LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gboard no Android 12: teclado é atualizado com mais elementos do Material You

30 de agosto de 2021 14

Atualização (30/08/2021) - EB

O Gboard já recebeu algumas novidades no seu design em versão beta e agora mais elementos inspirados no Android 12 estão chegando a um dos teclados mais utilizados no mundo. Confira agora o que está mudando com a nova atualização que está sendo lançada via Google Play Store.

Imagens: 9to5 Google

Como você pode ver acima, o Gboard agora tem pop-ups para exibir as letras pressionadas no teclado. Elas deixam de ser retângulos arredondados para adotar o formato circular que combina com o Material You do Android 12.

Vale notar ainda que o pop-up é adota a cor dinâmica do motor de temas do Material You, tornando-o ainda mais integrado ao sistema. Apesar disso, estas opções somente podem ser ativadas no Android 12 Beta, que deve ganhar versão estável em breve.

Atualização (23/08/2021) - EB

Gboard no Android 12: versão beta traz mais novidades com design inspirado no Material You

Já vimos como o GBoard do Google deve ficar no Android 12 com o Material You. Agora mais novidades estão chegando com uma nova versão do teclado que foi analisada por desenvolvedores do 9to5 Google. Nela podemos ver mais detalhes do design do teclado, que inclusive já estão sendo disponibilizados para alguns usuários.

Como você pode ver acima, o Google pretende utilizar muitas bordas arredondadas no Gboard para Android 12 com o Material You, criando uma identidade visual ainda mais peculiar no seu sistema operacional e aplicativos integrados.

Imagens: Android Police

Este novo design ainda não está ativo para todos os usuários, mas alguns dispositivos Samsung com o Gboard 10.9.04 beta já podem conferir algumas novidades em primeira mão. Segundo o Android Police, a nova interface já pode ser testada no Galaxy S21, onde o painel de temas já apresenta novas amostras de temas arredondadas no estilo do Android 12.

Em nossos testes também foi possível ver a mudança em outros aparelhos com One UI 3.1 e Android 11, como o Galaxy S20 FE com chip Snapdragon.

Matéria original (11/06/2021)

Gboard no Android 12: veja como serão os temas dinâmicos do teclado do Google com Material You

Recentemente já noticiamos que o Gboard deve ganhar temas inspirados no novo Material You em celulares da linha Pixel e agora temos mais imagens destes temas que devem chegar em breve ao Android 12 com mudança dinâmica de cor com base no papel de parede utilizado no telefone. Veja como eles ficarão com o Material You.

Imagens: 9to5Google

As imagens acima foram obtidas pelo 9to5Google que analisou o código do arquivo APK do Gboard que foi liberado hoje na sua atualização mais recente. A partir disso, desenvolvedores utilizaram um método de engenharia reversa para habilitar a novidade obter estas capturas de tela, onde um novo tema dinâmico foi mostrado.

Veja agora como ele fica no Android 12 Beta 2, que já suporta o novo recurso de Cores Dinâmicas do Material You.


Os novos temas podem ser utilizados tanto com ou sem bordas nas teclas, que agora adotam diferentes tons para teclas especiais como a Shift e a de símbolos com base nas cores mais fortes adotadas no papel de parede.

É possível notar também que a barra de espaço e teclas especiais também adotam um visual arredondado, semelhante a uma pílula, que é o novo Material You do Android 12.


Vale dizer que estes novos temas ainda não podem ser ativados pelo Gboard oficialmente, mas considerando o que foi encontrado ao analisar o arquivo APK, é provável que vejamos o novo tema em breve ou até o lançamento do Android 12 estável, que deve ocorrer em agosto ou setembro deste ano.

Gboard

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Saiba mais


14

Comentários

Gboard no Android 12: teclado é atualizado com mais elementos do Material You
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista