LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Capturas de tela mostram Android 12 com widgets mais simples e padronizados

09 de fevereiro de 2021 35

Embora os widgets sempre tenham marcado presença no Android, a falta de padronização visual afastou muitos usuários que poderia integrá-los à tela inicial, mas também foi e continua sendo explorado para customizar de forma livre e diversa os smartphones para espelhar a personalidade de quem usa.

Mas com a chegada dos widgets ao iOS, a Apple adotou um estilo próprio onde vemos uma profunda integração ao sistema, e parece que é exatamente isso que o Google quer buscar com o novo Android 12.

Em capturas de telas obtidas pelo XDA Developers de uma fonte que o site afirma ser confiável, vemos alguns detalhes interessantes do sistema, incluindo um novo widget customizável que une aplicativos de mensagens, e a possível customização de temas do sistema que já vazou há alguns dias.


Logo em destaque temos o widget de Conversations sendo aplicado à tela inicial, mostrando o modelo padrão de formato retangular com cantos levemente arredondados que exibe "mensagens recentes, chamadas perdidas ou status de atividade".

Outro widget aparece com um formato oblongo (um retângulo com extremidades em semicírculo) e serve para atalhos de contatos, exibindo detalhes como aniversário, notificação de mensagem e outras informações.

Mas não é apenas isso. Assim como a mudança nos widgets, o Google pode estar seguindo a Apple ao adotar uma forma de mostrar aos usuários quando um aplicativo ou o sistema estiver usando a câmera e o microfone, como pode ser visto nas capturas abaixo.


Ao tocar na área verde no canto superior da tela que mostra ícones de câmera e microfone em um primeiro momento e depois se transforma em um pequeno ponto, o usuário seria levado a uma janela popup que mostra o que o sistema está passando para o aplicativo e podendo configurar o uso da câmera e do microfone.

O design geral do Android 12 parece mais simples e com melhor aproveitamento dos espaços vazios, como visto nas notificações e parte superior da tela, que não ficam mais entulhadas de detalhes e ícones desnecessários.

Outra grande melhoria estaria relacionada às configurações de privacidade, com o sistema adotando uma forma de ativar e desativar o uso da câmera, microfone e localização de aplicativos.

É importante destacar, mais uma vez, que estas são supostas capturas de tela recebidas pelo XDA Developers de uma fonte anônima e confiável, mas é impossível garantir com toda certeza se são reais ou não. Isso só o tempo, com mais vazamentos, vai revelar.


35

Comentários

Capturas de tela mostram Android 12 com widgets mais simples e padronizados

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas