LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da fragmentação?! Google exigirá que fabricantes utilizem Android 10 de fábrica

07 de outubro de 2019 79

O Android 10 foi oficializado no início de agosto e lançado no início de setembro. Ou seja, há um mês as fabricantes já podem lançar seus smartphones com a atualização de 2019 do sistema operacional. Muitas, porém, começam a adaptar o código-fonte muitos meses antes, e por isso é provável que por mais algum tempo vejamos lançamentos com Android 9 Pie de fábrica.

O Google, ao menos, determinou um prazo para que isso acabe: a partir de 1º de fevereiro de 2020 a gigante de buscas não mais certificará aparelhos com a atualização de 2018 sendo o sistema de fábrica. Ou seja, as fabricantes, depois dessa data, só obterão aval da empresa para lançarem o Android e os serviços Google em seus dispositivos se colocarem o mais recente update como SO de fábrica.

Claro, muitas delas deverão correr para certificar alguns aparelhos antes dessa data. Assim, mesmo em fevereiro, março, e quem sabe um pouco mais, veremos celulares com Android 9 de fábrica.


Fato é que com o Google impondo uma data-limite para essa certificação a empresa pressiona suas parceiras a lançarem produtos mais atualizados. A intenção é não apenas que os usuários possuam o que há de mais moderno no Android, mas também ajudar nas métricas da companhia, sempre muito fragmentadas quando vemos a distribuição do SO por suas atualizações, com versões antigas ainda detendo porcentagem muito grande do mercado frente aos updates mais recentes.

Por exemplo, o Android Oreo levou um belo tempo até se tornar a segunda versão mais utilizada (18,3%). Quem está com o troféu hoje é o Android 7 Nougat (19,2%). A medalha de bronze é do 6 Marshmallow com 16,9%, enquanto o Android 9 Pie com quase um ano à época do recolhimento dos dados possuía 10,4%, na quarta posição.

Vale lembrar, também hoje (07) descobrimos que o Google está trabalhando em um programa de certificação para smartphones gamers, aos moldes do programa de recomendação Android Enterprise. O que mais a gigante de buscas estaria preparando para o público nos próximos meses?

E você, o que acha do Google obrigar fabricantes a usarem a versão mais recente do SO em seus aparelhos? A janela de seis meses parece justa para que as marcas se adaptem? Conte para a gente nos comentários!


79

Comentários

Fim da fragmentação?! Google exigirá que fabricantes utilizem Android 10 de fábrica

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas