LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Project Soli pode estrear no Pixel 4 oferecendo gestos no ar de alta precisão

12 de junho de 2019 5

Parece que o ano de 2019 é, finalmente, a estreia definitiva da tão sonhada funcionalidade de gestos no ar para uso em smartphones. Depois do cancelamento do Lumia "1030" McLaren, que seria um dos primeiros smartphones com tecnologia impressionante de gestos no ar e também após o fraco lançamento da LG com o Air Motion do G8, a próxima grande empresa que tenta alavancar tal ideia pode ser o Google, graças ao hardware e software muito mais precisos.

As informações foram destacadas pelo site 9to5google e reforçadas pelo XDA Developers. O primeiro site aponta que a Google estaria desenvolvendo o chip do Project Soli para ser equipado em seus dois novos flagships, o Pixel 4 e 4 XL, enquanto o segundo afirma que os aparelhos terão o chip Soli e ainda revela detalhes de software no Android Q com funcionalidade "Aware", como você pode ver mais abaixo.

O que é o Project Soli?

Anunciado durante a Google I/O de 2015, o Project Soli está sendo desenvolvido desde muito antes pelo grupo de Tecnologia Avançada e Projetos (ATAP) da gigante das buscas e, como você pode conferir no vídeo abaixo, vemos que a ideia é oferecer ao usuário uma nova experiência de navegação por gestos, mas que ao invés de tocar na tela o usuário usa os dedos para realizar ajustes no ar.

No vídeo podemos ver que o projeto visa utilizar gestos que já realizamos naturalmente como o de girar botões físicos de volume ou ao utilizar uma pinça, além de dezenas de outros.

Próximo aos 50 segundos podemos conferir que o projeto de 2015 já incluía a adoção de um chip em aparelhos como alto-falantes e relógios inteligentes com suas próprias configurações de gesto. Arrastando o dedão pela lateral do dedo indicador, você seleciona a música, pressionando as pontas do indicador e dedão você escolhe a música selecionada e, arrastando o dedo indicador pelo dedão, ajusta o volume.

As modificações de configuração são extremamente mínimas e precisas, visto que tudo isso ocorre em uma espaço pouco acima ou ao lado do aparelho e permite que o chip reconheça os gestos com perfeição - ao menos na apresentação do projeto.

Android Q exibe código de sensor "Aware"

A notícia dada pelo XDA na tarde desta terça-feira (11) deu destaque para a presença de uma nova configuração encontrada nos códigos da versão mais recente do Android Q Beta. Exibindo a descrição de gestos para "Pular" e "Silenciar", as informações revelam ainda que o Project Soli deve ganhar nome de mercado mais amigável chamado de "Aware", "Sensor Aware" ou algo do gênero, com a palavra significando consciente/informado no português.

O site afirma que estes são códigos para controle de gestos e, por isso, o chip em desenvolvimento pela divisão ATAP do Google é o mais indicado para estar presente não apenas no Android Q, mas ainda mais principalmente nos novos Pixel 4 e 4 XL visto que ambos são projetos trabalhados pela companhia.

Possíveis Google Pixel 4 e 4 XL são exibidos em moldes finais (imagem: reprodução/UnboxTherapy)

Os novos Pixel 4?

Os aparelhos podem ter seu design final já revelado pelo canal UnboxTherapy após ter publicado um vídeo destrinchando os moldes de guia de fabricação para capas protetoras que são enviadas às fabricantes. É extremamente comum de acontecer no mundo da tecnologia e já vimos anteriormente.

Com o lançamento dos novos Pixel previsto para outubro - considerando que o Google siga a mesma janela de todos os outros anúncios -, a partir de agora teremos cada vez mais vazamentos reforçando o design final do aparelho, e o conceito abaixo produzido com base nos moldes pode sugerir o caminho que a empresa esteja planejando para os novos smartphones.

Conceito do Google Pixel 4 e 4 XL exibe os smartphones com câmera tripla, módulo quadrado e sem entalhe na tela, mas com borda superior grossa (imagem: reprodução/Ben Geskin)

O conceito destaca a presença de possíveis três câmeras traseiras, e pelo menos dois sensores frontais, embora alguns outros sensores na região direita da tela também ganhem destaque.

A falta de um entalhe no display é nítido, embora isso force a empresa a adotar uma borda grossa para a parte superior da tela para obter um painel sem recorte e completamente disponível para consumo de conteúdo.

Mais informações devem surgir nos próximos dias, então fique atento ao TudoCelular para saber de todas as principais novidades sobre o Pixel 4 e outros lançamentos do Google em seu evento previsto para outubro deste ano. O que achou dos rumores? Acredita que este possa ser o design do Pixel 4? Comente!


5

Comentários

Google Project Soli pode estrear no Pixel 4 oferecendo gestos no ar de alta precisão
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular