LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google I/O 2018: Android P e outras novidades que podemos esperar do evento

30 de abril de 2018 13

Falta apenas uma semana para o Google I/O 2018, evento que será destinado ao anúncio oficial do Android P. Google começou a enviar os convites para desenvolvedores ainda no começo de março, mas não chegou a especificar o que podemos ver entre os dias 8 e 10 de maio, além da próxima versão do robozinho.

Como acontece todos os anos, o foco do Google I/O está nos desenvolvedores, onde a gigante de Montain View apresenta as novas ferramentas para facilitar o desenvolvimento de apps e jogos para o Android. Mesmo assim podemos ter uma ideia do que isso impactará na vida dos usuários domésticos.

Android 9.0

Durante o evento, Google deve exibir as mudanças realizadas no Android para a versão 9, além de liberar a segunda prévia de teste para desenvolvedores. Entre as novidades esperamos ver os novos comandos por gestos e barra de navegação reformulada. A tela de recentes também deve mudar, agora com exibição de apps em rolagem horizontal e não mais na vertical.

O Android P também permitirá registrar o nível de volume de cada acessório Bluetooth conectado ao smartphone. Assim, ao ouvir músicas por uma caixa de som com volume alto, você não ficará surdo ao trocar para um fone de ouvido, por exemplo. O sistema entenderá qual dispositivo foi conectado ao telefone e lembrará o nível correto do volume.


Outra melhoria esperada na próxima versão do robozinho está nas notificações. Com o Oreo, o usuário pode adiar um lembrete por alguns minutos ou horas. Já com o Android P será possível adiar uma notificação baseada na localização. Assim, se você estiver no trabalho pode definir para ser lembrado novamente apenas quando chegar em casa, por exemplo.

Na primeira prévia testada pelo TudoCelular pudemos ter um vislumbre de como será a segunda geração do Material Design da Google. E podemos esperar ainda mais mudanças com a segunda versão de teste do sistema que será lançada em maio.

Android TV dongle

No início do mês vimos um misterioso dongle com Android TV passar por certificação no FCC. O dispositivo foi registrado pela fabricante Shenzhen SEI Robotics, mas traz no corpo do aparelho o logo da Google, o que levantou suspeitas de que o dongle levaria o sistema do robozinho oficialmente para TVs.

Após o encerramento do Nexus Player, é esperado que Google traga uma nova versão para o mercado. Há diversas empresas que apostam em dispositivos com Android TV, como o Nvidia Shield e Xiaomi Mi Box, mas ter um produto oficial e que entregue atualizações mais rápidas e sem modificações será essencial para a manutenção do sistema.

O que sabemos sobre este dongle com Android TV é que ele oferece conectividade HDMI 2.0A, chipset Amlogic S405X com processador quad-core e GPU Mali-450, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento. Esta configuração deve ser suficiente para entregar uma boa experiência com o robozinho em TVs.

Flutter

Em fevereiro, Google lançou a primeira beta do Flutter, uma nova ferramenta de desenvolvimento de apps integradas com Android e iOS. A novidade usa uma mesma engine e framework para garantir fácil desenvolvimento e alta compatibilidade entre o sistema móvel da empresa e o da sua rival Apple.

Podemos esperar ver novidades para esta ferramenta no Google I/O 2018, com o lançamento até de uma nova beta. Talvez a empresa também informe quando acontecerá a liberação da versão final, mas atualmente já é possível encontrar alguns aplicativos que usam a engine unificada, como o AdWorks.


É provável que todos os apps da Google sejam migrados para o Flutter, o que levará uma interface unificada para Android e iOS, além de garantir a mesma experiência independente do sistema escolhido pelo usuário.

O Flutter também pode ser integrado ao Fuchsia, sistema da empresa que unificará a experiência Android e PC, do qual vemos notícias há muito tempo. Acredita-se que este novo sistema decretará a morte do Android, mas não sabemos ainda quando isso acontecerá e como será feita a transição para o novo.

Talvez Google dê alguma luz sobre o Fuchsia no Google I/0 2018 quando falar sobre o Flutter.

Android Things

Outra novidade que Google vem trabalhando é o Android Things, que foi revelado inicialmente no final de 2016. O novo sistema é voltado para Internet das Coisas e permitirá integrar e controlar todos os dispositivos inteligentes em sua casa.

Atualmente é normal encontrar eletrônicos e eletrodomésticos com acesso à internet, trazendo um sistema operacional simples e muitas vezes cheio de falhas de segurança. Com o Android Things, Google pretende eliminar este problema ao entregar um sistema operacional para as fabricantes com atualizações constantes de segurança.


A diferença para o que temos atualmente no Android em smartphones é que no Android Things as fabricantes não poderão mexer no código. Assim, as atualizações serão liberadas diretamente pela Google. O que não apenas acelera as correções de falhas, mas garante que todos os dispositivos recebam os updates devidos.

Atualmente, o Android Things encontra-se em sua oitava versão de teste. Desta forma, podemos esperar que Google finalmente lance a versão final e comercial no Google I/O 2018. A partir daí, caberá apenas às fabricantes começarem a adotar a novidade para termos uma Internet das Coisas mais segura.

Outras novidades

Google reservará uma parte do evento para falar sobre o Android Auto, que não recebe novidades há algum tempo. Acredita-se que a empresa lançará uma nova versão do sistema e não apenas pequenas melhorias.

Além disso, a empresa deve dedicar alguns minutos para falar sobre o Google Photos, como sempre faz todos os anos. Entre outros serviços da empresa que deve ser melhorados. O TudoCelular acompanhá todas as novidades a serem reveladas entre os dias 8 e 10 de maio. Fique ligado aqui no site para ver o que a Google tem de interessante para 2018.


13

Comentários

Google I/O 2018: Android P e outras novidades que podemos esperar do evento
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista