Ola amigos de fórum bom dia!

Primeiramente o que causa travamentos, lags ou bugs no aparelho? Seria o software ou o hardware?

Com essas perguntas inicio o relato do meu calvário nessas ultimas semanas. Possuo um lumia 720 a algum tempo nunca tive o que reclamar do aparelho sempre funcionou perfeitamente bem. Ate algumas semanas atrás quando o mesmo começou a dar alguns pequenos engasgos ate ai tudo bem pensei que poderia estar “pesado” devido ao uso corriqueiro não dei tanta importância ate quando ele realmente resolveu travar mesmo algumas vezes tinha que apelar para o soft reset para poder voltar ao normal porem os travamentos mais cedo ou mais tarde apareciam novamente pensei comigo que um hard reset funcionaria fiz as devidas precauções esse primeiro reset que fiz tentei pela combinação das teclas porem deu errado e tive que instalar a rom novamente configurei ele do zero sem usar o backup das configurações funcionou certinho nos primeiros dias mas ai apareceram os lags e travadas mais uma vez fiz mais uma vez o reset incluindo formatando o sd que aparecia aquela mensagem de erro restaurei o backup e mais uma vez deu certo sem travar nos primeiros dias só que assim como Jason ou Freddy Krueger os problemas voltaram piores. Como já esta muito grande o texto vou falar como esta a situação hoje quando resolvi escrever aqui. Meu celular virou um peso de papel em cima da mesa não consigo usá-lo de forma alguma as travadas estão de uma forma que nem desbloquear ele eu consigo olha não sei mais o que fazer gosto do aparelho e quero ficar ainda com ele, pois não tenho no momento condições de compra outro. Desculpe se ficou muito extenso o relato e agradeço qualquer ajuda que venham a me dar.