LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android Q: capturas de tela vazadas mostram opções ainda mais focadas na privacidade

12 de fevereiro de 2019 15

Ainda falta bastante tempo para o Android Q ser lançado, mesmo assim, a próxima grande versão da plataforma móvel da Google já tem dado as caras on-line, deixando os usuários e fãs de tecnologia móvel ansioso por sua chegada.

Além do novo modo escuro que estende-se por todo o sistema, capturas de tela recém-vazadas mostram que a gigante das buscas focou bastante no controle de privacidade no sucessor do Android Pie, algo que será muito bem-vindo em tempos onde discutimos tanto sobre o que as empresas fazem com nossas valiosíssimas informações.

Compartilhado pelo fórum XDA Developers, o screenshot apresenta uma interface simples, porém, ao mesmo tempo, completa, incluindo informações relacionadas à permissão do uso de recursos como, por exemplo, o microfone, localização, câmera e mais:


Há também uma outra página dedicada a informações adicionais, contendo diferentes togggles – todos relacionados a permissões de uso, incluindo gráficos e representação dos recursos através de ícones.

Quando executando um app pela primeira vez, o Android Q perguntará a respeito das permissões que serão ou não concedidas a ele, colocando o controle na mão do usuário.

Assim torna-se possível ter um controle mais fino sobre o que será ou não compartilhado com outras empresas – é possível até mesmo impedir que os aplicativos tenham acesso à área de transferência, onde ficam textos copiados.


Um novo recurso chamado Roles (papéis) chega como substituto para as opções “Apps padrão” encontrada no sistema, entregando muito mais opções.

O serviço poderá garantir certas permissões baseadas no papel designado para cada app, fazendo com que os usuários não precisem se preocupar com permissões associadas/herdadas.

Quando instalando o pacotes via sideload (os conhecidos e populares APKs) no Android Pie um menu em tela inteira nos pergunta se desejamos prosseguir com a instalação, algo que desperdiça muito espaço na tela.

Na nova interface, isso foi substituído por uma caixa de diálogo menor. Outra mudança notável na plataforma chega através do app de discador, que agora permite bloquear números desconhecidos, privados, ligações a cobrar e aquelas originadas de números que não estão em sua lista de contatos.

O Android Central publicou um vídeo de hands-on sobre alguns dos novos recursos, que pode ser conferido logo a seguir.

Pelo que podemos ver, o Android Q vai levar muito em conta a privacidade, mas como falta muito para seu lançamento, pode ser que muita coisa mude antes da chegada da versão final do sistema.

Por isso, não é bom criar muitas expectativas, afinal de contas, boa parte do que que estamos vendo pode acabar ficando de fora, sendo adiado para uma futura versão (honestamente, esperamos que não).


15

Comentários

Android Q: capturas de tela vazadas mostram opções ainda mais focadas na privacidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista