LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 11: primeira beta é lançada com novidades em notificações, controles de mídia e mais

10 de junho de 2020 15

O Android 11 está chegando e, após um adiamento por conta das manifestações nos Estados Unidos, a versão beta finalmente foi liberada. A nova versão traz diversas novidades para permissões, notificações e novos controles para mídia e para usuários com eletrodomésticos e eletrônicos conectados. Veja tudo o que foi revelado nessa nova versão.

Controles de privacidade

O Android 11 vai focar muito em privacidade nesta nova versão. Exemplo disso são as novas permissões com novos recursos.

Permissões temporárias e "permitir uma vez"

As novas permissões do Android R terão controles aprimorados como a possibilidade de habilitar um acesso de uso único para câmera, local ou microfone em um aplicativo. Além disso, há uma nova opção que revoga uma permissão após um certo tempo se você definir isso no Gerenciador de Permissões, que já está disponível no Android 10, mas agora chega com mais essa opção na nova versão.

Como é possível ver, somente há um marcador para habilitar a revogação da permissão após um certo tempo, mas ainda não existe uma opção para definir uma espécie de contador regressivo em horas, dias ou semanas, o que seria ideal. Logo abaixo da permissão ainda há um aviso dizendo que o acesso à atividade física do usuário é removida quando este recurso é ativado.


Por enquanto ainda não é citado quanto tempo as permissões ficariam ativa, mas a descrição menciona que ela será removida caso o aplicativo em questão "não seja utilizado por alguns meses".

Localização em segundo plano

O uso de local por aplicativos que não aparecem na tela é um grande problema para a privacidade de muitos usuários, visando melhorar isso, em fevereiro a Google lançou um programa onde diz que somente permitirá apps na Play Store que utilizem essa permissão se forem aprovados previamente por ela. O prazo foi estendido até 2021 e quando ele terminar, todos os aplicativos que dependam dessa dela e não forem aprovados previamente serão removidos.

Notificações

As notificações têm recebido várias novidades desde a primeira Developer Preview do Android 11 e agora não é diferente. Dentre as melhorias temos espaços dedicados e bolhas de conversação.

Espaço reservado para conversas

Agora as notificações ficarão mais organizadas no Android 11. Isso graças à nova seção de conversas que vai separar chats em aplicativos das demais notificações no painel. Veja como está nessa nova versão:


Como você pode notar acima, novas opções foram adicionadas ao menu de contexto para essas conversas, que agora também mostram ações específicas como silenciar, adiar, favoritar a conversa e ainda mostrar a bolha para conversas.

Bolhas de conversas

As bolhas já haviam sido vistas anteriormente e agora elas estão recebendo um controle direto na interface, que não envolve acessar as opções de desenvolvedor para habilitá-las, afinal, elas devem chegar como um recurso nativo, tanto é que já vimos até um atalho para captura de tela utilizando a função.

Novos controles

Controle de dispositivos inteligentes

Cada vez mais dispositivos vêm com a assistente do Google integrada, exemplos vão desde TVs até mesmo máquinas de lavar. O Android 11 transformará o celular na central para controlar todos eles por meio da API de Controles de Dispositivo. Para acessar essa central, basta apertar e segurar o botão de desligar até o menu surgir, veja:


Dentre as opções disponíveis nesse menu estão cartões de crédito e débito para serem utilizados em dispositivos com NFC pelo Google Pay de forma rápida e fácil e ainda uma opção para ocultar seus números, garantindo mais segurança e privacidade. Veja a animação ilustrando a forma como eles vão surgir na tela:

Segundo desenvolvedores, a API de Controle de Dispositivos já está funcionando com o aplicativo do Google Home desde a DP4 e certamente deve ficar melhor ainda agora.

Controle de mídia

Essa opção por enquanto só pode ser habilitada por meio das opções de desenvolvedor da Beta 1. Ela permite que você alterne o dispositivo onde o som do seu telefone é reproduzido como um fone de ouvido Bluetooth, caixa de som e etc. Além disso esse novo controle está presente na área inferior da tela, tornando o acesso muito mais fácil, confira:


É possível ajustar diversas opções de volume na mesma tela, incluindo dos acessórios conectados ou ainda do conteúdo em reprodução numa TV ou no Chromecast, por exemplo. Até agora só era possível fazer isso pelo menu do Bluetooth ou ainda por algum aplicativo de terceiro, que mostrasse alguma interface semelhante mas que não era nativa. Veja ele em ação:

Acessibilidade e mais

Novo acesso por voz

O Android tem demonstrado cada vez mais preocupação em promover a acessibilidade para usuários portadores de algum tipo de deficiência, seja ela qual for. Prova disso é o novo teclado em braille sem uso de acessórios que já está disponível para Android e o Android 11 não vai fazer diferente.

O acesso por voz criará pontos de acesso baseado no contexto da tela, isso significa que botões criados pelo cortex visual do sistema indicarão quais comandos o usuário deve dizer para acessar determinado conteúdo presente na tela, possibilitando que até mesmo pessoas com dificuldades motoras utilizem o celular sem problemas.

Novo preenchimento automático no teclado

Essa nova função vai trazer mais praticidade para aqueles que utilizam o preenchimento automático ou um gerenciador de senhas no Android. Com ela o teclado padrão vai sugerir usuários e senhas guardados no aparelho quando você tocar num campo que possa ser preenchido por eles, evitando o uso de caixas flutuantes que podem ser irritantes para algumas pessoas.


Melhorias para desenvolvedores

Além de todas essas novidades, o Android 11 Beta 1 chega com aprimoramentos para desenvolvedores como o ADB sem fio via rede, que foi visto desde a DP2, que inclusive agora conta com melhorias para instalação mais rápida de arquivos APK e diversas melhorias para facilitar o teste de aplicativos e muitos outros detalhes para os interessados em desenvolver aplicativos voltados para o Android R.

Atualização de aplicativos da Google Play - Project Mainline

O Project Mainline introduzido no Android 10 visa fortalecer a segurança do dispositivo. Com ele, atualizações essenciais de aplicativos e do sistema para garantir maior proteção são realizadas diretamente pela Google Play Store em um novo formato de módulos que são baixados e instalados ao mesmo tempo.

A grande mudança é que no Android 10 haviam 13 módulos de segurança, no Android 11 DP1 esse número saltou para 20. Agora com a liberação do Android 11 Beta 1esse número aumentou novamente: 12 além dos que já existiam no Android 10, assim o total agora é de 25.

Disponibilidade

O Android 11 Beta foi lançado hoje pela Google e está chegando primeiro para os aparelhos da linha Pixel que sejam da segunda geração e mais recentes, veja a lista completa:

Vale dizer que mais aparelhos devem ganhar compatibilidade em breve pois em 2019 a Google já havia firmado uma parceria com 12 fabricantes para testar as versões beta. Neste ano provavelmente veremos as seguintes marcas testando o novo Android 11 em seus dispositivos:

  • OnePlus
  • Nokia
  • Xiaomi
  • Realme
  • LG
  • Vivo

E fique ligado, pois estes são algumas das novas funcionalidades listadas pela Google, em breve pode ser que mais surjam, afinal ela não listou os novos controles de mídia e as configurações rápidas renovadas para notificações, então é quase certo que desenvolvedores vão descobrir muito mais nos próximos dias.

  • O Google Pixel 4 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3a XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 2 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

Android 11: primeira beta é lançada com novidades em notificações, controles de mídia e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista