LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel 3: Google detalha impressionante tecnologia por trás do Super Res Zoom

16 de outubro de 2018 19

Com a chegada dos novos Pixel 3 e Pixel 3 XL a Google implementou uma das mais interessantes tecnologias para a sua câmera em todos os últimos anos: o Super Res Zoom. O sistema, de forma muito básica, permite que o usuário consiga resultados muito impressionantes ao capturar uma foto com zoom digital, e agora a Google acaba de revelar detalhes de como tal feito é possível.

Por meio do AI Blog, a companhia revelou que o novo software de câmera utiliza algoritmos ao invés de lentes para melhorar a imagem e permitir que o resultado final seja o que você pode conferir abaixo, com a imagem menos detalhada sendo do Pixel 2 e a mais detalhada do Pixel 3, ambas com corte da fotografia de 2x de zoom digital.

Na publicação a Google descreve que, ao capturar uma foto comum, os pixels permanecem estáticos, o que faz com que o software perca muitas informações e detalhes. Com a tecnologia de Super Res Zoom, o sistema de câmera obriga o software a manter a câmera em movimento para adquirir todas as informações necessárias para aprimorar os detalhes.

Na imagem abaixo, por exemplo, você pode conferir muito de perto o resultado: como a câmera está em constante movimento, os pixels de cor verde, azul e vermelho trocam informações com o software e faz com que o sistema reconheça cada um e não perca detalhes que seriam perdidos normalmente.

Na imagem abaixo você pode conferir com mais detalhes: na grelha RGB é possível notar que, ao capturar uma imagem, pode existir perda de informações em certos espectros de cor, seja o azul, vermelho ou verde. Com a movimentação do software da câmera, o sistema da Google consegue preencher os espaços vazios sem informações com os pixels que estavam faltando e garantir uma foto mais clara e bem definitiva.

Dessa forma, ao invés de faltar detalhes de cor, a movimentação faz com que o software preencha o mosaico com o vermelho, verde e azul, como você pode conferir abaixo, e garanta todas as informações necessárias para melhorar o resultado final.


Abaixo você confere como funciona o recurso ao vivo na tela do smartphone: ao aplicar a proximidade máxima disponível no software o Super Res Zoom é ativado instantaneamente e começa a chacoalhar a câmera para adquirir todas as informações de pixel e combiná-las para melhorar a captura final.

A Google também disponibilizou um curto vídeo de 25 segundos onde podemos ver a "magia" em ação, e também uma série de outras imagens comparando diferentes situações lado a lado com o Super Res Zoom.

À esquerda vemos um único frame do Super Res Zoom em funcionamento no software, à direita vemos o resultado final após a captura.
À esquerda temos a foto sem a fusão realizada e à direita pode-se ver o resultado final.
Recorde de uma foto do Pixel contra o Pixel 3 com Super Res Zoom.

A Google apresentou os novos modelos da linha Pixel de 2018 em um evento realizado em Nova York no dia 09 de outubro e caso você tenha interesse em conferir mais detalhes a respeito do Pixel 3 e Pixel 3 XL, basta clicar aqui.

68.2 x 145.6 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 2160x1080 px
76.7 x 158 x 7.9 mm
6.3 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

Você também pode conferir nosso hands-on da linha Pixel 3 realizado no evento e assistir ao vídeo no player abaixo!

(atualizado em 17 de setembro de 2019, às 14:52)

19

Comentários

Pixel 3: Google detalha impressionante tecnologia por trás do Super Res Zoom
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular