomprei um aparelho xperia sp, apos tres meses de uso o celular morreu, enviei p a assistencia e depois de quase tres meses sem celular eles me enviaram um sony xperia m4 aqua. Eu achei que meus problemas tinham acabado... No segundo ou terceiro dia de uso o som começou a dar problema, falhando, até que em uma semana de uso ele parou de pegar de vez... com duas semanas de uso começou a aparecer umas linhas na tela do celular e não sairam mais... Com três meses de uso (na semana passada) ele apagou de novo. Vou tentar pedir meu dinheiro de volta. Sem falar que o celular esquenta muito e bateria não dura tanto como prometido
    A Sony é um lixo mesmo!

  18. #108
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    8
    Quote Originally Posted by GamaCaio95 View Post
    Xperia M4 Aqua: Aparelho SENSACIONAL.
    Eu tinha um M2 Aqua, que também é um bom aparelho. Mas tive o azar de zoar a porta USB e deixar meu celular na assistência técnica por 28 dias. Retirei meu aparelho da assistência e, aparentemente estava tudo bem. 5 dias depois, aparece uma rachadura na imagem da tela. A tela tava com um problema muito estranho. A imagem do visor tava completamente distorcida. Mandei pra assistência técnica de novo. Quando estava prestes a completar os 28 dias, eu exigi que o aparelho fosse trocado. A Sony inicialmente me disse que o aparelho seria trocado por um Z2, o que já tinha me deixado bastante feliz. Os dias foram passando, eu contatava a central da Sony e, nenhuma informação foi passada. Dois meses se passaram, eu estava no meu limite. Liguei na central e, com "sangue nos olhos", xinguei a atendente de todos os palavrões que vocês já escutaram, e alguns que vocês nunca escutaram, enfim. Pedi pra ela chamar a supervisora dela. A supervisora foi super indiferente, fazendo com que eu me irritasse de verdade. Me acalmei e liguei de novo. O outro atendente foi super competente e me explicou que havia uma divergência na numeração dos IMEIs. Ele encaminhou um e-mail pra supervisão dele detalhando todo o ocorrido. Alguns dias depois, a Sony me liga de novo, avisando que meu M2 Aqua seria trocado por um M4 Aqua. No dia 10/08/2015, meu pai retirou o celular na assistência técnica. Ganhei de graça, um aparelho infinitamente superior ao meu modelo anterior, mais caro, mais bonito, mais tecnológico, uma perfeição. Eu levei um grande susto ao ativar o serviço MyXperia. O aparelho bloqueou completamente. Mas aí, eu formatei meu aparelho e, o mesmo está VOANDO BAIXO. Desempenho maravilhoso, câmera de qualidade, ótima capacidade de armazenamento interno, versatilidade, agilidade na execução de aplicativos, enfim. Um excelente aparelho, do qual vale investir cada centavo. Eu tive a sorte de pegar essa belezura DE GRAÇA. Sério, gente. O M4 Aqua vale super a pena. Quem reclama do aparelho, simplesmente não teve sorte com o mesmo.
    A Sony tem ótimos aparelhos, mas, em contrapartida, seu suporte técnico é bastante falho. Se você tem um aparelho Sony, cuide bem. Se lhe faltar sorte, você terá uma dor de cabeça enorme com a assistência técnica.
    É só.
    A Sony é um lixo mesmo!

  19. #109
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    8
    A Sony é um lixo mesmo!
    Last edited by Fabricio_Keitel; 12-05-2015 at 03:42 AM. Reason: A Sony é um lixo mesmo!

  20. #110
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    8
    Quote Originally Posted by GamaCaio95 View Post
    Xperia M4 Aqua: Aparelho SENSACIONAL.Eu tinha um M2 Aqua, que também é um bom aparelho. Mas tive o azar de zoar a porta USB e deixar meu celular na assistência técnica por 28 dias. Retirei meu aparelho da assistência e, aparentemente estava tudo bem. 5 dias depois, aparece uma rachadura na imagem da tela. A tela tava com um problema muito estranho. A imagem do visor tava completamente distorcida. Mandei pra assistência técnica de novo. Quando estava prestes a completar os 28 dias, eu exigi que o aparelho fosse trocado. A Sony inicialmente me disse que o aparelho seria trocado por um Z2, o que já tinha me deixado bastante feliz. Os dias foram passando, eu contatava a central da Sony e, nenhuma informação foi passada. Dois meses se passaram, eu estava no meu limite. Liguei na central e, com "sangue nos olhos", xinguei a atendente de todos os palavrões que vocês já escutaram, e alguns que vocês nunca escutaram, enfim. Pedi pra ela chamar a supervisora dela. A supervisora foi super indiferente, fazendo com que eu me irritasse de verdade. Me acalmei e liguei de novo. O outro atendente foi super competente e me explicou que havia uma divergência na numeração dos IMEIs. Ele encaminhou um e-mail pra supervisão dele detalhando todo o ocorrido. Alguns dias depois, a Sony me liga de novo, avisando que meu M2 Aqua seria trocado por um M4 Aqua. No dia 10/08/2015, meu pai retirou o celular na assistência técnica. Ganhei de graça, um aparelho infinitamente superior ao meu modelo anterior, mais caro, mais bonito, mais tecnológico, uma perfeição. Eu levei um grande susto ao ativar o serviço MyXperia. O aparelho bloqueou completamente. Mas aí, eu formatei meu aparelho e, o mesmo está VOANDO BAIXO. Desempenho maravilhoso, câmera de qualidade, ótima capacidade de armazenamento interno, versatilidade, agilidade na execução de aplicativos, enfim. Um excelente aparelho, do qual vale investir cada centavo. Eu tive a sorte de pegar essa belezura DE GRAÇA. Sério, gente. O M4 Aqua vale super a pena. Quem reclama do aparelho, simplesmente não teve sorte com o mesmo.A Sony tem ótimos aparelhos, mas, em contrapartida, seu suporte técnico é bastante falho. Se você tem um aparelho Sony, cuide bem. Se lhe faltar sorte, você terá uma dor de cabeça enorme com a assistência técnica.É só.
    A Sony é um lixo mesmo!

  21. #111
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    8
    Quote Originally Posted by Marcos-Rio View Post
    Amigo, seu comentário já tem um mês e por isso, vc até já pode ter se adiantado em matéria de solução do problema.Acabei de adquirir o M4 aqua E2306. Acabei mesmo (tirei da loja ontem). Tive um Sony intermediário e gostava muito dele. Não sei o que vai ser deste.

    A Sony ainda não pode ser comparada como empresa top na linha de celulares mas creia, vai chegar lá. Já se equipara à LG e não vai demorar para ficar bem próxima da Motorola.

    De qualquer forma, o Sony mais pereba que já lançaram foi o E1, uma perereca desmemoriada que se vc clicar no ícone do navegador ele comete suicídio.

    E aí é que vem o motivo do meu comentário - ele foi para a assistência técnica e pedi imediatamente a devolução do dinheiro. Me informaram que para apenas uma entrada para reparos, não era possível mas se o aparelho voltasse, configurando vício de fábrica, eles avaliariam sim a devolução do valor pago.

    E devolveram. E o fizeram sem qualquer desconto. Com o dinheiro, fui atrás de um LG que hoje funciona como segundo aparelho e o comprei sem colocar mais dinheiro nenhum. Devolvem sim o dinheiro. Dá trabalho, vc tem que procurar o órgão responsável e tentar falar com supervisores de atendimento mas o cheque é certo - vem em forma de ordem de pagamento para o Banco do Brasil.

    Espero ter sido esclarecedor.
    Na verdade a Sony é um lixo mesmo!

  22. #112
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    19
    Por qual motivo? Já usou algum dos celulares de empresa? Se usou, era um de entrada, intermediário ou top?

  23. #113
    Junior Member
    Membro desde
    Dec 2015
    Posts
    2
    O unico lixo aq é vc, que n ta falando nd q interece a ninguem.

  24. #114
    Junior Member
    Membro desde
    Dec 2015
    Posts
    2
    Quote Originally Posted by Fabricio_Keitel View Post
    Na verdade a Sony é um lixo mesmo!
    O unico lixo aq é vc, q n ta falando nd q interece a ninguem!!!!

  25. #115
    Alguém pode me responder se a câmera a noite é boa do m4aqua?

  26. #116
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    19
    Como resolver o superaquecimento do M4 Aqua?

  27. #117
    Junior Member
    Membro desde
    Jan 2016
    Posts
    1
    Quote Originally Posted by MaffOenn View Post
    Como resolver o superaquecimento do M4 Aqua?
    coloca na água

  28. #118
    Junior Member
    Membro desde
    Jan 2016
    Posts
    2
    Realmente uma porcaria lento, aquece, trava e desliga..... Decepcionada com a Sony e estou a procura de autorizada na minha cidade e não encontro. Já mandei emails e até agora sem resultado.

  29. #119
    Junior Member
    Membro desde
    Jan 2016
    Posts
    2
    Realmente uma porcaria lento, aquece, trava e desliga..... Decepcionada com a Sony e estou a procura de autorizada na minha cidade e não encontro. Já mandei emails e até agora sem resultado.

  30. #120
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2015
    Posts
    1
    Quote Originally Posted by danifrezza View Post
    Realmente uma porcaria lento, aquece, trava e desliga..... Decepcionada com a Sony e estou a procura de autorizada na minha cidade e não encontro. Já mandei emails e até agora sem resultado.
    Bom dia, acho que seu celular esta com defeito o meu esquenta mais nao e muito, mas nao trava e muito menos desliga, e roda jogos pesado tudo normal, roda qualquer jogo da play store. Acho que seu aparelho esta com algum problema. Atualizei ele hoje para a nova versao vamos ver oq vai mudar dizem que ia minimizar o problema de esquentar