Google 14 Jul
Atualização (16/07/2021) - HA
Com nossa moeda cada vez menos valorizada, fica difícil decidir suas compras sem dar uma boa pesquisada na internet, comparando valores, prazos de entrega e benefícios. E apesar de já existirem muitos serviços nesse ramo, o Google pretende seguir essa linha para facilitar mais a nossa vida com um monitor de preços para o Chrome do Android em uma futura atualização.
A equipe do portal Android Police esteve observando as novidades que surgem no Chromium Gerrit e encontraram uma entrada que sinaliza um novo recurso de lista de compra para o smartphone. Sob o codinome de "Wall-e", essa ferramenta funcionaria ao lado do rastreador de preços para facilitar a compra de produtos com o menor preço durante a navegação.
Será possível testar essa proposta quando chegar ao Chrome Canary.
O que se sabe por enquanto pela análise do código é que, quando se estiver com a página de um produto aberto e o rastreamento de preços ativado, o Chrome vai ficar de olho e trazer uma notificação a respeito da queda no valor.
Se decidir salvar o produto, o navegador adicionará aquela página aos seus favoritos, em uma pasta separada — provavelmente em um recuso semelhante à lista de leitura.
Cabe esperar que a novidade chegue às versões beta do navegador para entendermos mais sobre a funcionalidade e se ela realmente vai modificar a maneira como nos relacionamos com as compras.
Acha que esse recurso vai ser útil, ou será apenas mais um desse mercado? Compartilhe sua opinião com o TudoCelular!
Atualização (15/07/2021) — EB
O Google continua adicionando cada vez mais funções ao seu navegador: o Chrome. No início de julho já noticiamos que o browser deve ganhar novas ferramentas para gerenciar abas, agora novas evidências apontam uma ferramenta de captura de tela integrada ao Chrome.
Evidências da próxima função do Chrome foram encontradas no Chromium Gerrit pelo usuário u/Leopeva64-2 do Reddit. A descrição da função diz:
Esta mudança inicia a implementação do submenu "Compartilhar", que centralizará e desduplicará as várias opções de compartilhamento que estão atualmente espalhadas por vários menus.
O menu compartilhar citado seria um novo botão que apareceria na barra de endereços do Chrome, que teria opções como:
- Enviar guias para outros dispositivos;
- Copiar link;
- Gerar código QR para a página;
- Transmitir guia;
- Salvar página como...;
- Compartilhar link para outros aplicativos.
Como você pode notar, o menu de compartilhamento também foi atualizado, apresentando uma espécie de avião de papel ao invés de um ícone de "mais".
Falando novamente sobre a ferramenta de captura de tela, ainda não é possível saber se ela terá diversas opções de edição, mas deve ser destinada principalmente a capturar apenas páginas que estejam dentro do próprio navegador, funcionando de forma diferente das ferramentas nativas do sistema onde ele é utilizado.
Por enquanto a novidade ainda não está disponível para uso, pois ainda está sendo desenvolvida pelo Google, mas pode chegar em breve para usuários do Chrome Canary, Beta e, por último, para o Chrome estável.
Atualização (08/07/2021) — EB
Mais prático: Chrome ganhará novas ferramentas para gerenciar e restaurar abas em breve
Anteriormente já relatamos que o Chrome ganharia novas opções para salvar grupos de abas e hoje novas funções que devem aparecer no navegador estão sendo relatadas pelo Chromium Gerrit. Dentre elas está a nova opção para restaurar abas fechadas acidentalmente com ainda mais agilidade.
Segundo novas fontes, o Chrome terá uma nova opção que permitirá reabrir abas fechadas acidentalmente de forma ainda mais rápida do que usando o cache back-forward. Para isso, o navegador manteria guias salvas na memória por até 15 segundos para que elas sejam restauradas rapidamente.
Tudo indica que a funcionalidade não exigirá um aprendizado dos usuários, que poderão restaurar guias fechadas acidentalmente da mesma forma como já o fazem, o que é muito interessante para a maioria das pessoas.
As evidências encontradas no Chromium Gerrit apontam 3 mudanças internas no navegador, mas a funcionalidade ainda não pode ser ativada nem mesmo no Chrome Canary.
Entretanto, como o Chrome 93 já teve desenvolvimento finalizado, acredita-se que as novas funções devem chegar ao navegador no Chrome 94, que deve ter a versão estável lançada para desktop no final de setembro.
Matéria original (02/07/2021)
Chrome permitirá que usuários salvem grupos de abas, sem precisar recriá-los
Quem nunca se perdeu naquele mundo de abas abertas que só são fechadas no fim do expediente? E pior, no dia seguinte, ter o desafio de reabrir tudo que é necessário para mais uma temporada em frente ao computador. Bem, quando o Chrome incluiu a funcionalidade dos grupos de abas, já melhorou muito. Mas agora, haverá um novo recurso, que permitirá aos usuários que salvem seus grupos, sem precisar recriá-los sempre.
A informação foi destacada pelo usuário u/Leopeva64, no Reddit, ao analisar um novo commit no Chromium Gerrit, que anuncia a adição de uma funcionalidade "TabGroupsSave", que permite usuários a salvar os grupos de abas na barra de leituras, poupando tempo e esforço.
A atualização aponta para uma série de bugs ainda a serem consertados, mas que dão pistas de como o novo recurso vai funcionar. Um deles aponta que as opções de grupos salvos aparecerão quando o menu de opções de grupo for aberto, com o botão direito do mouse. Outro destaca que esses grupos poderão receber um botão dedicado, tal como o de extensões.
Ainda não há previsão de quando essas mudanças serão implementadas no Google Chrome disponível para todos, mas as etapas de desenvolvimento já indicam que esse momento pode estar próximo.
Atualmente já existem algumas extensões com funções similares, como a Tabox, que além de permitir a criação de grupos, também salva determinadas coleções, com múltiplas categorias que podem ser sincronizadas pelo Google Drive.
Enquanto isso, vamos para mais um dia de organização de abas para não perdermos o foco!
Comentários