LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IO19: Google apresenta projeto para auxiliar pessoas com distúrbios na fala e linguagem

08 de maio de 2019 0

Assim como em todos os anos, em sua conferência para desenvolvedores, a Google apresentou ao mundo suas mais recentes tecnologia de acessibilidade – incluindo o já comentado lookout, que finalmente teve o app liberado para download nos EUA.

Entre as demonstrações feitas na IO19, uma que se destacou nesse âmbito foi a do chamado Projeto Euphonia, que visa permitir que o reconhecimento de voz do Assistente do Google compreenda pessoas com distúrbios na fala e linguagem.

Na IO18, o Google já havia demonstrado maneiras de auxiliar mais usuários a se comunicar – uma delas incluía a entrada de código morse para o Gboard, com direito até mesmo a previsões de palavras. Neste ano, a gigante das buscas criou uma maneira para auxiliar outro novo segmento de usuários a se comunicarem melhor.

Projeto Euphonia – que foi criado com a ajuda do Professor de Matemática Aplicada e Física da Universidade de Harvard, Michael Brenner – tem como principal objetivo aprimorar o reconhecimento de fala e outras comunicações não-verbais para pessoas com deficiências na voz.

Durante o evento, vimos demonstrações onde um modelo de reconhecimento de voz personalizado foi criado para para um homem surdo com fala arrastada, bem como algo similar foi oferecido a outro homem que só é capaz de digitar uma letra por vez, usando movimentos oculares.

Para ambos, o projeto do Google vai possibilitar uma comunicação mais rápida graças às novas tecnologias inclusas no Google Assistente – mas para tal, a empresa precisa coletar o maior número possível de amostras dos deficientes de fala de todos os tipos.

Por isso, a gigante de Mountain View está, nesse momento, solicitando gravações para auxiliá-la a montar um modelo compreensível para deficiências específicas, que será utilizado no Euphonia.

Vamos torcer para que o projeto seja um sucesso, afinal de contas, muitas pessoas precisam desse tipo de ajuda em suas vidas, e nada melhor para auxiliá-las a ser mais independentes do que a tecnologia.


0

Comentários

IO19: Google apresenta projeto para auxiliar pessoas com distúrbios na fala e linguagem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista