18 Maio 2018
Duas semanas atrás novas informações surgiram a respeito da nova interface do Gmail que a Google estava planejando implementar em um futuro próximo. Eis que agora a novidade finalmente foi apresentada oficialmente: o Gmail está mais simples, com elementos de Material Design, inteligência artificial e novos modos de segurança.
Inteligência artificial para e-mail
Definitivamente 2018 é o ano em que praticamente todas as ferramentas terão algum tipo de "inteligência artificial", que na verdade está mais próxima de ser aprendizado de máquina/machine learning do que uma "inteligência" em si, e não seria diferente neste novo Gmail.
Já implementada na versão mobile, agora as Respostas Inteligentes chegam também para a versão do Gmail no desktop. A Google afirma que mais de 10% das respostas de e-mails realizadas pelo smartphone são do recurso, sendo este mais um motivo para aplicar as Respostas Inteligentes na plataforma.
Modo confidencial
O novo modo confidencial adiciona recursos que permite ao remetente do e-mail poder selecionar um tempo de expiração para a mensagem que enviou. O e-mail pode ser enviado com uma data de validade, onde todo o conteúdo será apagado dependendo do tempo que a pessoa tiver estipulado.
Outra novidade está na forma de autenticação em dois fatores para e-mails, com a Google gerando código e enviando por SMS, garantindo maior segurança caso a mensagem possua informações confidenciais.
Agora com proteção IRM, os e-mails com essa opção aplicada não poderão ser enviados para outros endereços, não poderão ser baixados e nem mesmo será permitido capturar a tela do conteúdo. A Google afirma que estas novas funcionalidades vão "proteger seus dados mesmo que a conta de e-mail do destinatário tenha sido invadida."
Entre outras novidades estão melhorias implementadas para que você ter uma experiência melhor, mais rápida e ágil, com uma interface simples e implementada para que o usuário não precise clicar exageradamente.
Além disso os usuários agoram poderão utilizar o Modo Offline para quando estiverem longe de redes de dados ou sem conexão. É possível ler, escrever e responder e-mails mesmo sem internet, além de pesquisar por mensagens de até 90 dias atrás. Tudo isso graças ao caching local.
A repaginada do Gmail ainda está limitada ao site para desktop, com novos elementos de design, mas ainda seguindo muito o que já era proposto anteriormente. As implementações visuais são tímidas, mas necessárias, e os recursos também se mostram como mais diferenciais para a Google.
A novidade poderá ser acessadada por todos os usuários do Gmail, mas com alguns poréns. Inicialmente, as funcionalidades estarão disponíveis para usuários do G Suite, com uma opção de "Testar o novo Gmail" sendo mostrada nas configurações. Alguns usuários comuns também podem ter acesso à nova interface imediatamente, mas ainda de forma aleatória. A Google afirma que estará disponibilizando para todos "nas próximas semanas", então fique ligado!
Comentários