Google 14 Out
Anunciado em outubro de 2019 como uma das ferramentas exclusivas da família Pixel 4, o Google Recorder trouxe aos usuários uma função já bastante consolidada em inúmeros apps da Play Store, mas com o diferencial de possuir o toque da Google. Utilizando as tecnologias de Inteligência Artificial do Android, o aplicativo é capaz de transcrever com precisão qualquer áudio gravado, facilitando assim sua manipulação, edição e compartilhamento.
Com a chegada do Pixel 5, o aclamado recurso está prestes a ficar ainda mais inteligente e útil, com o anúncio do Google Recorder 2.0. Como sugere seu número de versão, a Google está lançando uma grande atualização que irá renovar o app como um todo, disponibilizando uma série de novas funções, enquanto aprimora o que já era oferecido anteriormente.
A primeira grande adição é o Smart Scrolling, que facilitará a navegação em áudio mais longos. Caso sua gravação tenha mais de 150 palavras, o Google Recorder irá definir automaticamente palavras-chave importantes, identificando assim múltiplos trechos da mídia. Será então possível usar a barra de rolagem lateral ou tocar nas palavras-chave definidas para ir para determinado trecho rapidamente.
Outra grande novidade é a possiblidade de editar as gravações diretamente do app, durante modificação das transcrições. Ao apertar o ícone de tesoura na visualização de um áudio, o usuário será levado à tela de edição. Nela, é possível remover trechos inteiros com o botão remove, ou mesmo recortar partes da mídia com o botão crop, que irá remover o que não estiver selecionado em uma sentença.
O Google Recorder 2.0 também ganhou uma nova ferramenta para facilitar a vida de quem quer compartilhar gravações em redes sociais, que nem sempre aceitam arquivos de áudio. O app irá converter o clip de áudio em vídeo ao selecionar "video clip" no menu de compartilhamento. De lá, será possível personalizar o tema, o conteúdo e o layout do vídeo, com a função estando limitada a gravações de 60 segundos, no entanto.
Por fim, o Google Recorder 2.0 também introduz a função de correção de texto. Com ela, é possível corrigir rapidamente uma palavra na transcrição automática do app, bastando tocar e segurar na palavra a ser corrigida ou mesmo deletada. No momento, o recurso só funciona com palavras individuais, ainda que futuras atualizações possam expandir a função.
O Google Recorder 2.0 já está disponível para o Pixel 5, ainda que já seja possível portar o aplicativo para modelos antigos da família Pixel por meio de APKs. Em outros aparelhos, também é possível realizar a instalação de um APK por fora da Play Store, sendo necessário no entanto cautela e não havendo garantia de que o aplicativo seja compatível com seu smartphone.
Comentários