LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel 3 XL enfrenta P20 Pro em desafio do modo noturno, contra iPhone XS e Galaxy Note 9

04 de janeiro de 2019 91

Abertura de lente, saturação, ISO, tempo de exposição e muitos outros termos são um mistério que a maioria dos usuários de smartphones não está interessado em conhecer, desejando mesmo a praticidade de tirar o dispositivo do bolso e com apenas um toque registrar a melhor imagem que muito provavelmente buscará um like ou um coraçãozinho em alguma rede social.

Sendo assim, qual seria o smartphone ideal para garantir as melhores fotos noturnas ou em momentos de iluminação fraca? Bom, buscando uma resposta, contamos com a ajuda de uma bela modelo e esperamos o sol se despedir no horizonte para confrontar os cameraphones iPhone XS, Galaxy Note 9, Google Pixel 3 XL e Huawei P20 Pro.

Lembrando que estes dois últimos contam com um modo especial para fotos noturnas, que utilizamos no comparativo, e que o aparelho chinês é o líder no ranking DxOMark, será que aqui nesse comparativo ele consegue manter o título.

70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
76.4 x 161.9 x 8.8 mm
6.4 polegadas - 2960x1440 px
76.7 x 158 x 7.9 mm
6.3 polegadas - 2960x1440 px
73.9 x 155 x 7.8 mm
6.1 polegadas - 2240x1080 px
Ir para página de comparação
iPhone XS Galaxy Note 9 Pixel 3 XL Huawei P20 Pro
Resolução 12 MP + 12 MP 12 MP + 12 MP 12,2 MP 40 MP + 20 MP
Abertura f/1.8 + f/2.4 f/1.5 + f/2.4 f/1.8 f/1.8 + f/1.6
Tamanho do pixel 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm 1.4 µm + 1.0 µm
Câmera frontal 7 MP
f/2.2
8 MP
f/1.7
8 MP
f/1.8
24 MP
f/2.0
Comparativo

Na primeira imagem, ainda ao entardecer, podemos comparar o tratamento que o HDR dá às imagens. O Pixel 3 XL tentou balancear todo o cenário, mas ficou fora dessa primeira briga ao apresentar uma imagem escura que não destaca a modelo, iPhone XS e P20 Pro disputaram a segunda posição, que ficou com o smartphone da Apple por conta da maior nitidez, como se pode notar na tatuagem da modelo, na grama verde e também na fiação da parte elétrica. Ficando então o selo do TudoCelular para o Galaxy Note 9, apesar de estourar um pouco o branco no campo ao fundo.

Luzes apagadas, ou pelo menos da nossa estrela, vamos para os grandes desafios. Na primeira captura em ambiente noturno com detalhes ao longe o Note 9 e o iPhone XS precisam abrir espaço para os verdadeiros reis da noite. Como já se percebe de cara, o nível de ruído nas duas imagens é grande e nós damos a terceira posição para o iPhone apenas pela melhor nitidez. O P20 Pro repete o ótimo desempenho nesse tipo de cenário, como vimos no comparativo anterior. Sendo muito superior aos rivais em riqueza de detalhes e nitidez da imagem, como se vê no traçado do asfalto e até na palmeira na parte direita.

Na estrela nós vemos que o efeito de degradê do Huawei não é tão suave quanto no Pixel, mas é um detalhe que não atrapalha o conjunto, na verdade, ele lidou bem com a luz, sem estourar. Sendo assim, o P20 Pro leva o primeiro selo do comparativo.

Que tal darmos uma chance para os dispositivos da Samsung e da Apple indo para um ambiente interno com iluminação fraca e ativando o flash contra o modo noturno do modelos Huawei e da Google? Pois foi o que fizemos. O Note 9 fica de fora por mostrar que o flash mais atrapalha do que ajuda, a regulagem deficiente no software para calcular o tempo da difusão da luz para a captura da imagem não apenas deixam de clarear a cena, como ainda causam olhos vermelhos.

Olhando para as flores na mesa e para a mão da modelo, vemos que o Pixel é muito mais feliz no conjunto da obra, apesar da saturação um pouco elevada. E nós vamos voltar a falar sobre isso adiante. Mas o selo aqui também vai para o Google.

Que tal vermos como o flash se sai em um cenário ainda mais complicado? Pois bem, o Note 9 foi um pouco mais feliz aqui do que o iPhone XS, mas ainda apresentando uma imagem com branco estourando, olhos vermelhos e sem vida ao fundo. Agora do lado dos peso pesados temos o Pixel 3 XL levando a melhor sobre o P20 Pro com um balanceamento entre contraste e nitidez, observe o pé da palmeira com a luminária desligada ao chão. E se ampliamos o rosto da modelo, percebemos aquele conhecido efeito “embelezador” comum em dispositivos de marcas asiáticas. Damos então outro selo para o Pixel 3 XL.

OK. Vamos deixar de lado o flash, que até aqui se mostrou praticamente inútil, e ver como as câmeras se saem em um cenário com sombra, iluminação e detalhes ao longe. Ao aproximar o rosto da modelo percebemos o que falamos na imagem anterior, Apple e Google primam pela fidelidade, nitidez da imagem, enquanto Samsung e Huawei tentam ajudar a natureza com um efeito controverso.

Observem as sobrancelhas, o nariz, os lábios e até mesmo a grama no segundo plano. Claro, o iPhone XS entrega mais ruído, mas se você for buscar detalhes ao longe ele tentará mostrar os três postes acima da cabeça da modelo, bem como a grade da quadra esportiva ao longe. Mas sendo justo, iPhone XS fica em último com o Note 9 e P20 Pro empatando, mesmo o modelo Samsung não contando com um modo noturno.

Aqui eu gostaria então de voltar a falar da saturação que agrada alguns e incomoda a outros, algo que tem levado há algum tempo essa divisão entre a preferência por capturas de um iPhone contra um Galaxy, já que a Samsung aposta nas cores avivadas artificialmente enquanto a Apple fica com a fidelidade.

Pois bem, nessa questão o Pixel 3 XL está para o Note 9 assim como o P20 Pro está para o iPhone XS. Diante disso eu resolvi fazer um teste rápido e editar a imagem do Pixel para reduzir um pouco a saturação, e voi`la. Valendo ressaltar que eu não sou nenhum expert em Photoshop. O que eu quero mostrar com isso? Que saturação, contraste e outros pequenos detalhes você pode ajustar como desejar em um app de edição, mas não será possível buscar os detalhes que foram borrados pelo software de algumas câmeras.

E temos também uma captura em modo retrato para confirmar o que acabei de falar, além de mostrar as capacidades de cada câmera para isolar o plano de fundo.

Nessa captura, apesar de buscar apresentar detalhes, como a sombra dos cílios do olho esquerdo da modelo, o iPhone XS se perdeu ao aplicar o desfoque também no brinco e no colar. Até mesmo a parte de cima do cabelo parece um pouco fora do plano do rosto. Note 9, P20 Pro e Pixel 3 XL apresentaram boas imagens, cada uma com sua particularidade, como o Samsung trabalhando os vários planos ao desfocar também o cotovelo da modelo que está um pouco mais a frente que o rosto.

O Huawei aplica um efeito que não sei até que ponto agradaria a todos, já que escurece um pouco o plano de fundo, por outro lado, suas lentes permitem capturar muito mais do cenário mesmo ao aplicar o modo retrato. Já o Google errou um pouco no cabelo abaixo do cotovelo, mas oferece nível de nitidez e detalhes imbatível. Por muito pouco damos mais um selo para o Pixel 3 XL. E antes que você considere injusto, olhando a pequena falha no desfoque, eu volto a falar sobre isso mais adiante dando a justificativa.

É claro que o teste com a câmera frontal não poderia ficar de fora. Iniciamos também capturando em modo retrato.

Apesar do bom desfoque, o iPhone XS sofre com os ruídos e dificuldade de trabalhar com pouca iluminação ambiente. O Note 9 apresenta uma imagem viva, graças a saturação de sempre, mas também com o efeito conhecido como boneco de cêra. O Pixel 3 XL aplica um bom efeito retrato, com a nitidez de sempre e sua conhecida saturação.

O P20 Pro leva o selo aqui por ter apresentado a imagem mais nítida, com bom efeito de desfoque, apesar de ser bem suave. Você pode forçar algo mais agressivo ativando a opção boket artístico, apesar de ser bem errática, além do modo 3D, que imita o que o iPhone X já fazia, ao por exemplo permitir eliminar todo o plano de fundo.

Finalmente, uma selfie comum, no escuro, com a lua e palmeiras como coadjuvantes. E com o nível de nitidez apresentada pela câmera do Google, o Pixel 3 XL leva mais um selo. Percebam que o efeito boneco de cera está presente nos smartphones asiáticos, sendo que o P20 Pro fica em segundo, unicamente pela nitidez e pelos poucos detalhes a mais exibidos em comparação com o Note 9.

O iPhone XS mais uma vez fica de fora da briga por conta do ruído excessivo, deixando o Note 9 em terceiro lugar.

Conclusão

Muito bem. O que percebemos em todas as capturas? Os quatro smartphones possuem bons conjuntos de lentes para boas fotos, ficando por conta do pós-processamento todo o diferencial, que acaba sendo o ponto de destaque do Google e seu Pixel 3 XL que, vale destacar, desbanca os rivais com apenas um sensor, diferente do Note 9 e iPhone XS com sistema dual e do P20 Pro com três lentes na traseira.

O Huawei mostra que é capaz de processar imagens com riqueza de detalhes em modo noturno quando o cenário está distante, mas a mesma receita infelizmente não é repetida em outras situações. De qualquer forma, nem Google e nem Huawei vendem seus smartphones oficialmente no Brasil, até tivemos uma promessa da marca chinesa, mas ainda não virou realidade, quem sabe em 2019.

Para quem não arrisca em produtos importados e quer ter o melhor smartphone para fotos noturnas, o Galaxy Note 9 é um pouquinho melhor que o iPhone XS, porque apesar de apresentar um efeito boneco de cera e menor riqueza de detalhes, compensa com menor nível de ruído e um detalhe muito importante, custa metade do rival Apple.

Claro que essa foi a nossa avaliação, e como muitos consideram qualidade da imagem com menos ou mais detalhes e saturação, dentre outros detalhes, como algo subjetivo, você está convidado para comparar as imagens e comentar o que achou da câmera de cada smartphone.

  • O Apple iPhone XS ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei P20 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

91

Comentários

Pixel 3 XL enfrenta P20 Pro em desafio do modo noturno, contra iPhone XS e Galaxy Note 9
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista