Projeto apresentado por políticos de direita. O que era ruim vai ficar pior.

Resultados de 1 a 28 de 28
-
05-29-2025, 10:15 AM #1
- Membro desde
- Apr 2013
- Posts
- 206,785
Câmara aprova lei que pode acabar com monopólio e privatizar os Correios
Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tira o monopólio dos Correios e prevê a sua privatização.
05-29-2025, 06:53 AM #2
- Membro desde
- Feb 2020
- Posts
- 397
05-29-2025, 07:09 AM #3
- Membro desde
- Apr 2020
- Posts
- 2,188
05-29-2025, 07:09 AM #4
- Membro desde
- Apr 2020
- Posts
- 2,188
05-29-2025, 08:38 AM #5Eu não usava os Correios há muitos anos... Recentemente precisei receber uma encomenda, e pedi para a pessoa me enviar via SEDEX, não foi tão caro como imaginei.Porém, alegaram "carteiro não recebido" nas 2 tentativas de entrega, mesmo com portaria 24hrs. Antes da 3ª tentativa, aparece como "objeto perdido"... Lixo de empresa, liga no SAC e não resolvem nada, vou na agência física e não resolvem nada! Por mim, poderia fechar essa jóssa.
05-29-2025, 09:29 AM #6Lei para algo que ja existe? Como assim??
Correio so tem monopolio de carta...de resto o mercado é aberto
05-29-2025, 09:44 AM #7
- Membro desde
- Sep 2016
- Posts
- 64
não foi essa deputada que foi chamada de burra por um professor de Direito da UnB?
05-29-2025, 09:50 AM #8
- Membro desde
- Feb 2020
- Posts
- 397
05-29-2025, 10:13 AM #9
- Membro desde
- Sep 2019
- Posts
- 2,110
PRIVATIAÇÃO É O CAMINHO PARA O BRASIL ANDAR
05-29-2025, 10:34 AM #10Mas os Correios já não possui monopólio há muito tempo, hoje as empresas de comércios digitais oferecem várias empresas para o cliente escolher quem eles querem que entreguem seus produtos. Único monopólio que os Correios tem é correspondências de cartas, telegramas e etc, já que a constituição deixa claro que precisa ser dos Correios por quê muitas cartas possuem dados sigilosos e empresa privada não é mestra em cuidar disso, pois vire e mexe vaza dados de clientes em sua maioria de empresas privadas. Outro pequeno detalhe, empresa privada só atua em lugares que elas possuem lucros, acha mesmo que privatizando os correios, cidades pequenas, longe ou mesmo povoados onde os Correios atuam, se for privatizada, a empresa privada vai querer gastar grana nestes lugares? Não irá, nos Estados Unidos eles entregaram as entregas comerciais para o setor privado, mas correspondências comuns não, não é atôa que o Fedex que o único que faz entregas de correspondência e mercadorias em lugares onde as empresas privadas não atuam, pois para elas isso não gera lucro.
05-29-2025, 10:34 AM #11
05-29-2025, 10:35 AM #12
- Membro desde
- Aug 2021
- Posts
- 195
Tomara, um cabide de empregos a menos para povo ter que sustentar!
05-29-2025, 10:35 AM #13
05-29-2025, 10:36 AM #14Cabide de emprego para o povo sustentar, o Correios é auto suficiente, o problema do brasileiro é sua ignorância latente, os Correios fatura prestando serviços meu jovem, e assim paga seus funcionários, os Correios não recebem um real dos nossos impostos para pagar funcionários e etc. Deveria saber disso, mas devo imaginar que ler não seja o seu forte.
05-29-2025, 10:38 AM #15Aham, veja ai os Estados Unidos com tudo privatizado perdendo o comércio para a China onde as maiores empresas de tecnologia possuem estatais atuando a todo vapor, enquanto isso as empresas dos Estados Unidos não consegue competir pois elas não querem investir, gastar dinheiro em novas pesquisas e assim desenvolver novos produtos e é por isso que os Estados Unidos esta decaindo mais e mais e perdendo indústria, enquanto a China investe cada vez mais muito bilhões de dólares tanto em sua indústrias estatais quanto privadas e mesmo assim a indústria privada da China apesar de visar lucro, ela sabe que preços baratos mantém elas muito mais competitivas do que aumentar os preços com a ideia que é bom vender menos porém caro, é por isso que a indústria ocidental esta em falência.
05-29-2025, 10:41 AM #16O problema que esta mulher ai que defendeu em uma entrevista os ataques misóginos que a Ministra do Meio Ambiente sofreu, basicamente ela passou pano. Se fosse com ela, estaria fazendo vídeos atacando quem tratou ela como inferior, mas como não foi e lembrando que a Constituição do Brasil proíbe que empresa privada trate de assuntos pessoais, cartas, telegramas e etc, empresa privada não pode atuar, igual nos Estados Unidos, lá também não pode, por isso o Fedex continua funcionando, sem mencionar que empresa privada não vai atuar em lugares os quais não geram lucros para eles, mas vai tentar dizer isso para esta deputada e o deputado que no passado provocou a morte de uma pessoa dirigindo embriagado.
05-29-2025, 11:01 AM #17
- Membro desde
- Sep 2017
- Posts
- 424
Um dos grandes erros do Bolsonaro foi não ter privatizado os Correios... Depois do assalto ao Postalis praticado nos governos do PT, Lula voltou pra finalizar o que não conseguiu terminar. E tem gente que ainda é contra a privatização, deve ser da turma da mamata, entranhada em todas as estatais
05-29-2025, 11:04 AM #18
05-29-2025, 11:38 AM #19"O monopólio é fundamental para garantir que o serviço dos Correios chegue a todas as regiões do Brasil," resumindo: Manter o emprego de muitos camisa vermelha.
05-29-2025, 11:50 AM #20eu sou nesse caso no equilíbrio das coisas, realmente privatizar é a chave, mas os correios não deve perder a essência de ajudar os necessitados, mas é claro, deve comprovar a hipossuficiência, é um caso complexo que não entendo muito, mas com a situação que está, precisa sim ser privatizado.
05-29-2025, 11:56 AM #21
05-29-2025, 01:09 PM #22
- Membro desde
- Dec 2022
- Posts
- 36
Privatiza logo essa porcaria
05-29-2025, 01:32 PM #23
05-29-2025, 01:40 PM #24Conversa fiada, faz tempo que não entrega em área remota tipo vilas, a pessoa tem de buscar na agência mais próxima
05-29-2025, 03:50 PM #25Interessante...
Vamos fazer uma postagem sem viés politicagem....
O debate reflete a tensão entre liberalização econômica e a preservação de serviços públicos. A aprovação do projeto pode transformar o setor postal brasileiro, mas sua implementação dependerá da regulamentação e da capacidade de garantir a universalização dos serviços, como previsto no período de transição. A oposição, liderada pela FINDECT, indica resistência significativa, com potencial para mobilização social e política.
Temos duas perspectiva, resumindo:
- Perspectiva Favorável (Câmara): O projeto é defendido por parlamentares como uma modernização necessária, argumentando que o modelo atual dos Correios é obsoleto, deficitário e incapaz de competir sem investimentos privados. A abertura do mercado é vista como uma forma de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços, seguindo uma tendência global. A manutenção de uma ação especial pelo governo busca equilibrar a privatização com algum controle estatal.
- Perspectiva Contrária (FINDECT): Os sindicatos veem o projeto como uma ameaça à função social dos Correios, que garante acesso universal a serviços postais, especialmente em áreas menos rentáveis. A quebra do monopólio é percebida como um passo para a privatização total, com riscos de exclusão de populações vulneráveis e precarização do trabalho.
Enfim, a situação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é complexa, com desafios estruturais, financeiros e administrativos que geram debates sobre qual seria a melhor solução para sua sustentabilidade e eficiência. Com base nas informações disponíveis na web, incluindo análises de especialistas, relatórios e opiniões públicas, as principais propostas para enfrentar problemas como o uso da empresa como "cabide de empregos" e a percepção de má gestão governamental podem ser resumidas em algumas abordagens principais:
1. Manutenção como Empresa Pública com Reforma Administrativa
2. Privatização Total ou Parcial
3. Modelo Híbrido (Sociedade de Economia Mista com Parcerias Público-Privadas)
4. Reestruturação com Foco em Descentralização e Tecnologia
Os problemas da CORREIOS, como o uso como "cabide de empregos" e a percepção de má gestão governamental, decorrem de fatores como indicações políticas, falta de transparência e baixa modernização. A melhor solução deve equilibrar a função social da ECT (universalização dos serviços postais) com a necessidade de eficiência e sustentabilidade financeira.
Vemos que a reforma administrativa com descentralização e tecnologia parece a abordagem mais promissora no curto e médio prazo. Essa estratégia mantém a ECT pública, preservando sua função social, enquanto combate ineficiências por meio de gestão técnica, redução de cargos comissionados e investimentos em logística e e-commerce. A descentralização, como sugerido pela FINDECT, pode melhorar a responsividade regional, enquanto a modernização tecnológica alinha a ECT às demandas do mercado.
Outra coisa, a privatização é uma solução atraente para liberais, mas os riscos de exclusão de áreas remotas e precarização do trabalho exigem uma regulação robusta, que pode ser difícil de implementar.
Já no modelo híbrido é um meio-termo, mas a experiência da CorreiosPar sugere que parcerias mal planejadas podem drenar recursos sem resultados claros.
Passos De Fatos Concretos para resolver os problemas:
Auditoria e transparência: Realizar auditorias independentes para identificar e eliminar cargos comissionados desnecessários e investigar escândalos como Postalis e Postal Saúde.
Seleção técnica: Estabelecer critérios rigorosos para nomeação de diretores, priorizando competência em vez de indicações políticas.
Investimento em tecnologia: Redirecionar recursos para modernizar a logística, focando no e-commerce, que representa a maior parcela do faturamento.
Descentralização: Dar autonomia às diretorias regionais para decisões operacionais, reduzindo a burocracia centralizada.
Diálogo com trabalhadores: Envolver sindicatos em negociações transparentes para evitar greves e garantir apoio às reformas.
A manutenção da Correios como empresa pública, com uma reforma administrativa focada em profissionalização, descentralização e tecnologia, é a solução mais viável para combater o "cabide de empregos" e a má gestão, preservando sua relevância social e econômica. A privatização, embora atraente para alguns, exige cuidados para não comprometer a universalização dos serviços, enquanto o modelo híbrido requer planejamento rigoroso para evitar desperdícios. A implementação dessas mudanças depende de vontade política e cooperação entre governo, trabalhadores e sociedade.
05-29-2025, 11:29 PM #26
- Membro desde
- Sep 2022
- Posts
- 392
05-29-2025, 11:29 PM #27
- Membro desde
- Sep 2022
- Posts
- 392
06-03-2025, 12:55 PM #28
- Membro desde
- May 2022
- Posts
- 311
Porém o mito fez os correios trabalharem direito e conseguiu recuperar a empresa. Aí veio o governo do amor e voltou a acabar com empresa.
E o pior é ver os funcionários da empresa ainda defendendo quem roubou o fundo de pensão deles e odiando quem recuperou a empresa.