LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Parece familiar? Android Q pode usar notificação "em bolhas" como no Facebook Messenger

18 de março de 2019 12

Disponibilizado oficialmente para testes durante a semana passada, o Android Q vem aos poucos revelando novidades que podemos esperar na versão final, além de funções ocultas aos poucos localizadas conforme desenvolvedores garimpam o código fonte do novo sistema assinado pelo Google para dispositivos móveis.

Uma das possíveis novidades que poderemos ver em breve é a modificação do sistema de gestão das notificações, passando a disponibilizar um visual semelhante ao visto no aplicativo de mensagens do Facebook, o Messenger.

Tal qual o visto no aplicativo de mensagens, as notificações passam a ser exibidas por meio de bolhas flutuantes, podendo ser movimentadas através do deslizar na tela, além de permitir a resposta rápida ou acessar a versão completa do aplicativo ao clicar sobre ela.

Um ponto interessante na implementação em questão é que o conceito vale para basicamente qualquer notificação, não se limitando aos que permitem respostas, como pode ser visto através dos prints abaixo, onde foi exibida a notificação do Google sobre tempo e de um bate-papo meu com o Gustavo Lima, outro redator aqui no TudoCelular.

Apesar de já parecer bem desenhado, o sistema ainda não está completamente maduro, havendo por vezes o travamento da interface, fazendo com que essa reinicie e volte à tela de bloqueio, algo normal se considerarmos que estamos utilizando uma versão de testes do Android com uma função que nem o próprio Google arriscou a habilitar por padrão ainda.

A expectativa é que essa nova forma de notificações seja disponibilizada na versão final do sistema, sendo bem provável porém que desenvolvedores precisem habilitar em seus aplicativos o suporte à nova forma implementada.

Para ativar as notificações "em bolhas", os usuários deverão utilizar os seguintes comandos na ordem citada abaixo:

  1. adb shell settings put secure experiment_enable_bubbles 1
  2. adb shell settings put secure experiment_autobubble_all 1

Cabe observar que, caso não fique satisfeito com os resultados, é possível reverter a configuração através dos seguintes comandos (também na ordem abaixo citada):

  1. adb shell settings delete secure experiment_enable_bubbles
  2. adb shell settings delete secure experiment_autobubble_all

E aí, curtiu a nova forma de notificações do Android Q ou prefere a tradicional, onde se é visualizado através da cortina de notificações. Conta pra gente nos comentários a sua opinião!

(atualizado em 25 de abril de 2019, às 06:00)

12

Comentários

Parece familiar? Android Q pode usar notificação "em bolhas" como no Facebook Messenger
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular