LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo escuro finalmente chega de maneira nativa com o Android P, mas com um porém

09 de maio de 2018 8

Durante a Google I/O de ontem a Gigante das Buscas finalmente confirmou a liberação da nova versão de testes do Android 9 voltada para desenvolvedores com grandes mudanças realizadas na interface do sistema operacional, em especial a nova navegação por gestos. Mas outras novidades também estão presentes na Developer Preview 2, como o tão aguardado modo escuro!

A Google está implementando o modo escuro no Android 9 para que elementos tradicionais como as notificações, barra de ações, ícones e outros elementos que englobam o sistema da companhia deixe de utilizar o tradicional branco e cinza claro para aderir aos tons mais escuros.

Na Developer Preview 2 que já pode ser baixada pelos desenvolvedores e pessoas que estejam interessadas em testar o sistema antecipadamente, uma ferramente disponibilizada na Biblioteca de Suporte do Android contava com um função DiaNoite disponibilizado para que os desenvolvedores adotassem tais temas em seus aplicativos de forma mais fácil.

O curioso é que a opção MODE_NIGHT sempre era seguido pela opção _NO. Só que agora a Google finalmente permitiu que a alteração fosse realizada pelos desenvolvedores, adotando a novidade em toda a interface do sistema em uma opção dentro das configurações.

Como você pode ver no vídeo acima, são três opções pré-programadas para o Night mode: automático, que altera o modo dependendo da hora do dia, sempre ligado ou sempre desligado.

Apesar da existência deste modo, nenhum aplicativo nativo oferece o suporte para o modo escuro, por esse motivo não há como afirmar se a novidade será apresentada como um novo recurso do Android 9 P ou se será adiado para a próxima versão. Mas é interessante notar que a Google está aderindo às ideias dos usuários.

Mais novidades deverão aparecer nos próximos meses e ficaremos de olho quando uma atualização surgir indicando se o modo escuro vai, ou não, ser adicionado ao Android 9. Fique de olho!


8

Comentários

Modo escuro finalmente chega de maneira nativa com o Android P, mas com um porém
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista