LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Wear OS: busca e instalação de apps fica mais fácil após mudança de design na Google Play Store

20 de julho de 2021 7

Atualização (20/07/2021) por LL

Poucos dias após liberar um novo design para a Play Store formulado para relógios inteligentes, o Google traz mais uma novidade para o Wear OS, seguindo firme nos planos de tornar o sistema operacional para aparelhos vestíveis um bom competidor no mercado.

Além de disponibilizar suporte ao Gboard nos smartwatches, o Wear OS agora terá novos filtros de busca e páginas de categorias na Google Play Store com o intuito de facilitar a procura e instalação de novos aplicativos. Os apps suportados pelo dispositivo utilizado serão marcados com "watch" ou "watch faces", além disso, os usuários poderão instalá-los remotamente.

A Play Store no Wear OS também receberá um novo visual para tornar a navegação mais simples na área restrita da superfície da tela. O Google está colocando informações importantes em pequenos cartões para facilitar a leitura e seleção.

Se você decidir comprar algo, por exemplo, a Play Store o convidará a abrir uma página de compra em seu telefone Android ou na web para concluir a compra. De acordo com o Google, essas atualizações serão lançadas nas próximas semanas para celulares Android e relógios rodando Wear OS versão 2.x e superior.

O que você achou dessas novidades do Wear OS?


O Google continua trabalhando cada vez mais no Wear OS para que ele se torne um competidor digno contra demais sistemas desse mercado. No início de maio ele levou o Gboard ao sistema para relógios, que agora está recebendo uma nova versão da Google Play Store com design feito para as pequenas telas do smartwatches.

O novo design da Google Play Store para Wear OS parece estar restrito a alguns usuários. Por enquanto, o 9to5 Google afirma que apenas uma pessoa afirma ter recebido o novo visual em seu Suunto 7 automaticamente.

As capturas de tela que você pode ver abaixo são do emulador Beta do Android Studio, que já conta com a nova versão da loja de aplicativos. Veja como ficou:


Como você pode ver acima, os itens das listas ganharam novos formatos que lembram pílulas, enquanto que outros itens da interface agora adoram tons mais neutros como branco e cinza, ao invés do verde da versão anterior.


O novo visual parece combinar muito bem com relógios com telas redondas, onde os ícones estão um pouco menores para abrigar mais espaço na tela.

É interessante mencionar que o Google deve adicionar mais melhorias ao WearOS 3.0 em breve, afinal ele mencionou o seguinte na Google I/O 2021.

O mais conveniente será que você poderá instalar aplicativos para um relógio diretamente da Play Store de um telefone, pois ele oferece uma melhor experiência de navegação. Essa mudança de comportamento é um retorno à abordagem antiga, mas a arquitetura subjacente ainda deve ser a moderna. Por padrão, um novo aplicativo será baixado tanto no seu telefone quanto no relógio. Os usuários, no entanto, terão uma opção para selecionar apenas um ou outro. O Google também destaca a melhor pesquisa de categoria e melhor merchandising de aplicativos.

Dessa forma, devemos ver novas opções chegando a Google Play tanto do relógio quanto do celular, com novas opções para gerenciar os aplicativos instalados nos smartwatches com WearOS.

Matéria original (07/05/2021)

Wear OS ganha suporte para o teclado Gboard do Google

O Wear OS é acaba de ganhar um recurso que aprimora as ferramentas de comunicação dos dispositivos. O sistema operacional recebeu o novo teclado Gboard, que promete trazer a mesma experiência conhecia pelos usuários de smartphones Android às pequenas telas dos smartwatches Wear OS.

O objetivo é tornar o envio de mensagens mais rápido e fácil, respeitando as limitações da tela pequena.

As principais funções do novo teclado Gboard são resumidas da seguinte forma:

  • Suporte para vários métodos de entrada de texto: você pode usar o teclado QWERTY, entrada de voz ou gestos. Também existe um conjunto de emojis;
  • Sugestões e correções melhoradas: ao inserir o texto, logo acima do teclado, aparece uma seção com as palavras sugeridas que podem ser usadas rapidamente com um toque; mais acima há espaço para a visualização do texto que permite revisá-lo e modificá-lo antes do envio;
  • Suporte multilíngue: você pode alterar o idioma compatível com o teclado diretamente do Gboard: basta tocar no atalho localizado na parte inferior da tela. Os idiomas disponíveis são iguais aos suportados pelo Wear OS.

O Google destaca que o novo teclado estará disponível nos próximos dias.

O Google ainda promete futuras inovações dedicadas ao Wear OS, que chegarão ao longo do ano: a primeira poderá ser anunciada durante o Google I/0, que terá início no próximo dia 18 de maio.

Você acha que o Wear OS ganhará mais espaço no mercado de dispositivos vestíveis?


7

Comentários

Wear OS: busca e instalação de apps fica mais fácil após mudança de design na Google Play Store
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas