LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: deixe suas fotos no Instagram mais profissionais com o Snapseed

26 de dezembro de 2018 5

Mirando aqueles que já estão cansados das ferramentas de edição do Instagram, que podem ser um pouco limitadas, ou que simplesmente procuram um novo app para edição de fotos para Android e iOS, nós do TudoCelular, dando seguimento a nossa linha de tutoriais, daremos hoje (26) algumas dicas para que você possa editar suas fotos com o Snapseed.


Desenvolvido pelo Google, o Snapseed é um app gratuito que leva as edições na plataforma mobile para um outro nível, trazendo um vasto campo de opções para edição de imagens, atuando como uma ferramenta competente tanto para fotógrafos profissionais, tanto para amadores – possibilitando a ambos a capacidade de ganhar destaque nas redes sociais, se esse for o propósito.

Abrir uma imagem no Snapseed

Como não poderia ser diferente, começamos a nossa sequência de instruções orientando como abrir a imagem a ser editada no app – que pode ser baixado através do cartão ao final desta matéria. Para isso, com a aplicação aberta, toque em qualquer lugar da tela, ou selecione a opção ABRIR, disposta na lateral esquerda superior. Com a imagem aberta, vamos as opções de edição!

Aparências

Assim como no Instagram, o Snapseed disponibiliza ao usuário uma vasta quantidade de filtros pré-definidos para editar a foto de forma mais ágil. Esses estão dispostos no painel deslizante inferior, localizado logo abaixo da imagem escolhida, sob a categoria Aparências. Confira a captura de tela abaixo e não se preocupe com a grande quantidade de opções, passaremos por cada uma delas em breve.

  • Para aplicar uma aparência pré-definida, toque em qualquer um dos filtros;
  • Para definir o filtro escolhido, toque no ícone de check;
  • É possível definir uma sequência quase que infinita de filtros sobre filtros; basta seguir os dois passos anteriores.


Ferramentas

Para quem não ficou satisfeito com as aparências pré-definidas, há o menu de Ferramentas, que entrega além de opções para cortar e modificar a perspectiva da foto, por exemplo, ferramentas para modificar diversos aspectos da imagem.

No entanto, como não há uma “receita de bolo” para editar fotos, com os passos necessários para chegar em um resultado mais próximo do profissional, abordaremos aqui apenas alguns pontos chaves do editor. Recomendamos que experimente cada uma das opções e as combinações entre elas sem limitações.

Cor, exposição e detalhes

Com a aba de Ferramentas aberta, toque em Ajustar imagem; essa opção permite ao usuário chegar a resultados mais interessantes em aspecto de cor e exposição, e mais que isso, permitirá a nós explicar o funcionamento básico do app, visto em todos os outros menus de edição.

Ajustar Imagem

  • Com o menu de Ajustar Imagem aberto, deslize para cima para navegar entre todas as opções de edição do menu; é possível visualizar todas as opções de edição tocando no ícone de ajustes, disposto na segunda posição do painel inferior.
  • Com a opção escolhida, deslize para esquerda ou direita para definir a intensidade da configuração;
  • Para ter uma visualização rápida da imagem antes da edição, comparando com as aplicações efetuadas no menu, toque na imagem ou no ícone superior direito;
  • Para confirmar as edições feitas no menu, toque no ícone de check localizado no canto inferior direito.

Para aplicar ajustes automáticos a imagem, toque no ícone da varinha mágica. É possível editar cada aspecto desses ajustes seguindo os passos acima.


Uma breve explicação de cada uma das opções do Ajustar Imagem:

  • Brilho: escurece ou clareia toda a imagem, de forma geral;
  • Contraste: aumenta ou diminui a diferença entre as áreas escuras e claras;
  • Saturação: aumenta ou diminui a vibração das cores;
  • Ambiente: ajusta contraste e saturação de uma só vez;
  • Realces: escurece ou clareia apenas as partes claras da imagem;
  • Sombras: escurece ou clareia apenas as sombras da imagem;
  • Calor: ajusta a imagem para tons mais azuis, frios, ou para mais alaranjados, quentes.

Balanço de Branco

Ainda no campo de cores e exposição, uma outra opção que pode ser utilizada é a de Balanço de Branco. Com o menu aberto, é possível definir novos valores para Temperatura, trazendo cores mais frias ou mais quentes, e alterar a Tonalidade da foto, levando para tons mais verdes ou rosados. É possível ainda definir um balanço de branco automático, tocando no ícone AW, e até mesmo definir ambos os parâmetros através de uma cor da própria imagem, tocando no ícone de conta gotas.


Detalhes

Para dar mais detalhes a imagem, acentuando texturas, aumentando a divisão entre objetos ou elementos da paisagem, utilize as opções do menu de Detalhes. Enquanto a opção de Estrutura poder dar resultados mais agradáveis, uma vez que valoriza sombras e realces para entregar mais definição, a ferramenta de Nitidez deixa os elementos mais nítidos, com uma aparência mais clara, mas cobra um preço por isso, inserindo muita granulação. Use ambas com moderação para atingir um bom nível de detalhamento mantendo a naturalidade da captura.


Composição

Para alterar a composição da sua foto, isso é, dar a ela um personagem principal ou simplesmente ajustar as linhas que a compõe, o Snapseed oferece as ferramentas de Cortar, Girar e Perspectiva. Começaremos pela primeira entre as citadas.

Cortar

  • Com o menu de Ferramentas aberto, toque na opção de Cortar;
  • Com a ferramenta aberta, é possível arrastar as laterais da imagem, tanto horizontalmente, quanto verticalmente, para escolher qual parte da foto será mantida;
  • Para confirmar o corte, toque no ícone de check localizado no canto inferior direito.

É possível ainda, tocando no ícone de retângulo no menu inferior, usar formatos de recorte pré-definidos, alterando a proporção da imagem. Há, por exemplo, a proporção de 3:2, 4:3, 16:9 e muitas outras.


Girar

  • Para girar uma imagem, com o menu de Ferramentas aberto, toque em Girar;
  • Com a opção aberta, deslize para os lados para definir um ângulo específico para a sua foto;
  • Caso queira apenas rotacionar, girando a imagem para a esquerda ou para a direita, toque no ícone da seta disposta em formato circular.
  • Para espelhar a imagem, toque no segundo ícone do menu inferior;
  • Para confirmar as alterações, toque no ícone de check localizado no canto inferior direito.

Perspectiva

Trazendo em alguns aspectos opções muito semelhantes ao da opção Girar, o usuário poderá se surpreender ao aplicar algum tipo de rotação utilizando a ferramenta de Perspectiva.

Isso, pois o menu em questão possibilita que a imagem seja rotacionada em seu próprio eixo, corrigindo áreas vazias – frutos da rotação, de forma automática, seguindo o padrão da própria imagem; algo que funciona bem para texturas simples, mas que pode decepcionar no caso de objetos divididos ou em padrões muito complexos.

  • Para girar uma imagem utilizando este menu, toque no primeiro ícone após o ‘x’;
  • Toque em Girar;
  • Deslize para a direita para a imagem ser rotacionada para a esquerda; deslize para a esquerda para a imagem ser rotacionada para a direita;
  • Não se preocupe, os espaços vazios gerados serão preenchidos automaticamente.
  • Para confirmar a alteração, toque no ícone de check localizado no canto inferior direito.

Para inclinar uma imagem, tanto horizontalmente quanto verticalmente, alterando a sua perspectiva de fato, basta tocar no primeiro ícone após o ‘x’ e selecionar a opção Inclinar. Para alterar o dimensionamento da foto, aumentando as dimensões dos objetos sem alterar necessariamente o tamanho da imagem, toque em Dimensionar e deslize para cima e para baixo para fazer modificações horizontais; deslize para os lados caso queira fazer alterações verticais.

Para modificar a perspectiva da captura de forma livre, alterando praticamente todos os seus aspectos, toque em Livre e utilize as posições indicadas pelo app para fazer as alterações.


Caso não queira que o app preencha os espaços vazios de forma automática, optando por um fundo preto ou branco, basta tocar na opção localizada a esquerda do ícone de varinha mágica e selecionar Branco ou Preto ao invés de Automático. Por falar na varinha, ao tocar nela o app fará um ajuste automático na perspectiva, consertando automaticamente o horizonte, por exemplo.


Tirando pequenas imperfeições

Além de todos os ajustes pelos quais já passamos, o Snapseed ainda permite que seus usuários limpem pequenas imperfeições das fotos de forma bastante prática. É possível tirar uma espinha ou até mesmo um pequeno objeto através da ferramenta Correção.

  • Para utilizar a opção, com o menu de Ferramentas aberto, toque em Correção;
  • Fazendo o movimento de pinça, dê um zoom no objeto que deseja retirar da imagem;
  • Com o dedo, pinte o objeto que deseja retirar da imagem;
  • Para navegar entre as alterações, utilize as setas para esquerda (voltar) e para direita (avançar);
  • Para confirmar as correções, toque no ícone de check localizado no canto inferior direito.
Foto modelo: Pixabay

Melhorando retratos

Se o seu registro não é de uma paisagem e nem de um objeto, mas sim de uma pessoa, a ferramenta Retrato pode ser uma ótima alternativa para dar uma impressão de uma pele mais macia, aumentar o brilho da face e fazer olhos saltarem com cores ainda mais vivas.

  • Com o menu de Ferramentas aberto, toque em Retrato;
  • Assim como na visão geral do app, essa opção traz consigo alguns ajustes pré-definidos; é possível definir um filtro específico e navegar entre os seus parâmetros deslizando para cima ou para baixo, alterando valores ao deslizar para os lados. Para isso, toque no ícone à esquerda do ícone de check.
  • Com os parâmetros acertados, é possível definir ainda a tonalidade das sombras do rosto; Para isso, toque no ícone que representa um rosto, alterne entre as opções de sombras através do menu inferior, deslize para cima e para baixo para navegar entre os parâmetros do menu e deslize para os lados para mudar os valores de cada um deles;
  • Com todas as modificações realizadas, toque no ícone de visto localizado no canto inferior direito.

Ferramentas de ajustes seletivos

Visando possibilitar a edição de apenas um objeto ou até mesmo todo um lado de uma composição, o Snapseed também disponibiliza algumas ferramentas interessantes, permitindo a alteração de cores ou parâmetros de forma bastante seletiva. Entre elas estão as opções de Pincel, Seletivo e Máscara.

Pincel

  • Com o menu de Ferramentas aberto, toque em Pincel;
  • Com a opção aberta, selecione no menu inferior o que deseja alterar;
  • Feita e escolha, toque nas setas para cima e para baixo para mudar a intensidade da aplicação; entre os valores positivos e negativos é possível encontrar a opção de borracha para apagar as áreas pintadas;
  • Toque no ícone do olho para ver as áreas que já foram pintadas, sinalizadas em vermelho;
  • Toque no ícone de check para confirmar as alterações.

Seletivo

  • Com o menu de Ferramentas aberto, toque em Seletivo;
  • Com a opção aberta, toque no ícone de adição;
  • Agora, toque na área da imagem que deseja alterar;
  • Deslize para baixo ou para cima para alternar o objetivo do ponto adicionado entre Brilho (B), Contraste (C), Saturação (S) e Estrutura (E).
  • Com o objetivo escolhido, deslize para os lados para definir a intensidade do ponto;
  • Para adicionar novos pontos, com objetivos diferentes, basta seguir os passos anteriores a partir do segundo da lista.
  • Com as alterações efetuadas, toque no ícone de check.

Caso queira visualizar a imagem de forma mais limpa, sem ver os pontos, toque no ícone do olho. Para mudar um ponto de lugar, basta tocar sobre ele e arrastar para o ponto desejado. Caso deseje aumentar a amplitude do alcance de cada ponto, basta usar o movimento de pinça (o mesmo usado para dar zoom).

Máscara

Sendo muito semelhante ao visto em outras ferramentas de edição, a exemplo do Photoshop, o recurso de máscara do Snapseed permite selecionar de forma detalhada para quais objetos determinados parâmetros ou filtros serão aplicados. Para entender o funcionamento da ferramenta, confira o passo a passo a seguir.

  • Selecione um menu qualquer. Como exemplo, a opção escolhida foi a Ajustar Imagem;
  • Com o menu em questão aberto, defina os parâmetros da maneira que desejar. Nesse caso, foi definida que a saturação seria -100, deixando a imagem em preto e branco;
  • Confirme a alteração tocando no ícone de check;
  • Agora, de volta a tela principal, toque no ícone com uma seta localizado na parte superior;
  • Toque em Ver edições;
  • Toque no efeito definido anteriormente;
  • Toque no ícone com um pincel;
  • Agora, pinte a área que não deverá sofrer as modificações do menu;
  • Utilize a opção representada pelo ícone de olho para ver o seu progresso;
  • Quando terminado, toque no ícone de check;

Para ajustar a intensidade do pincel, toque nas setas para cima e para baixo; o valor zero atua como uma borracha, permitindo que você apague uma área que foi pintada por engano. Caso queira inverter a área pintada, basta clicar no ícone ao lado do ‘x’. Para aumentar a precisão da seleção, dê zoom na imagem – o tamanho do pincel se ajustará automaticamente.

Desfazer e modificar edições passadas
  • Para modificar ou desfazer edições passadas, na tela principal, toque no ícone com uma seta localizado na parte superior;
  • Agora, para desfazer, toque em:
    • Desfazer: desfaz apenas a última alteração realizada;
    • Refazer: refaz uma alteração desfeita;
    • Reverter: reverte a imagem a seu estado original.
  • Para modificar um parâmetro de forma específica, toque em Ver edições;
  • Toque no filtro que deseja modificar;
  • Toque no ícone de parâmetros
  • Ajuste os parâmetros;
  • Toque no ícone de check para confirmar as alterações;

Caso queira excluir um efeito em específico, basta tocar no filtro desejado e logo após tocar no ícone da lixeira. O item do pincel é reservado a modificações com máscara, assim como mostrado na seção anterior.


Compartilhamento, informações, tutoriais e configurações

Compartilhar

Para os que querem compartilhar os filtros criados com amigos ou até mesmo ter acesso a efeitos criados por outras pessoas, o Snapseed traz uma curiosa ferramenta de compartilhamento.

Para compartilhar a sua criação, basta tocar no ícone com seta na parte superior da tela principal e selecionar a opção Aparência por QR. Para compartilhar a aparência criada, basta tocar em Criar aparência por QR; para ler uma aparência criada por terceiros, toque em Digitalizar aparência por QR.


Informações

Abrangendo as opções da tela principal, para ver todas as informações disponíveis sobre a foto, como data em que foi tirada, resolução, tamanho e outras, basta tocar no ícone de informações localizado na parte superior. Confira no exemplo a seguir as informações da foto utilizada em grande parte deste tutorial:


Tutoriais e configurações

Finalizando a tela inicial, o app ainda disponibiliza para seus usuários uma seção de tutoriais com instruções curtas para que determinados resultados sejam alcançados. Para acessar esta seção, toque no ícone dos 3 pontinhos e selecione a opção Tutoriais.

Para ter acesso a configurações adicionais, ainda no mesmo menu, toque em Configurações. Neste menu, defina as opções de uso de acordo com a sua preferência. Para ter a melhor qualidade possível para exportação das edições, você pode deixar os seus parâmetros assim como exemplificado nas imagens abaixo.

A esquerda, captura de tela no Android. A direita, iOS.
Salvar imagem

Assim como pôde ser constatado, não abordamos todas as opções de edição do Snapseed, até por serem muitas, mas encorajamos que o restante das ferramentas também sejam exploradas. Acreditamos que apenas com o que foi apresentado neste longo tutorial as suas fotos no Instagram a partir de agora já apresentarão um grande salto de qualidade, te proporcionando mais destaque na rede social.

Finalizando o nosso aprendizado de hoje, para exportar uma imagem utilizando o Snapseed é muito simples, sendo necessário apenas tocar na opção Exportar na tela principal. Confira a captura de tela abaixo e uma breve explicação de cada uma das opções.

A esquerda, captura de tela no Android. A direita, iOS.
  • Compartilhar: para compartilhar a imagem direto em redes sociais ou até mesmo com outras pessoas; abrir a imagem em outro app (Android);
  • Abrir com (apenas no iOS): abrir a imagem em outra aplicação;
  • Salvar: criar uma cópia da foto. No iOS, essa opção permite guardar os parâmetros da edição, possibilitando continuar as modificações em um momento futuro;
  • Salvar uma cópia (apenas no iOS): cria uma cópia com alterações que pode ser desfeitas.
  • Exportar: Cria uma cópia com alterações permanentes.
  • Exportar como (apenas Android): criar uma cópia em uma pasta selecionada.

E aí, gostou de mais essa dica? Deixe a sua opinião nos comentários e se tiver idéia de mais um tutorial, basta sugerir ;)

Snapseed

Desenvolvedor: Google LLC

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma.


5

Comentários

TudoCelular Ensina: deixe suas fotos no Instagram mais profissionais com o Snapseed
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista