LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google publica guia do Material Design para modo escuro do Android 10 Q

08 de maio de 2019 2

Durante a realização da conferência I/O 2019, o Google empolgou a todos os presentes quando anunciou que o novo Android Q deve ser oficializado com um modo escuro. A novidade já era aguardada há muito tempo, sendo que outras fabricantes saíram na frente ao disponibilizar essa opção em suas interfaces personalizadas.

Agora, passada toda a euforia do primeiro dia do evento, o Google divulgou algumas diretrizes para que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos ao modo escuro do sistema. O primeiro grande destaque é que a gigante das buscas não recomenda o uso do preto puro, mas sim diferentes tons de cinza.

De acordo com o Google, essa escolha de design tem como motivo a acessibilidade. Apesar de saber que a grande maioria dos usuários gostaria de ter um tema preto puro, isso seria péssimo para algumas pessoas:

Superfícies cinza escuras podem expressar uma gama mais ampla de cor, elevação e profundidade, porque é mais fácil ver sombras em cinza (em vez de preto). Superfícies cinza também reduzem o cansaço visual, além disso o texto claro em uma superfície cinza tem menos contraste do que um texto claro em uma superfície preta.


O Google também indica aos desenvolvedores que eles tenham cautela na escolha da paleta de cores dos seus aplicativos. Assim, a empresa recomenda que as cores primárias e secundárias devem ter tons pastéis e não podem ser saturadas. Isso porque a escolha favorece a legibilidade.

Outro ponto destacado é que os desenvolvedores não podem usar cores em áreas que ocupam grande parte da tela. A justificativa é que, ao inserir uma área colorida muito grande, ela deve emitir mais brilho, algo que atrapalha o propósito do modo escuro. Veja abaixo o exemplo da empresa:


Por fim, apesar de disponibilizar o modo escuro, o Google afirma que o claro continuará sendo o padrão do Android. Assim, caberá ao usuário escolher se quer utilizar a novidade ou não. Além disso, a empresa ressalta que todos os aplicativos devem ter opções para que o tema seja trocado internamente.

Como exemplo, o Google cita os seus apps proprietários que já seguem essa diretriz. Vale lembrar que o Android Q deve trazer muitas novidades e você pode descobrir mais em nosso artigo especial.

  • O Google Pixel 3a XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

2

Comentários

Google publica guia do Material Design para modo escuro do Android 10 Q
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista