LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12 Beta 5 é lançado pelo Google com diversas correções e versão estável se aproxima

08 de setembro de 2021 12

Atualização (08/09/2021) por LL

Já faz um bom tempo desde que o Android 12 começou a ser desenvolvido, mas estamos chegando bem perto da data de lançamento da versão estável, de acordo com novo anúncio do Google.

Os testes do sistema operacional seguem a todo vapor e agora, depois da versão 4.1 ser lançada, o Android 12 Beta 5 foi liberado. Trata-se de uma versão "candidata ao lançamento", segundo timeline da big tech. A build SPB5.210812.002 traz apenas correções de bugs; o pacote de segurança continua o mesmo, de agosto de 2021, e o API segue sendo 31.

Além de liberar o Android 12 Beta 5 para todos os envolvidos no programa de testes, o Google confirmou que os usuários do Pixel 5a também poderão instalá-lo. Surpreendentemente, o dispositivo recém-lançado ficou de fora do programa depois do lançamento da versão 4.1.

Esse lançamento também significa que é hora dos desenvolvedores do Android trabalharem para seus aplicativos sejam devidamente suportados na versão final do Android 12, que deve chegar nas próximas semanas. Confira abaixo as correções introduzidas no Android 12 Beta 5:

  • Corrigido um problema em que os controles de mídia às vezes não apareciam após a rotação do dispositivo. (Problema nº196305826)
  • Corrigido um problema que fazia com que a inteligência do sistema Android falhasse intermitentemente. (Problema #197053372)
  • Corrigido um problema onde o aplicativo Configurações deixava de responder quando o tipo de rede móvel preferido era alterado. (Problema #196729167)
  • Corrigido um problema que impedia que o dispositivo alternasse entre um SIM físico e um eSIM em certos casos. (Problema nº 196560081)
  • Corrigido um problema em que, em alguns casos, após atualizar um dispositivo para o próximo lançamento Beta, o Google Maps travava sempre que era lançado por um usuário secundário.
  • Corrigido um problema para dispositivos com vários usuários em que, em alguns casos, após atualizar o dispositivo para a próxima versão Beta, o dispositivo travava e reiniciava quando tentava mudar para um usuário secundário.

O Android 12 Beta 4 chegou com muitas novidades para jogos, acessibilidade e alguns bugs. Agora a versão Beta 4.1 está sendo lançada pelo Google com diversas correções para os problemas encontrados na última versão que foi lançada há duas semanas.

A versão Beta 4.1 do Android 12 é identificada pela build SPB4.210715.014 e já chega com o pacote de segurança de agosto de 2021. Outra mudança interessante é o API, que agora é elevado de 30 para 31.

Dentre as correções encontradas no Android 12 Beta 4.1 temos melhorias para o Desbloqueio Facial e para notificações flutuantes, que não estavam funcionando corretamente na última versão.


Demais correções incluem:

  • Bootloop após reiniciar o aparelho;
  • Controles de volume que não funcionavam corretamente;
  • Falha que não permitia se conectar a internet usando uma VPN;
  • Problemas de permissões no aplicativo de Telefone ao fazer chamadas com acessórios conectados via Bluetooth;

Sobre esta última falha, o Google afirma que as permissões para o aplicativo de Telefone já podem ser acessadas e concedidas na página de Informações do Aplicativo, que está disponível em Configurações > Aplicativos > Telefone. Nela basta conceder permissão para Dispositivos Próximos.

É interessante ressaltar que enfim o uso de VPNs será possível no Android 12 Beta com esta versão, pois a última atualização impossibilitou o uso desse tipo de ferramenta.

O Android 12 Beta 4.1 é uma das versões mais importantes lançadas nos últimos meses, pois chega para consolidar a estabilidade do sistema, afinal agora os desenvolvedores já podem adaptar seus aplicativos para que eles sejam compatíveis com o Android 12 no lançamento da versão estável, que deve ocorrer em setembro.


12

Comentários

Android 12 Beta 5 é lançado pelo Google com diversas correções e versão estável se aproxima
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista