LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gboard 7.8 beta indica novidades na digitação por voz, exclusão de pesquisa e mais

30 de novembro de 2018 2

O Google lançou ontem mais uma versão de testes do seu teclado virtual, o Gboard beta que chega à versão 7.8 e como de praxe, o pessoal do 9to5Google já se debruçou sobre o novo aplicativo para conferir as novidades incorporadas ao código-fonte.

Foram identificadas ao todo, seis novidades dividida em quatro áreas, sendo essas não obrigatoriamente percebidas ao utilizar. Portanto, podem ou não chegar ao usuário final.

Reorganização do Área de transferência

A primeira menção de novidade fica por conta da “área de transferência” incorporada ao teclado oficial do Google. Segundo o código-fonte, os textos copiados passarão a ser chamados de “clips” e classificados como “Recentes” ou “Mais antigos”.

Por enquanto, essa só está disponível para alguns usuários e deverá ser disponibilizado gradativamente.

Exclusão de pesquisas

Funcionalidade importante dentro do Gboard, a busca também recebeu novidades, permitindo agora com que pesquisas recentes possam ser excluídas do menu suspenso, dando assim a oportunidade de o usuário ter mais privacidade no uso do seu aparelho, não ficando exposto por suas buscas recentes no aplicativo.

Reformulação do Painel de emojis

Outra novidade que parece estar pronta para ser incorporada no teclado é a mudança na área de emojis. Segundo o 9to5Google, a nova versão do aplicativo passará a utilizar a rolagem vertical, em substituição a horizontal vista hoje.

Digitação por voz
O texto exibido no Google Gboard 7.7 deverá mudar e ser mais claro

O código-fonte do aplicativo também mostra reformulações na área de digitação por voz.

Segundo o identificado, o sistema será mais claro com relação ao download do pacote de voz offline, exibindo um alerta que inclui o tamanho do pacote (algo que já é feito), bem como a informação de que não será necessária a manutenção da conexão após a conclusão do download para o uso da função.

Também foi possível perceber que será disponibilizada a opção de vincular uma conta ao teclado e com isso, salvar buscas e transcrições de áudio, assim como acontece nos programas de Pesquisas ou na Google Assistente.

Além disso, há evidências no código-fonte de que será possível selecionar manualmente o idioma para a digitação por voz. No entanto, não foram vistas citações diretas ao português brasileiro, devendo ser disponibilizado em algum momento no futuro.

Como instalar?

Para utilizar o Gboard beta, é necessário se inscrever no programa de testes do aplicativo, através do link abaixo e depois baixar a nova versão do teclado no aparelho. Caso já seja usuário do mesmo, será disponibilizada uma nova atualização.

Vale lembrar que parte das funcionalidades citadas podem ainda não estar disponíveis para os usuários, sendo necessária a liberação por meio de edição do código-fonte ou a disponibilização pelo próprio Google.

Gboard

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com dispositivo


2

Comentários

Gboard 7.8 beta indica novidades na digitação por voz, exclusão de pesquisa e mais
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular