LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pode baixar! Launcher do Google Pixel 3 traz novidades para usuários do Android

10 de outubro de 2018 27

Lançados ontem (9) em um evento acontecido na cidade de Nova Iorque, os novos Pixel 3 e Pixel 3 XL são a aposta anual do Google para o mercado de smartphones. Com algumas mudanças visuais – a exemplo do gigantesco notch da variante maior, parte das novidades apresentadas englobam o software, incluindo o Launcher padrão dos aparelhos.

Confirmando o que foi visto em diversos vazamentos que precederam o anúncio dos smartphones, a nova versão do Launcher traz um atalho para o Google Assistente localizado na parte direita da barra de buscas da tela inicial – assim como vimos recentemente em um Launcher desenvolvido por terceiros.

Esquerda: Android P DP4. Meio: Android P DP5. Direita: Launcher do Pixel 3 – Imagem: reprodução/Android Police

A novidade, assim como pode ser constatado nas imagens acima, já era algo consideravelmente previsível, uma vez que a própria companhia havia adicionado um ícone de microfone na barra de buscas na quarta grande compilação do Android P voltada para desenvolvedores, a DP4. Apesar do recurso ter sumido na DP5, tivemos a oficialização do mesmo, mas com a Google Assistente, no lançamento oficial dos dispositivos.

Esquerda: versão antiga do Launcher. Direita: versão nova do Launcher – Imagem: reprodução/Android Police

Seguindo o padrão da tela inicial, agora os usuários também poderão acessar a Assistente através da barra de buscas localizada na gaveta de aplicativos. Por falar da gaveta, ao que parece o Google decidiu forçar que todos os aplicativos tenham ícones adaptativos, adicionando um círculo branco por trás dos ícones que não seguem os novos padrões, levando mais harmonia e padronização ao Launcher. Outra pequena mudança é o espaçamento entre os apps, que cresceu verticalmente.

Esquerda: versão antiga do Launcher. Direita: versão nova do Launcher – Imagem: reprodução/Android Police

Por último, mas não menos importante, uma das maiores mudanças observadas se refere a tela de troca de aplicativos. Como pode ser visto acima, além de ter diminuído os espaços entre os elementos da barra inferior, a opacidade do menu foi modificada e uma seta acima da “pílula” reservada a pesquisas foi adicionada. Além disso, o painel para informações, divisão de tela e fixar o app, foi redesenhado, entregando um design mais sério, sem bordas arredondadas.

Apesar da última atualização do Launcher na Play Store ser datada de junho de 2017, já é possível fazer o download e instalar no seu aparelho Android a nova versão através de sites como o APK Mirror. Clique aqui para acessar o site e realizar o download.

E aí, o que você achou das mudanças do Launcher oficial do Google? Conte a sua opinião para a gente nos comentários abaixo.

  • O Google Pixel 3 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

27

Comentários

Pode baixar! Launcher do Google Pixel 3 traz novidades para usuários do Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista