LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google vai repensar novo visual com favicons na Busca após críticas aos anúncios

27 de janeiro de 2020 4

Atualização (27/01/20) – RB

Após as críticas recebidas com a alteração do layout da Busca, devido aos anúncios estarem parecidos com os resultados comuns, o Google voltou atrás e resolveu repensar seu novo visual com favicons e mudança na ordem dos domínios e dos títulos dos sites.

A companhia emitiu um comunicado, no final de semana, para agradecer os feedbacks dos usuários e explicar que ainda farão mais testes, até que a liberação da versão final seja feita novamente.

Por enquanto, a gigante de buscas informou que alguns usuários podem não visualizar mais os favicons nos resultados de pesquisa. Além disso, esta nova etapa de experimentos vai durar pelas próximas semanas.

Apesar de não divulgar mais a nova aparência para desktop – uma vez que ela já está presente há meses para celulares –, o Google parece ainda não ter desistido da alteração. Segundo a empresa, a intenção seria padronizar o design nos PCs com o de smartphones.

Mas as críticas afirmam que, na verdade, o real objetivo da empresa seria aumentar os cliques em anúncios, visto que as diferenças entre eles e os resultados comuns ficariam menores.

E para você, o novo layout do Google gera confusão nas propagandas? Comente conosco!

Atualização (23/01/20) – RB

Google: anúncios da Busca recebem aparência de resultados de pesquisa após favicons

Na última semana, o Google passou a implantar um novo visual em sua Busca. Agora, os sites aparecem com seus respectivos favicons e domínios na primeira linha. Além disso, a gigante de Mountain View também realizou modificações em seus anúncios.

Agora, as propagandas passam a ganhar aparência semelhante aos resultados de pesquisa normais. A diferença é que, como ícone pequeno, aparece o “Ad” em preto. Veja na imagem a seguir:

Imagem: Reprodução - The Verge

De acordo com os primeiros dados coletados pelo Digiday, as alterações já teriam surtido efeito desde os primeiros dias após a mudança. As pessoas estariam clicando em mais anúncios neste novo formato.

Por outro lado, o Google sofre críticas de especialistas, por ir na direção contrária e não deixar quase distinções entre anúncios e resultados de pesquisa comuns. Um dos que têm falado sobre o assunto é o comentarista do The Guardian, Alex Hern.

Como as alterações já haviam sido aplicadas para celulares em 2019, foi possível notar um aumento na taxa de cliques no último ano: de 17% para 18%.

Você acha melhor este novo visual das propagandas ou prefere o anterior? Diga para a gente!

Texto original (13/01/20) – RB

Google adiciona favicons e muda ordem dos domínios de sites na Busca para PC

Desde maio do ano passado, o Google passou a exibir todos os resultados na Busca com um favicon – logotipo em tamanho reduzido – e o nome de domínio dos sites no topo, em seu aplicativo para smartphone. Agora, a gigante de Mountain View também vai aplicar a mesma mudança na ferramenta para computadores.

Além da alteração na ordem do conteúdo que aparece nas pesquisas, a empresa também passará a destacar o rótulo “Anúncio” em negrito e na cor preta, quando o link for patrocinado. Você pode conferir as modificações na captura abaixo:

Imagem: Reprodução

A intenção da companhia é colocar a marca de u site como “frontal e central”, a fim de auxiliar na compreensão do internauta de onde vêm as informações e quais páginas possuem o que está procurando.

É importante destacar que os ícones do site possuem função na “ancoragem” de cada resultado, de forma a ajudar você na hora de decidir o que vai explorar posteriormente. Eles ainda têm papel importante para os webmasters, na hora de escolher um ícone preferido para listagem orgânica.

Os favicons para computadores na Busca do Google estão previstos para chegar ainda esta semana. A empresa pode adicionar outros botões de ação e visualizações úteis aos cards dos resultados no futuro.

Vale lembrar que, em breve, o buscador do Google também deverá ser agraciado com rastreamento de encomendas. Ainda não há prazo para o recurso ser implementado.

Você gostou da novidade da gigante de buscas nos resultados das pesquisas? Comente conosco!


4

Comentários

Google vai repensar novo visual com favicons na Busca após críticas aos anúncios
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista