LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Veja como ficou: temas dinâmicos do Android 12 são replicados em ROM ProtonAOSP

23 de junho de 2021 3

O Android 12 foi anunciado em maio com grandes novidades visuais, dentre elas um novo motor de temas dinâmicos chamado "monet", que acaba de ser replicado por Danny Lin (@kdrag0n), desenvolvedor da ROM ProtonAOSP. Veja agora como isso foi possível e como a modificação ficou.

Imagem: kdrag0n

Segundo o desenvolvedor da ROM, o mecanismo da ProtonAOSP não utiliza nenhum código ou API do Android 12, permitindo então que a novidade chegue a outras versões dela, mesmo aquelas baseadas no Android 11, por exemplo.

Lin explicou que o motor de temas dinâmicos funciona da seguinte forma:

O mecanismo de temas segue alvos em cores inspiradas no Material com ajustes de cores e matiz no espaço de cores perceptual oklab da @bjornornorn. As cores resultantes são mapeadas para sRGB usando intersecção de gama no espaço Oklab.

Imagens: XDA

Ainda é possível alternar a algumas preferências do motor de temas, que utiliza 65 cores da paleta Material, mas pode ser ajustado para tornar a interface mais colorida, monocromática ou até mesmo deixar a extração de tons do papel de parede mais precisa.

Além disso, é interessante mencionar que os temas dinâmicos são baseados no código aberto licenciado pelo MIT, dessa forma outras ROMs e fabricantes podem utilizá-lo para garantir a mesma forma de personalização.

Outro ponto interessante é que o desenvolvedor da ROM já está trabalhando com bibliotecas Jetpack Compose e Flutter para levar o recurso a aplicativos feitos para o Android 11, o que permitirá que eles se integrem melhor ao sistema de temas dinâmicos.

Acima você pode ver uma mostra compartilhada por Danny Lin, onde um aplicativo muda as cores conforme o papel de parede é alternado. Para se ter uma ideia, já é possível executar aplicativos em 90 FPS neste modo, onde o motor de temas leva apenas 0,05 ms para se adaptar.

É interessante mencionar que outra ROM com o mesmo visual do Android 12 é o DotOS, mas que, por enquanto, ainda não conta com os temas dinâmicos da nova versão, embora já seja suportado por diversos aparelhos.

Saiba mais


3

Comentários

Veja como ficou: temas dinâmicos do Android 12 são replicados em ROM ProtonAOSP
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas