LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel 6 e 6 XL: Google Camera 8.3 revela detalhes de design, telas e câmeras dos celulares

16 de julho de 2021 111

Atualização (16/07/2021) - EB

Já vimos nesta semana que o Google Pixel 6 deve chegar em duas versões, incluindo um Pixel 6 XL que já foi chamado de Pixel 6 Pro. Agora mais detalhes sobre o Pixel 6 foram revelados pela nova versão da Google Camera 8.3 que chegou no Android 12 Beta 3. Veja o que foi descoberto ao analisar o aplicativo.

De acordo com a análise do arquivo APK da Google Camera 8.3 foi possível descobrir que o Pixel 6 terá uma tela FullHD+ e o Google Pixel 6 XL terá resolução de 1440p.

A tela do Pixel 6 ainda terá um furo menor para acomodar a câmera, que ocupará 55 pixels de diâmetro, 10 pixels a menos que o visto no Pixel 5. Já o furo na tela do Pixel 6 XL terá 70 pixels de diâmetro, provavelmente com um sensor mais avançado.


Além disso, também é mencionado que o Pixel 6 também deve ser capaz de gravar vídeos em 4K com a câmera frontal, com uma configuração especial de "p21_front_setup" encontrada no código do arquivo APK.

A câmera frontal ainda deve contar com um flash LED, embora já tenhamos visto que iluminar utilizando a tela quase sempre dá conta do recado na maioria das vezes, o que elimina a necessidade deste componente. Entretanto, pode ser que o Google planeje algo diferente para o Pixel 6.

Falando da câmera traseira temos uma possível lente telefoto com zoom de 7x que pode gravar vídeos em 60FPS, que é bem mais interessante que o zoom de 5x a 30FPS do Pixel 5. Dessa forma, é possível que o Pixel 6 não tenha Super Res Zoom, pois o zoom óptico é uma solução bem mais interessante e traz mais qualidade as fotografias.

Atualização (12/07/2021) por FM às 18h11

Google vaza possíveis nomes “Pixel 6” e “Pixel 6 XL” de seus novos celulares, descartando modelo “Pro”

Há meses, o público vem conhecendo diversas informações sobre a nova geração do Google Pixel, especialmente sobre seu design. Os futuros smartphones da big tech, até então conhecidos como Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro, deverão chegar ao mercado com um chip personalizado que promete alto desempenho e suporte a especificações avançadas.

A empresa acaba de revelar “acidentalmente” os possíveis nomes oficiais desses celulares, que descartarão a nomenclatura “Pro” para adotar um padrão já conhecido pelos seus usuários. Desta forma, os dispositivos serão apresentados como Google Pixel 6 e Google Pixel 6 XL, conforme observado por desenvolvedores do XDA Developers.


De acordo com os especialistas, o formulário da nova API do Android 12 com Modo de Jogo, apresentada durante a conferência Games Developer Summit 2021, menciona especificamente os modelos Pixel 6 e Pixel 6 XL. É interessante notar que a empresa removeu esses nomes do documento logo após as primeiras capturas de tela emergirem na internet.

Por outro lado, ainda não está claro se a gigante das buscas adotará esse rótulo novamente, visto que o Pixel 5 não contava com um modelo “XL”. O portal ressalta que há a possibilidade desse fato se tratar de um erro de digitação, mas não seria surpreendente se o Google retomasse esse padrão para distinguir os modelos com tela maior.

O Pixel 6 e Pixel 6 XL — ou Pro — devem ser anunciados oficialmente entre os meses de setembro e outubro deste ano. Novos vazamentos devem trazer essas e outras informações sobre os novos aparelhos em breve.

Atualização (12/07/2021) por LL às 08h48

Google Pixel 6 Pro surge em suposta imagem real com design reformulado e tela da Samsung

As expectativas sobre o lançamento da nova geração da linha de smartphones do Google são altas. Dentre as novidades mais aguardadas estão o desempenho do chip personalizado da Gigante de Buscas, que promete desempenho superior como o Qualcomm Snapdragon 870, especificações aprimoradas para as câmeras e um visual remodelado.

As características do Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro já foram praticamente todas reveladas, junto com a informação de que as novidades terão direito a nada menos que cinco anos de atualizações do Android. Agora, chegou a vez de conferirmos a partir de supostas imagens hands-on o design final da versão Pro junto com novos detalhes sobre o display empregado nas novidades.


O visual do Pixel 6 Pro revelado nas imagens acima corroboram com as renderizações e até mesmo com a suposta capa de proteção do aparelho, divulgadas anteriormente. Vale pontuar que o Pixel 6 terá aparência similar, mas sem display curvo e com moldura um pouco mais grossa, além de uma câmera a menos.

Segundo o analista Ross Young, os dois smartphones utilizarão telas da Samsung Display, mais especificamente painéis OLED rígidos ao invés de flexíveis, com o intuito de cortar custos e manter o preço final mais acessível. O custo de um display OLED rígido é apenas um terço do custo de um flexível, mas tal tipo de tela é mais frágil para quedas e arranhões.

Espera-se que o Google apresente oficialmente o Pixel 6 e Pixel 6 Pro em setembro ou outubro deste ano. Resta aguardar para saber mais sobre as novidades, isso se outros vazamentos não revelarem antes.

Quais suas expectativas sobre os novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro?

O Google Pixel 6 nem sequer teve seu design oficial revelado, muito embora vazamentos já apontem especificações sobre a câmera, processador e visual do novo smartphone. Recentemente, imagens de supostas capas de proteção do dispositivo foram divulgadas e reforçaram as características visuais também do Pixel 6 Pro (ou Pixel XL).

Agora, mais uma prova do design da nova geração de celulares do Google foi vazada. Dessa vez a imagem mostra capas de proteção reais destinadas ao Pixel 6 e Pixel 6 Pro, e as duas se parecem bastante. A principal diferença fica por conta do setup de câmeras: o modelo mais avançado parece ser equipado com uma lente periscópio telefoto.

A julgar pela montagem e design fosco, os produtos devem servir como escudo para explosões. A capa na extrema-esquerda pertence ao Google Pixel 4 XL, o último celular da marca a utilizar proteção similar.

Vale pontuar que a série Pixel 6 será a primeira a ser equipada com um chip desenvolvido pelo próprio Google, uma alternativa que pretende ter desempenho similar ao Snapdragon 870 e deve acirrar a concorrência com outras fabricantes de smartphones.

Supostas capas de proteção antiexplosivas do Pixel 6 e Pixel 6 Pro em comparação com a capa do Pixel 4 XL. Imagem: Gizchina

O Google Pixel 6 está aparecendo em cada vez mais vazamentos, e hoje as capas de proteção destinadas a ele foram vazadas novamente. Desta vez, a fonte é o leaker Ice Universe, que revelou imagens que devem pertencer as mesmas capas já vistas anteriormente, mas dessa vez elas chegam em alta resolução, mostrando mais detalhes do celular.

Imagens: Ice Universe

Como você pode ver acima, os botões do Pixel 6 devem estar todos localizados do lado direito do celular. Na área de baixo temos a entrada para carregador e duas aberturas, provavelmente uma para microfone e outra para o alto-falante.

Na parte superior do celular encontramos apenas um furo, que deve permitir a captação de áudio pelo microfone secundário.

Imagens: Ice Universe

Na traseira vemos uma área saltada que deve acomodar os sensores de câmeras do Pixel 6. Na frente temos a abertura para a tela, mas infelizmente a capa não é capaz de revelar nada a respeito de bordas curvas ou entalhes menores, que devem estar presentes no Pixel 6 Pro, de acordo com rumores recentes.

Por fim, é preciso lembrar que o Pixel 6 pode ser o primeiro celular do Google com um processador próprio da Gigante de Buscas, o que deve representar a chegada de alguns recursos exclusivos para o celular e desempenho otimizado com a versão própria do Android desenvolvida para ele.

Atualização (02/06/21) - VC

Google Pixel 6: capas de proteção reforçam novo design da dupla de smartphones

Mais detalhes a respeito dos novos smartphones do Google foram revelados esta semana, desta vez reforçando os rumores relacionados ao design dos novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro (ou Pixel 6 XL).

Nas imagens que você pode conferir abaixo, temos um vislumbre do design da dupla Google Pixel para 2021, reforçando a faixa protuberante onde estarão posicionadas as câmeras principais na tampa traseira, com uma cor de destaque logo acima e uma cor uniforme abaixo. Em ambos os modelos, vemos que a cor de destaque do modelo branco será o laranja.

Pixel 6 e Pixel 6 Pro (na imagem 6 XL) em suas capas de proteção.

Sabemos que tais vazamentos vindos de fabricantes de capas de proteção nem sempre são precisos a respeito dos elementos de câmeras, arranjo das lentes e nem mesmo nomenclatura final. Por isso o esperado Pixel 6 Pro ainda aparece como Pixel 6 XL.

Outra curiosidade fica para o conjunto de câmeras do Pixel 6, oferecendo três lentes circulares ao invés de duas câmeras como muitos vazamentos e leakers prestigiados garantiram. Novamente: vazamentos de capas de proteção são precisos em dimensões, mas imprecisos em elementos, uma vez que apenas os moldes de smartphones são enviados, não exibindo detalhes do conjunto de câmeras ou da tela.

Os novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro são esperados para o segundo semestre de 2021 com hardware poderoso, grande foco em fotografia com os recursos exclusivos do Google e um design de destaque, deixando de lado o preguiçoso módulo de câmera retangular no canto para adotar uma faixa ousada que cruza a tampa traseira.

Atualização (28/05/21) - VC

Google Pixel 6 pode receber grandes melhorias em câmeras e adotar novo sensor Samsung de 50 MP

Mais detalhes a respeito da linha Pixel 6 continuam surgindo nos últimos dias. Após a dupla já ter tido seu design vazado há poucas semanas, agora surgem mais informações a respeito dos smartphones do Google que voltarão a ser posicionados no mercado de alto desempenho com enorme foco para câmeras.

Informações publicadas no Twitter pelo usuário @FrontTron revelam que o Google está preparando lançar os novos smartphones com Modo Gimbal para excelente estabilização, grandes melhorias em gravação de vídeo, além de incluir um grande sensor desenvolvido pela Samsung e incluir novos NPU e ISP (unidade de processamento neural e processador de sinal de imagem, respectivamente) customizados pelo próprio Google.

Um vazamento relacionado do leaker Ice Universe revela que a Samsung está preparando um novo sensor ISOCELL de 50 MP para lançar "em breve", e há expectativas para que o Google possa trabalhar com a empresa para oferecer o sensor em seus modelos da linha Pixel 6.

A Samsung estaria preparando o sensor para lançamento no poderoso dobrável Galaxy Z Fold 3, que acontecerá em julho, deixando livre para fornecê-lo a outras empresas depois disso. E com o anúncio do Pixel 6 e Pixel 6 Pro previsto para outubro, tal teoria pode ser concretizada.

Muitos outros detalhes a respeito da linha Pixel 6 devem continuar surgindo até o lançamento dos modelos, então fique atento ao TudoCelular para não perder nenhuma novidade!

Não é bem novidade que o Google já está desenvolvendo a família Pixel 6 e que seu lançamento pode acontecer no segundo semestre. Recentemente, vimos que os novos Pixel 6 e 6 Pro podem ser oficializados com processador proprietário desenvolvido pelo Google.

Agora, o conhecido e confiável Max Weinbach revelou mais detalhes desse chipset. De acordo com o vazador, ele será produzido em conjunto com a Samsung, será de 5 nm e terá desempenho semelhante ao do Qualcomm Snapdragon 870. Já a GPU do Whitechapel será uma Mali.

O Google se concentrará no aprendizado de máquina e no aspecto de inteligência artificial do chip para aprimorar ainda mais seu desempenho.

Apesar de usar uma proposta inédita, o Google deve garantir que os dois novos Pixel 6 cheguem ao mercado com direito a tela com taxa de atualização de 120 Hz. No entanto, o modelo padrão tem resolução FHD, enquanto que o Pro traz QHD+. Já a bateria de ambos pode ter até 5.000 mAh.


Atualização (13/05/2021) - Por VC

Vazamento mostra suposto Google Pixel 6 com design ousado e diferente do tradicional

O leaker Jon Prosser acaba de revelar detalhes a respeito daquele que poderá ser o design final do Google Pixel 6, e parece que o projeto será muito mais exótico e diferente do tradicional do que qualquer um esperava.

Nas imagens divulgadas por Prosser, vemos um smartphone com painel frontal de bordas finas e entalhe centralizado, mas o destaque vai para a tampa traseira, que oferece uma grande fita preta protuberante para abrigar as câmeras principais e dois tons: um com maior saturação na parte de cima e outro mais claro abaixo do módulo de câmera.



De acordo com as informações de Prosser, o Google deve retornar com a apresentação de dois smartphones este ano, mas agora adotando nomenclaturas diferentes: Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro, deixando de lado a identificação XL para fazer referência ao modelo maior.

Além disso, vemos que o Pixel 6 vai oferecer exatamente o mesmo design, mas pelo tamanho mais compacto terá apenas duas câmeras traseiras, possivelmente uma lente principal e outra ultrawide. O modelo maior, o Pixel 6 Pro, chegará com três câmeras traseiras, possivelmente com a terceira sendo uma telefoto para zoom de alta qualidade.


O vazamento também voltou a falar a respeito do Pixel Watch, o primeiro relógio inteligente do Google para finalmente competir em peso com o Apple Watch 6 e Galaxy Watch 3, oferecendo um design extremamente minimalista com um formato circular.

É possível que as pulseiras coloridas do Pixel Watch combinem com as cores da tampa traseira do Pixel 6 e 6 Pro.


Já vimos que o próprio Prosser vazou o suposto design do Pixel 5, aquele que apresentava um grande módulo de câmera centralizado em formato de "U", mas agora o rumor tem maior embasamento graças a uma outra informação do Max Weinbach, que garante que pode "confirmar independentemente" que as renderizações do Pixel 6 são precisas em design, mas não em cores.

De toda forma, este é um vazamento importante e mostra que o Google pode estar comprometido em retornar aos flagships com a nova linha Pixel 6 oferecendo um design renovado para o mercado de smartphones, que parecem não sair do tradicional, chato e entediante bloco retangular na traseira.

Atualização (06/05/2021) - Por GS

Pixel 6: surgem novos indícios de processador customizado do Google

Já faz um tempo que existem rumores de que a Google está trabalhando em seu próprio processador customizado para o Pixel 6, podendo rivalizar até mesmo com os próximos iPhone.

Agora, outro indício disso acaba de surgir na internet, reforçando que o processador de codinome Whitechapel será de fato para um celular do Google.


O site XDA Developers avistou um comentário em uma discussão do AOSP, que fala publicamente sobre o nome Whitechapel como parte de uma URL no contexto de um dispositivo "P21", juntamente à etiqueta GS101, que também foi ligada anteriormente a este processador.

Embora nenhuma informação concreta sobre o componente ou sobre o celular em que ele será instalado, isso corrobora com planos futuros do Google para seu silicon customizado, que pode ser revelado em breve.

Será que o novo processador será realmente poderoso?

Texto original - 02/04/2021

O Google deverá desafiar o próximo iPhone ao criar seu próprio chipset para equipar o futuro Pixel 6. O componente possui o codinome Whitechapel, com desenvolvimento feito pela Samsung – as duas empresas já haviam firmado acordo desde meados do ano passado.

De acordo com informações divulgadas pelo site 9to5Google, a nova plataforma móvel estaria associada a outros codinomes, como “Raven” e “Oriole”. Ao menos um deles se trataria do próximo celular da gigante de buscas.

A Samsung seria a fabricante dos chips personalizados do Google | Imagem: Reprodução

Caso o novo relatório esteja correto, o Google poderia dispensar a sua dependência atual da Qualcomm. Na geração anterior, a opção da empresa foi por um chip intermediário – Snapdragon 765 – e não um top de linha, como era antes, provavelmente por questões de custos elevados.

Com a produção de seus próprios chipsets, a empresa de Mountain View teria caminho aberto para adotar uma abordagem semelhante à Apple com seu hardware. Ou seja, os componentes também poderiam chegar aos futuros Chromebooks.

Rumores mais antigos sobre o chip do Google sinalizaram um forte apelo a aprendizado de máquina, com um coprocessador para aprimorar o Google Assistente. Além disso, mostraria o funcionamento integrado de hardware e software em um smartphone com o sistema Android.

É importante destacar que, até o momento, não há confirmação de qualquer plano para os chips personalizados da empresa para a linha Pixel 6.

Quais são as suas expectativas para os próximos aparelhos do Google, caso venham equipados com plataformas móveis personalizadas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

O Google Pixel 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

111

Comentários

Pixel 6 e 6 XL: Google Camera 8.3 revela detalhes de design, telas e câmeras dos celulares
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos