Google 05 Jul
Atualização (20/07/2021) por LL
Poucos dias após liberar um novo design para a Play Store formulado para relógios inteligentes, o Google traz mais uma novidade para o Wear OS, seguindo firme nos planos de tornar o sistema operacional para aparelhos vestíveis um bom competidor no mercado.
Além de disponibilizar suporte ao Gboard nos smartwatches, o Wear OS agora terá novos filtros de busca e páginas de categorias na Google Play Store com o intuito de facilitar a procura e instalação de novos aplicativos. Os apps suportados pelo dispositivo utilizado serão marcados com "watch" ou "watch faces", além disso, os usuários poderão instalá-los remotamente.
A Play Store no Wear OS também receberá um novo visual para tornar a navegação mais simples na área restrita da superfície da tela. O Google está colocando informações importantes em pequenos cartões para facilitar a leitura e seleção.
Se você decidir comprar algo, por exemplo, a Play Store o convidará a abrir uma página de compra em seu telefone Android ou na web para concluir a compra. De acordo com o Google, essas atualizações serão lançadas nas próximas semanas para celulares Android e relógios rodando Wear OS versão 2.x e superior.
O que você achou dessas novidades do Wear OS?
Atualização (05/07/2021) por EB
Wear OS: após ganhar suporte ao Gboard, sistema para relógios recebe Google Play com novo design
O Google continua trabalhando cada vez mais no Wear OS para que ele se torne um competidor digno contra demais sistemas desse mercado. No início de maio ele levou o Gboard ao sistema para relógios, que agora está recebendo uma nova versão da Google Play Store com design feito para as pequenas telas do smartwatches.
O novo design da Google Play Store para Wear OS parece estar restrito a alguns usuários. Por enquanto, o 9to5 Google afirma que apenas uma pessoa afirma ter recebido o novo visual em seu Suunto 7 automaticamente.
As capturas de tela que você pode ver abaixo são do emulador Beta do Android Studio, que já conta com a nova versão da loja de aplicativos. Veja como ficou:
Como você pode ver acima, os itens das listas ganharam novos formatos que lembram pílulas, enquanto que outros itens da interface agora adoram tons mais neutros como branco e cinza, ao invés do verde da versão anterior.
O novo visual parece combinar muito bem com relógios com telas redondas, onde os ícones estão um pouco menores para abrigar mais espaço na tela.
É interessante mencionar que o Google deve adicionar mais melhorias ao WearOS 3.0 em breve, afinal ele mencionou o seguinte na Google I/O 2021.
O mais conveniente será que você poderá instalar aplicativos para um relógio diretamente da Play Store de um telefone, pois ele oferece uma melhor experiência de navegação. Essa mudança de comportamento é um retorno à abordagem antiga, mas a arquitetura subjacente ainda deve ser a moderna. Por padrão, um novo aplicativo será baixado tanto no seu telefone quanto no relógio. Os usuários, no entanto, terão uma opção para selecionar apenas um ou outro. O Google também destaca a melhor pesquisa de categoria e melhor merchandising de aplicativos.
Dessa forma, devemos ver novas opções chegando a Google Play tanto do relógio quanto do celular, com novas opções para gerenciar os aplicativos instalados nos smartwatches com WearOS.
O Wear OS é acaba de ganhar um recurso que aprimora as ferramentas de comunicação dos dispositivos. O sistema operacional recebeu o novo teclado Gboard, que promete trazer a mesma experiência conhecia pelos usuários de smartphones Android às pequenas telas dos smartwatches Wear OS.
O objetivo é tornar o envio de mensagens mais rápido e fácil, respeitando as limitações da tela pequena.
As principais funções do novo teclado Gboard são resumidas da seguinte forma:
- Suporte para vários métodos de entrada de texto: você pode usar o teclado QWERTY, entrada de voz ou gestos. Também existe um conjunto de emojis;
- Sugestões e correções melhoradas: ao inserir o texto, logo acima do teclado, aparece uma seção com as palavras sugeridas que podem ser usadas rapidamente com um toque; mais acima há espaço para a visualização do texto que permite revisá-lo e modificá-lo antes do envio;
- Suporte multilíngue: você pode alterar o idioma compatível com o teclado diretamente do Gboard: basta tocar no atalho localizado na parte inferior da tela. Os idiomas disponíveis são iguais aos suportados pelo Wear OS.
O Google destaca que o novo teclado estará disponível nos próximos dias.
O Google ainda promete futuras inovações dedicadas ao Wear OS, que chegarão ao longo do ano: a primeira poderá ser anunciada durante o Google I/0, que terá início no próximo dia 18 de maio.
Você acha que o Wear OS ganhará mais espaço no mercado de dispositivos vestíveis?
Comentários