LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google segue matando Hangouts e já tem data para encerrar função de chamadas VOIP

20 de novembro de 2020 3

Com o advento do WhatsApp e outros mensageiros que permitem chamadas instantâneas de voz e vídeo o uso de conexões VOIP caiu em um certo desuso. Mas nos anos 2000 e até o começo da década passada, essa era uma ferramenta valiosíssima na internet.

O Skype era dos softwares mais utilizados para isso, mas diversas outras plataformas permitiam inclusive a discagem via internet para números de telefonia fixa e móvel no mundo todo, com tarifas muito mais em conta que as das operadoras convencionais. Nos últimos anos, inclusive, o Hangouts vem ofertando ligações sem custos para números brasileiros, estadunidenses e canadenses. Mas isso vai acabar.

No início de 2021 as chamadas telefônicas serão descontinuadas no Hangouts, então nem mesmo que você queira pagar, poderá seguir utilizando a função.


O choque que o fim de uma função como essas causará em 2021 certamente será menor do que se fosse em 2021. Hoje em dia, videochamadas e conexões por voz via Messenger, Telegram, WhatsApp e outros precisam apenas de internet para rapidamente nos conectar a um destinatário de forma pouco burocrática.

De todo modo, o movimento do Google se dá no caminho de deixar o Hangouts cada vez menos em evidência, em detrimento a outras soluções da própria companhia, como o Duo e o Meet.

Outro comportamento que mudou, dessa vez por parte das operadoras nos últimos anos, foi o fim da importância dos minutos disponíveis para chamadas dentro dos seus planos. Hoje em dia a quantidade de internet oferecida é mais importante do que todo o resto, e qualquer pacote costuma incluir chamadas tradicionais ilimitadas para todas as operadoras nacionais.

E você, sentirá fim das chamadas VOIP do Google Hangouts? Conte para a gente nos comentários!


3

Comentários

Google segue matando Hangouts e já tem data para encerrar função de chamadas VOIP
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 170.115 mortes em 6.118.708 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular