LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 10 deve tornar mais fácil para Google e fabricantes mudarem animações de boot

06 de setembro de 2019 4

Acha a animação de boot do seu smartphone sem graça? Bem, você não está sozinho. Ao longo da existência do Android esse é um dos recursos mais personalizados pelos usuários, que até agora precisam fazer procedimentos arriscados para mudar isso, através de root.

A boa notícia é que isso pode estar para mudar: segundo apurou o pessoal do XDA Developers, um novo upload no repositório do Android AOSP - o sistema no seu estado mais "puro" - o Google deve passar a implementar esse recurso sistêmico através de módulos APEX, o que acabaria com algumas burocracias.

Explicando, módulos APEX são uma novidade da gigante de buscas para o SO. Eles são pacotes de atualizações que fazem o upgrade de bibliotecas e drivers de forma segura em locais geralmente não acessíveis do sistema, como partições da fabricante.

Animações de boot passariam a ser implementadas por esses módulos, ao que indica o techo de código "com.android.bootanimation.apex". Ou seja, tentando resumir um pouco essa história, essa configuração poderia ser tratada como uma configuração mais "comum" no sistema, sendo alterada com mais facilidade.


Isso não significa, porém, que qualquer um poderá alterar a inicialização do Android. O Android Verified Boot seguirá impedindo que alterações de terceiros sejam validadas durante o processo de boot. Mas isso pode significar sim que as próprias fabricantes, e Google, poderão levar opções - ou alterar essas animações - com maior facilidade.

Ainda falta pesquisa por parte dos desenvolvedores alternativos para o entendimento completo do que essa mudança significa. Pode ser que mesmo quem desbloqueie o bootloader do smartphone seja beneficiado com essa novidade, com a facilitação da instalação de animações personalizadas, por exemplo.

Vale lembrar, o Android 10 foi oficializado no início da semana e já está disponível em um número interessante de celulares. Seus mistérios ainda são muitos, e claro, serão desvendados com o passar do tempo.


4

Comentários

Android 10 deve tornar mais fácil para Google e fabricantes mudarem animações de boot
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular