LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google irá impedir acesso de navegadores baseados em Chromium ao recurso Chrome Sync

15 de janeiro de 2021 22

O Google Chrome é desenvolvido com base no motor de código aberto Chromium, mesmo que alimenta outros grandes navegadores como o Opera e o Microsoft Edge. O fato de que todos compartilham de uma mesma base de código traz grandes vantagens em relação a funções básicas, considerando que qualquer mudança no Chromium em si acaba afetando a todos, além de haver compatibilidade de extensões.

No entanto, essa compatibilidade também pode acabar gerando problemas. No blog oficial do Chromium, a Google acaba de anunciar que barrará o acesso de navegadores de terceiros que sejam baseados no motor às APIs do Chrome. Isso quer dizer que recursos como o Chrome Sync, que sincroniza dados entre navegadores logados com a mesma Conta do Google, e o Click to Call, que permite a realização de chamadas a partir de páginas da web.

A medida não tem caráter punitivo, no entanto, e não excluirá os dados já sincronizados de usuários que tenham utilizado as funções. A única mudança é que, a partir do dia 15 de março, não será mais possível sincronizar novos dados em navegadores que não sejam o Chrome. A gigante das buscas também encoraja os usuários que tenham dados sincronizados com outros navegadores a acessar a página "Minha Atividade" da conta para gerenciar o conteúdo ou ainda para baixá-lo através do Google Takeout.

O Microsoft Edge é um dos navegadores desenvolvidos com base no código do Chromium.

Como explica o site XDA Developers, o bloqueio não chega como uma surpresa. O Chrome Sync nunca foi parte integrante dos navegadores baseados em Chromium, que chegavam a avisar os usuários a respeito disso. Como era de se esperar, a medida também acaba sendo uma maneira da Google atrair usuários para o Chrome, tendo o recurso como um diferencial.


22

Comentários

Google irá impedir acesso de navegadores baseados em Chromium ao recurso Chrome Sync
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020