LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Padronização: políticas de design da Google Play Store passam a exigir ícones em formato específico

15 de março de 2019 27

  • Atualização 15/03

Usuários de Android sabem que em termos de design o sistema ainda está atrás de seu maior concorrente, o iOS da maçã.

Veja em termos de ícones, por exemplo – temos vários tipos e formatos diferentes nos mais variados apps, o que acaba “poluindo” a tela inicial e gaveta de aplicativos, e engatilhando o TOC de muita gente.

Mas aos poucos, a Google tem buscado uma padronização cada vez mais forte, visando entregar um design coeso e visualmente mais agradável, algo que também ajuda bastante a melhorar a experiência de uso.

Dentre iniciativas como, por exemplo, disponibilizar o Modo Escuro para vários apps e levar o Design Material aonde ele ainda não havia chegado, temos, a partir de agora, mais uma norma em relação à linguagem visual da plataforma.

Após atualizações nas políticas da Play Store, a Google agora exige que desenvolvedores adotem o formato squircle (quadrado com cantos arredondados) para os ícones de apps.

A regra começa a valer no início de abril, período em que os ícones deverão entrar em conformidade com as novas políticas, marcando o início da transição.

De 1 de maio em diante, a gigante das buscas não vai mais aceitar uploads de apps que não se encaixem no novo padrão – e de 24 de junho em diante, os ícones que não forem alterados vão ser convertidos para o formato legacy, que pode ser conferido na imagem a seguir:

Ícone original, novo formato de ícone exigido e ícone em formato diferente convertido (legacy)

As normas visam unificar o design do Android e ChromeOS, aproximando ainda mais os dois sistemas.

Infelizmente, para o Wear OS, Android TV e Android Auto as políticas vão demorar um pouco mais para entrarem em efeito, ou seja, divergências nos formatos dos ícones ainda serão visíveis por lá.

  • Artigo original: 18/02

Google começou a implementar a nova interface de usuário baseada no tema Material (Material Design) na seção de Avaliações e resenhas da loja Play.

Essencialmente, é o mesmo tema material adicionado em outros serviços do Android, como Maps, Fotos, Drive, Gmail, Keep e Home.

As mudanças começaram a aparecer a partir da atualização da loja no último final de semana, apresentando novos elementos gráficos que melhoram a visualização das informações graças a uma estética mais ordenada e harmoniosa entre as diferentes categorias.

Agora, as avaliações são divididas em quadrados: na parte superior (quando disponível) existe aquela que é identificada como a “principal resenha positiva”, enquanto abaixo fica a “principal resenha crítica”.



A referência à maior consistência gráfica, em particular, pode ser aplicada às diferentes cores das categorias.

Diferentemente das versões anteriores, de fato, as cores das estrelas ou outros elementos da interface do usuário correspondem aos da categoria que pertencem:

  • Verde – Apps e jogos
  • Vermelho – Filmes
  • Azul – Livros
  • Laranja – Música

Por fim, os gráficos relativos aos filtros aplicáveis às avaliações foram redesenhados. Neste caso, o usuário pode optar por exibir somente as resenhas positivas, críticas com 5 estrelas e assim por diante.

A versão atualizada da loja Play está sendo distribuída para todos os usuários da comunidade Android de forma gradativa.

Caso ainda não tenha recebido a última versão com o Material Design, o time do Google também disponibilizou gentilmente o APK da Play Store.

Este alternativa conta com assinatura do próprio Google e não oferece quaisquer riscos ao seu celular.

  • Google Play | Android | APK Mirrordownload

27

Comentários

Padronização: políticas de design da Google Play Store passam a exigir ícones em formato específico
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular