LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google lança App Quality, lista de requerimentos para tornar apps Android mais atraentes

12 de fevereiro de 2021 9

Desde seu lançamento em 2008, o Android vem passando por diversas transformações visuais e ganhando inúmeros recursos que prezam pela experiência do usuário. Os esforços da Google para tornar seu sistema mobile mais consistente também vêm crescendo ao longo dos anos, com iniciativas como a ampla adoção do Material Design e até prêmios para celebrar os apps que melhor implementam as diretrizes da linguagem de design.

Às vésperas da chegada do Android 12, a Google traz mais um auxílio aos desenvolvedores na forma do Android App Quality, uma lista de diretrizes pelas quais os criadores podem tornar seus aplicativos mais atraentes, atingindo assim um público ainda maior. A novidade está disponível em seções específicas da documentação do Android e foi traduzida para diversas línguas, incluindo Português Brasileiro. Um site dedicado ao App Quality foi lançado contendo explicações detalhadas e acesso rápido a cada seção, podendo ser acessado neste link.


Englobando não apenas smartphones, como também TVs com o Android TV, smartwatches com o Wear OS e carros com Android Auto, o Android App Quality foi lançado com cinco seções principais, que dão instruções acerca da usabilidade, performance, estabilidade e privacidade dos aplicativos. São elas:

  • Experiência Visual - Destaca as melhores práticas de uso do Material Design em pontos como os botões do app. Essas diretrizes tornam o visual do aplicativo mais moderno e facilita a implementação de recursos como tema escuro e a adaptação a telas amplas e gestos.
  • Funcionalidade - Foca em três áreas: mídia, com recomendações sobre o playback de conteúdo e compressão via HEVC/H.265; compartilhamento, reforçando a importância da lista de compartilhamento do Android; e serviços em segundo plano, focando na conservação da bateria.
  • Performance & Estabilidade - Traz novas ferramentas que ajudam desenvolvedores a encontrar e diagnosticar erros e problemas de performance, todas integradas ao Google Play Console.
  • Privacidade & Segurança - Um resumo com as recomendações relacionadas às permissões de segurança do WebView. Há ainda novas normas relacionadas às expectativas dos usuários quanto a segurança.
  • Google Play - Destaca as políticas para desenvolvedores de maior importância com links para maiores detalhes.

A Google garantiu ainda que pretende atualizar a lista do App Quality a cada três meses, adicionando novas informações a cada update. A empresa também pretende expandir as informações acerca de diferentes formatos de dispositivo.


9

Comentários

Google lança App Quality, lista de requerimentos para tornar apps Android mais atraentes
  • Talvez agora o aplicativo do Instagram fique bom...

      • Interessante ver a Google empenhada em tornar seu sistema coeso e redondo

          • Google está meio preguiçosa hein, poderia colocar um controle melhor na Play Store, mas ao invés disso, lança esses guias que talvez poucos vão seguir. Se tivesse um minimo controle na loja haveriam mto mais aplicativos de qualidade do que lixo, como é na loja da apple.

              • Concordo. Ela deveria impor mais um pouco as diretrizes de seu design para os desenvolvedores usarem em seus aplicativos. Você vê app de tudo quanto é jeito. Um exemplo é o WhatsApp, que até hoje bebe da fonte do design do Android 5.0

                  • Quanto mais burocracia pra se publicar um app em alguma loja, menos interesse dos sesenvolvedores

                      • iOS tem burocracia e diretrizes de design a serem seguidas nos apps e mesmo assim muitos apps chegam primeiro lá

                          • E mesmo assim continua não tendo a mesma oferta de apps que a Play Store tem. E a rapidez da chegada de novos apps à App Store antes da Play Store se dá pela infinitamente menor fragmentação do iOS, que ocupa uma fatia considerável do mercado com pouca variação entre os dispositivos (que já são poucos). Não é à toa que uma porrada de gente anda putassa com a Apple (e a Google Tb, pelo mesmo motivo).

                              • Mas todo esse processo é feito pela Apple. Lembre-se que cada fabricante desenvolve sua interface, seus ícones, suas funcionalidades. É muito difícil criar algo mais rígido no tocante a padronização do sistema, visto que a graça do android é ver como cada empresa o interpreta.

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista