LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: atualizações de sistema devem ser distribuídas via Google Play Store em nova versão

26 de novembro de 2020 9

O Android infelizmente é conhecido por ser um sistema bastante fragmentado quando o assunto são atualizações. Entretanto a Google tem tentado mudar isso e o próximo passo pode envolver a loja de aplicativos Play Store.

Segundo o membro luca020400do, a loja de aplicativos deve ser a responsável por distribuir as atualizações de sistema, que devem se tornar significativamente mais rápidas no Android 12 por meio do projeto Mainline apresentado no Android 10 e aprimorado no Android 11.

Imagem: GizmoChina

Essa possibilidade se dará pelo Projeto Mainline do Google, que visa acelerar a forma como as atualizações são distribuídas. Segundo o membro do XDA, o Android Runtime (ART) está sendo convertido no módulo Mainline e isso permitirá que as novas versões do sistema sejam disponibilizadas diretamente pela Play Store com apenas um ajuste simples do Google.


Esse ajuste seria um pouco trabalhoso no início, afinal os desenvolvedores do sistema teriam que adaptar o ART para se comportar de forma igual em todos os smartphones com Android, essa mudança pode fazer com que certas modificações do sistema deixem de funcionar ao dar mais controle sobre o sistema para o Google ao invés das fabricantes dos celulares.

Essa mudança deve permitir que atualizações de segurança sejam instaladas com muito mais agilidade, o que pode ser crucial em falhas graves.

O grande desafio por enquanto é a compatibilidade, visto que celulares Android tem uma gama gigantesca de hardware diferenciado; desde um Google Pixel 5 com conjunto padrão até mesmo um Galaxy Z Fold 2 com 2 telas sendo uma delas flexível.

Galaxy Z Fold 2

Em nota, o XDA comentou o seguinte sobre o projeto Mainline de acordo com o que foi descoberto:

O Projeto Mainline amplia os esforços do Projeto Treble. Enquanto o Treble reduziu o quão dependentes os fabricantes eram dos fornecedores do hardware para cada atualização do sistema, o Mainline reduz o quão dependente o Google é das fabricantes para fornecer atualizações de segurança para os principais componentes do SO. Project Mainline estende a filosofia Treble para partes mais críticas da estrutura do Android, removendo os fabricantes como intermediários dependentes desta equação. O objetivo do Project Mainline é que o Google controle componentes de estrutura e aplicativos de sistemas que sejam críticos para a segurança e mantenham a consistência de desenvolvimento longe das fabricantes. Project Mainline é justamente referido como a maior mudança para o Android desde o Project Treble.

Dessa forma, o sacrifício pode valer a pena, afinal as atualizações de segurança e com novas funcionalidades estão cada vez mais frequentes conforme o desenvolvimento de novas tecnologias avança num ritmo mais rápido e dinâmico a cada dia. Essa grande mudança pode prolongar ainda mais a vida útil de aparelhos, afinal ainda existem muitos celulares que são abandonados pelas fabricantes pouco depois do seu lançamento.

O que você acha dessa mudança? Conte nos comentários.

Saiba mais


9

Comentários

Android 12: atualizações de sistema devem ser distribuídas via Google Play Store em nova versão
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020