LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12 ganha novo beta para desenvolvedores; confira as novidades

22 de abril de 2021 16

O Android 12 acaba de disponibilizar em seu site oficial a terceira versão do Developer Preview, que permite aos desenvolvedores analisarem novos comportamentos do sistema, cujas opiniões podem interferir diretamente no lançamento da versão estável.

Essa é a última distribuição demonstrativa que será lançada — os próximos passos consistirão na disponibilização de versões beta massivas do sistema, podendo adquirir uma plataforma estável em meados de agosto.

A seguir, confira as maiores novidades, descobertas no código-fonte do sistema pelos desenvolvedores do site XDA-Developers, além dos especialistas do 9to5Google.com e AndroidPolice.

Mudanças na interface

É comum que as alterações no layout do sistema chamem maior atenção do usuário e, nesse quesito, o Android 12 poderá surpreender com as novas técnicas de design aplicadas. Em destaque, a barra de notificações foi otimizada para aplicativos mensageiros e redesenhada para uma forma quadrática de bordas arredondadas. O controle de brilho da tela ganhou um cursor notavelmente maior.

Conforme mostrado na imagem abaixo, dispositivos de telas maiores ou executando no modo paisagem terão a barra de notificações divididas em duas colunas, mostrando os novos botões dedicados ao Google Pay e o despertador, além de um botão "Power" que poderá ser utilizado caso o usuário opte por dedicar o botão físico ao Google Assistente, função também agregada no Android 12.

A interface de usuário ganhou novos detalhes que podem chegar à versão final do sistema.

Novas animações também devem tomar forma na nova versão do sistema. As imagens abaixo demonstram que a inicialização de aplicativos ganhará um efeito "respingo" semelhante ao iOS, além das novas animações do plano de fundo ao deslizar a tela para mostrar a barra de notificações ou menu principal.

Outros efeitos também devem ser aplicados na navegação entre apps recentes, listas de menu e texto, bem como outras funções do sistema.

Mudanças no layout da área de configurações do aparelho deverão ocorrer na próxima versão do robozinho — a lista principal de opções foi simplificada e teve seus subtextos removidos, conferindo um design minimalista e espaçamento melhor aproveitado. Detalhes sobre a vida útil da bateria e dados do armazenamento interno também podem ser citados entre as alterações (vide imagens abaixo).

Ainda, foi confirmada a chegada de um recurso de "hibernação de apps", que compreende a obsolescência de um software instalado. Caso o app não seja utilizado por mais de dois meses, o Android desabilita as notificações, redefine todas as permissões como nulas e limpa caches e arquivos temporários para poupar espaço do armazenamento.

Uma função interessante nos apps padrão — que são abertos automaticamente através de links da web — também pode ser apontada. Ao que parece, o Android 12 aposentará a mensagem que pergunta com qual aplicativo você quer abrir o link, permitindo que seja executado diretamente no principal app compatível.

A nível de exemplo, se o usuário acessar um link que leva ao site da Amazon, o aplicativo da empresa abrirá por padrão, caso esteja instalado no dispositivo. A configuração pode ser desabilitada, caso o usuário prefira.

Widgets

A manipulação dos widgets também foram foco dos desenvolvedores. Os elementos contarão com uma nova barra de pesquisa em sua interface de seleção, facilitando a busca, e serão agrupados em um menu drop-down que listará todos os widgets de um mesmo aplicativo, tais que seguirão o design arredondado que o sistema vem implementando.


Colaborando para um sistema altamente personalizável, as cores do widget do relógio poderão ser alteradas com temas de terceiros baixados nas lojas de app. Apesar de certas inconsistências no design vistas pelos desenvolvedores, a maioria dos elementos serão responsivos ao tema escuro do Android 12.

Otimização para jogos

Sem dispensar o público gamer, o Android 12 receberá um modo de otimização para jogos que, quando ativado, engatilha um novo botão nas configurações de jogos para alternar entre os perfis de consumo de energia, que poderão focar em desempenho máximo, em consumo mais eficiente ou um modo que equilibra ambos os perfis. Infelizmente, esses recursos podem ser incluídos apenas no Google Pixel.

Ainda, a transmissão ao vivo de jogos para o YouTube ficará ainda mais fácil com o novo botão dedicado mostrado acima. O sistema de otimização também deverá contar com um modo "sem distrações" aprimorado e um controlador da taxa de quadros por segundo.

Android 12 ganhará ainda mais otimizações para gamers.
Acessibilidade

O famigerado modo de uso com apenas uma mão ganhará melhorias no Android 12. Toda a interface será adaptada para um melhor controle do dispositivo — para tablets, a tela de bloqueio está sendo desenvolvida para que possa ser facilmente manipulada com uma mão. Basicamente, o teclado para inserir o PIN de desbloqueio será posicionado mais à direita ou à esquerda.


Outras informações vistas pelo 9to5Google deduzem que o Android 12 traga um novo sistema de temas nativo, que permite selecionar uma cor primária e uma cor de destaque que devem refletir em toda a interface gráfica que as suporte. O recurso, caso chegue às versões finais do sistema, poderia contribuir para uma melhor visibilidade de elementos por parte de indivíduos que sofram com daltonismo.

É evidente que o Android 12 oferecerá melhorias nos mais diversos quesitos, atendendo as atuais demandas de todos os perfis de usuário. Em adição, as atualizações na política de privacidade e segurança do Google deverão trazer melhorias em sua confiabilidade, expandindo sua base de usuários cada vez mais.

Quais recursos você quer ver no Android 12? Comente!


16

Comentários

Android 12 ganha novo beta para desenvolvedores; confira as novidades
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020