LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: câmera do Galaxy S9 Plus vence por pouco o iPhone X, Note 8 e Pixel 2 XL

11 de abril de 2018 53

Câmera reimaginada do Galaxy S9 Plus enfrenta rivais de peso, mas de geração passada. Isso aumenta a responsabilidade para a Samsung apresentar um resultado muito superior na nova geração, contra os rivais Galaxy Note 8 da própria marca, iPhone X da Apple e o Pixel 2 XL da Google. Mas não é o que vemos neste comparativo com votação cega, nem em nossa análise extra, como demonstrada no vídeo publicado em nosso canal.

Galaxy S9 Plus Galaxy Note 8 iPhone X Pixel 2 XL
Resolução máxima 12 MP 12 MP 12 MP 12 MP
Abertura f/1.5 + f/2.4 f/1.7 + f/2.4 f/1.8 + f/2.4 f/1.8
Tamanho do sensor 1/2.55" 1/2.6" 1/2.0" 1/2.6"
Tamanho do pixel 1.4 + 1 µm 1.4 + 1 µm 1.25 µm 1.4 µm
Distância focal 26 mm 26 mm 28 mm 27 mm
Câmera frontal 8 MP
f/1.7
8 MP
f/1.7
7 MP
f/2.2
8 MP
f/2.4

Recordamos que os dados EXIF de cada arquivo foi removido, buscando evitar favorecimento por parte dos leitores ou da equipe do TudoCelular – participantes da votação cega. Todas as capturas foram realizadas com os apps de câmera no modo automático, com as configurações no padrão de fábrica, incluindo HDR ou embelezamento de rosto.

Agora descubra a ordem dos aparelhos usados no teste:

70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
74.8 x 162.5 x 8.6 mm
6.3 polegadas - 2960x1440 px
76.2 x 157.5 x 7.6 mm
6 polegadas - 2880x1440 px
73.8 x 158.1 x 8.5 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Agora que as explicações básicas foram dadas, confira os resultados!

Foto 1 - Modo retrato

Nós iniciamos o comparativo com um dos recursos mais apreciados atualmente nos smartphones top de linha, o modo retrato, que desfoca o plano de fundo para dar mais destaque ao objeto enquadrado. Aqui vemos o Pixel 2 XL levar a primeira posição por conta de uma imagem mais equilibrada, sem estourar o céu atrás da modelo.

O S9 Plus ficou em segundo apresentando uma imagem mais clara e com cores mais próximas do real, segundo seguido pelo iPhone X. O Note 8 não conseguiu de forma alguma regular a exposição para capturar a modelo com o mínimo aceitável de luz, mesmo após quatro tentativas de disparos.

Foto 2 - Contraste

Na segunda imagem, sob a sombra, o iPhone X trabalhou mais na exposição para um resultado mais claro e levou a melhor. O Pixel XL aqui assume a segunda posição, sendo seguido pelo S9 Plus.

Foto 3 - Diurna sob a sombra

Aqui temos a demonstração de em certos cenários as lentes com abertura de f/1.5 e f/1.7 do S9 Plus e Note 8, respectivamente, podem fazer grande diferença, garantido mais passagem de luz e imagens mais claras mesmo que capturadas sob a sombra. O iPhone X fica em terceiro, com o smartphone da Google em último.

Foto 4 - Com sol e sombra

Na quarta imagem as cores mais quentes e tão comuns nos smartphones da Apple, garantiram a maior quantidade de votos, deixando a segunda posição para o Note 8, que vem seguido de perto pelo S9 Plus.

Foto 5 - Tempo nublado e detalhes distantes

Em uma captura com dia nublado o S9 Plus garantiu a primeira posição ao oferecer bom balanço entre exposição e saturação. O iPhone X fica em segundo mostrando que a briga está realmente entre os dois modelos. O Note 8 ficou em terceiro com o Pixel 2 XL mais uma vez em último.

Foto 6 - Contra o sol / HDR

Em mais uma foto difícil, contra o sol e requerendo um bom trabalho do HDR, o Galaxy S9 Plus ficou em terceiro na votação cega apesar da imagem com melhor exposição (mais uma vez graças à abertura f/1.5), possivelmente pelo nível menor de saturação (tão apreciada em tempos de redes sociais). De qualquer forma essa qualidade foi considerada no resultado final (casando com os votos dos leitores), apesar dos números totais com votação da equipe do TudoCelular.

O apreço por saturação fica claro na vitória da captura do Note 8, seguido pelo iPhone X. O Pixel 2 XL já se revela limitado a disputar qualidade apenas em alguns cenários específicos.

Foto 7 - Diferentes pontos de foco

Na sétima imagem o iPhone X entregou maior exposição, mas perdeu por pouco para o S9 Plus e sua captura com melhor contraste e cores um pouco mais frias. O Note 8 ficou em terceiro por muito pouco, enquanto o Pixel 2 XL ficou bem atrás com uma imagem bastante escura.

Foto 8 - Selfie diurna

Sélfies também são muito populares nesses tempos de mídias sociais como o Instagram, e aqui temos uma escadinha na exata ordem da galeria, com o iPhone X em primeiro e o S9 Plus em último prejudicado pelo nível de nitidez. Mas é preciso observar algo que é notório em todos os comparativos com dispositivos Samsung, o efeito embelezador que torna a pessoa muito artificial, além disso, nessa captura em especial, o céu atrás ficou estourado com as câmeras frontais dos dois dispositivos Samsung.

Foto 9 - Cores neutras

Em uma captura de cores neutras os dispositivos Samsung ficaram entre o estouro de branco (Note 8) e cores quentes exageradas. O Pixel 2 XL foi o que apresentou a imagem com cores mais fieis, mas perdeu para o iPhone X e seu melhor nível de nitidez.

Foto 10 - Anoitecer

Agora entramos nas reais provas de fogo, com capturas em baixa iluminação ambiente. Em uma foto do anoitecer, mais uma vez os sensores com melhor abertura (Note 8 e S9 Plus) dividem as primeiras posições, com o Pixel 2 XL em segundo e o iPhone X em último.

Foto 11 - Noturna

Em mais uma captura com pouca iluminação o Note 8 rouba a cena com nível de nitidez e contraste superior, o iPhone X ficou em segundo com uma imagem mais clara e o Galaxy S9 Plus em um decepcionante terceiro lugar.

Foto 12 - Noturna com zoom de 2x

Mas o que dizer quando aplicamos um zoom de 2x? A lente dupla do S9 Plus rouba a cena, sendo seguido de perto pelo Note 8. iPhone X e Pixel 2 XL dividem a terceira posição com imagens carentes de nitidez.

Foto 13 - Selfie modo retrato

Mais uma vez temos o modo retrato em cena, agora com a câmera frontal. O Note 8 na terceira posição e S9 Plus em último pelo mesmo motivo da sélfie diurna, imagens muito artificiais. O título aqui fica com o Pixel 2 XL pelo nível de detalhes, com o iPhone X em segundo.

Foto 14 - Selfie noturna

A penúltima imagem é sélfie noturna, onde mais uma vez o Pixel 2 XL leva a melhor apesar da imagem um pouco mais escura que os rivais coreanos. Nas imagens do Note 8 e do S9 Plus vemos porque muitos brincam com as selfies dos smartphones Samsung, chamando de efeito boneco de cera.

Foto 15 - Macro

Finalmente, uma captura com a câmera muito próxima do objeto fotografado. Em modo macro o Pixel 2 XL exagerou na saturação e deixou o olho do boneco azul, o que lhe garantiu a última posição. Entre os demais temos a escadinha S9 Plus, Note 8 e iPhone X. O novo top de linha da Samsung foi novamente ajudado pela abertura f/1.5 que garantiu menos sombras e melhor qualidade na imagem.

Potência do flash

No gráfico acima, vemos que o flash mais potente é o do Google Pixel 2 XL que, em teoria, poderia garantir uma ajuda extra em ambientes com pouca iluminação. O iPhone X tem o segundo flash mais potente, seguido pelo Note 8. Mas no final das contas, o trabalho do aplicativo de câmera e o pós-processamento é que vão ditar se o flash mais potente será melhor ou pior.

  • iPhone X: 1242 (x100 lux)
  • Galaxy Note 8: 971 (x100 lux)
  • Pixel 2 XL: 1500 (x100 lux)
  • Galaxy S9 Plus: 964 (x100 lux)
Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final para o quesito fotos na votação cega:

  1. Apple iPhone X - 395
  2. Galaxy S9 Plus - 391
  3. Galaxy Note 8 - 371
  4. Pixel 2 XL - 343
Resultado parcial

Fotos

iPhone X e Galaxy S9 Plus são os grandes destaques em foto do comparativo. O novo smartphone da Samsung conseguiu boas capturas em situações adversas com sombra e pouca iluminação, além do bom modo retrato com a câmera traseira. Na câmera frontal o iPhone X leva a melhor por não forçar um efeito embelezador e artificial. A câmera reimaginada na traseira do S9 Plus foi traída pela frontal e os mesmos erros da linha Galaxy, entregando o título em fotos (pelo conjunto) para o o dispositivo da Apple.

O terceiro lugar fica com o Note 8, que apesar da dificuldade com o modo retrato em um local de sombra, manteve uma boa média nas demais capturas, excetuando a câmera frontal que sofre do mesmo mal do irmão S9 Plus. Finalmente temos o Pixel 2 XL em último, mas se destacando em sélfies com um nível de nitidez louvável, bem como no modo retrato e bom pós processamento para aplicação dos desfoques mesmo sem ajuda de uma câmera dupla na traseira.

Vídeos

Como nem só de fotos vivem as câmeras, também realizamos testes de gravação, e nesse caso em especial, todos com resolução 4K a 30fps, valendo lembrar que o S9 Plus grava a 60fps com tempo limite de 5 minutos, enquanto o iPhone X não possui limitação.

Imagem e áudio - Para vídeos com a câmera traseira em ambiente diurno bem iluminado e observando qualidade de imagem e de áudio, temos os quatro modelos com boa qualidade visual, mas quando o assunto é áudio o modo de gravação estéreo do S9 Plus e do Note 8 os colocam na frente. Não apenas isso, em gravações noturnas o novo smartphone coreano se sobressai (alguém disse f/1.5?), sendo acompanhado pelo Note 8 e o Pixel 2 XL. Em cenários noturnos o iPhone X peca gravemente com imagem bastante ruidosa.

Estabilização e foco - No foco automático os quatro dispositivos são muito rápidos e eficientes, mas na estabilização de imagem dois se destacam, em primeiro o Pixel 2 XL, acompanhado do Galaxy S9 Plus.

Câmera frontal - A qualidade de gravação com a câmera frontal está melhor balanceada no iPhone X, que apesar de apresentar um resultado muito ruidoso em ambientes noturnos, a imagem é mais clara e permite perceber mais detalhes da gravação. O Galaxy S9 Plus fica em segundo com uma gravação diurna de melhor qualidade, enquanto peca bastante na captura com pouca iluminação. O Pixel 2 XL fica em terceiro, por não estourar o branco como o Note 8.

Conclusão e ranking geral

Em resumo, a melhor câmera para fotos e vídeos entre os modelos comparados é o Galaxy S9 Plus, mas por uma vantagem bem apertada em relação ao iPhone X. Podemos afirmar que o ponto fraco da "câmera reimaginada" é o sensor frontal, o que impediu de registrar um resultado mais expressivo e esperado para um lançamento de nova geração contra modelos de geração passada.

O iPhone X peca no áudio mono e sofre com uma abertura de lente que não permite maior entrada de luz em capturas com iluminação adversa. Mas ainda assim o modelo da Apple supera o Galaxy Note 8 com um resultado diferente do embate anterior entre os dois modelos, mas sem alguns dos testes aqui realizados, como por exemplo o modo retrato no qual o Note 8 falhou miseravelmente. Quanto ao Pixel 2 XL, temos uma câmera muito boa, principalmente para selfies e modo retrato, mas que falha algumas vezes no pós processamento, como vimos no modo macro com cores totalmente fora da realidade.

  1. Galaxy S9 Plus
  2. iPhone X
  3. Galaxy Note 8
  4. Google Pixel 2 XL

  • O Samsung Galaxy S9 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 2 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

53

Comentários

Resultados: câmera do Galaxy S9 Plus vence por pouco o iPhone X, Note 8 e Pixel 2 XL
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista