LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo flutuante e resposta inteligente: APK do Gboard revela novidades que podem chegar em breve

18 de setembro de 2018 8

Após ter adicionado uma ferramenta capaz de oferecer sugestões de cards, stickers e GIFs em busca, o Google começou a demonstrar, através de um dos seus programas de testes, quais funcionalidades pode levar em um futuro próximo para o Gboard, o seu teclado virtual.

Segundo algumas linhas de código encontradas no pacote do app destinado ao Android, o famoso APK, que foi descompilado pelo site 9to5Google em buscas de dicas sobre quais funcionalidades a gigante de buscas trará, o teclado poderá contar com um modo flutuante, respostas inteligentes para notificações e até mesmo novos emoticons.

Teclado flutuante

Tendo aparecido apenas em dois dos aparelhos usados no teste pelo site, o teclado flutuante é apenas mais um modo de digitação, assim como existe a opção de digitar com apenas uma mão. De forma semelhante ao que acontece com o modo citado, quando a opção ficar disponível, os usuários poderão ativar a flutuação em um dos menus de configuração.

Uma vez ativado, o teclado, que até então era ancorado a barra inferior do Android, aparece em um formato um pouco menor em uma janela flutuante, podendo ser redimensionado ou movido através de uma opção localizada na parte inferior. Ao continuar usando o sistema, o módulo flutuante ganha transparência, permitindo que o usuário veja o conteúdo através dele.

Respostas inteligentes para notificações

Partindo para as funcionalidades um pouco mais internas e menos visuais, de acordo com algumas linhas de código encontradas, o Google voltou a trabalhar nas respostas inteligentes, algo presente em outros produtos da empresa como o Allo e o Gmail.

Esse recurso aplicado ao Gboard permitirá, entre outras coisas, que o teclado possa sugerir, baseado em experiências anteriores, não apenas uma palavra, mas uma sentença completa como resposta a uma notificação. Sob a indicação “internal_state”, o trecho de código, que pode ser visto logo abaixo, sugere que a funcionalidade ainda está em desenvolvimento.

Imagem: Reprodução / 9to5Google
Novos emoticons
Imagem: Reprodução

Além dos recursos descritos acima, ao que parece o Google também poderá incluir em breve novos emoticons. Ao total, serão 15 novas faces com as mais diversas expressões:

  • Rosto angelical
  • Rosto de bravo
  • Rosto insolente
  • Rosto confuso
  • Rosto legal
  • Rosto choroso
  • Rosto animado
  • Rosto feliz
  • Rosto triste
  • Rosto chocado
  • Rosto cético
  • Rosto sorridente
  • Rosto sério
  • Rosto cansado
  • Rosto piscando

É válido ressaltar que a possível novidade se refere a emoticons e não a emojis. Os emoticons são uma sequência de caracteres tipográficos, tal como: ¯\_(ツ)_/¯, enquanto os emojis são símbolos gráficos. Confira o trecho de código retirado da APK logo a seguir.

Imagem: Reprodução / 9to5Google

Assim como citado em alguns períodos acima, os novos recursos foram vistos no pacote referente a uma versão beta, mais especificamente a 7.6, e como é comum nesses tipos de versão, as funcionalidades estão em um período de testes e podem ser vistas ou não em unidades estáveis do teclado no futuro.

Para poder ter acesso a essa variante do aplicativo afim de experimentar algumas funcionalidades em primeira mão, basta clicar aqui e fazer parte do programa beta do Gboard. Vale lembrar que assim como os novos recursos, é possível encontrar bugs, tendo em vista que não se trata de uma unidade estável.


8

Comentários

Modo flutuante e resposta inteligente: APK do Gboard revela novidades que podem chegar em breve
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista