LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem notificações perdidas: Google vai permitir que apps iniciem após a instalação de atualizações

11 de dezembro de 2019 3

Algumas vezes quando nossos smartphones atualizam durante a noite (enquanto estamos dormindo) é preciso desbloqueá-los ao acordar para que os aplicativos voltem a funcionar, o que pode ser irritante às vezes, nos fazendo perder notificações importantes.

Para driblar esse problema, o Google está trabalhando em um novo recurso chamado Resumir ao Reiniciar (Resume on Reboot). Caso você não esteja familiarizado com a forma como as atualizações são instaladas no Android, existem duas maneiras:

  • Em dispositivos que não possuem uma partição dupla A/B, o pacote OTA é baixado no cache do aparelho, ele é reiniciado no recovery, o update é exibido e instalado através do recovery.
  • No caso de dispositivos que possuem a partição dupla A/B, o pacote OTA é baixado no cache, atualizado na partição inativa e, em seguida, a partição inativa recém-atualizada é trocada pela outra quando o usuário reinicia o aparelho.

No último método usuários tem acesso a uma experiência de uso mais "integrada", vendo que não precisam esperar na recuperação para que a atualização seja instalada.

Em ambos os casos, no entanto, o sistema ainda exige que o dispositivo seja desbloqueado após a reinicialização para que o update seja concluído – nessa hora o Resume on Reboot entraria como um belo diferencial: a novidade dispensaria as credenciais de login após a instalação bem-sucedida de uma atualização via OTA.

Descoberta recentemente no Android Gerrit, de acordo com a descrição no commit do AOSP, o sistema de recuperação poderia armazenar com segurança as credenciais necessárias para o desbloqueio quando a OTA for baixada.

Entretanto, pelo recurso necessitar de um HAL específico chamado IRebootEscrow, infelizmente ele não chegará a todos os dispositivos – mas nos principais, como o Pixel 4, ele já está sendo testado e deve ser habilitado em breve após uma atualização vindoura (com sorte não precisaremos esperar até o Android 11).


3

Comentários

Sem notificações perdidas: Google vai permitir que apps iniciem após a instalação de atualizações
  • Como será que anda a adoção desse sistema de partição A/B pelas fabricantes?
    Parece que fora o Moto X4, não se ouve falar muito de novos aparelhos o adotando.

      • Só queria que tivesse como impedir apps de iniciarem junto com o sistema ao reiniciar o celular. Tenho o VPN 1.1.1.1 pra usar quando estiver na rua, mas é insuportável que ele fica se concectando automaticamente toda vez que reinicio o celular.

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista